O PageRank como estratégia para um projeto SEO

Neste último feriado de páscoa, tivemos mais uma atualização de PageRank. É a primeira atualização após o diretor de pesquisa do Google, Peter Norvig falar que o PageRank está super valorizado durante o SMX West. Eu concordo com o que ele disse. Ainda existe gente que acha que se seu site tiver PageRank 10, irá rankear para tudo ou que seu site “PR n” não tem como perder para um site “PR n-2”. Por outro lado, ignorar simplesmente o PageRank pode ser um tiro no pé. O PageRank é um dos diversos fatores que envolvem SEO de um site. Fora que ele pode ser um indicador importante para trabalhar um projeto de SEO.

Antes de continuar é importante deixar claro que existe uma grande diferença em PageRank e o PageRank Toolbar. O PageRank Toolbar só é atualizado de três em três meses aproximadamente. Então ele acaba ficando defasado com relação ao PageRank real, além de ter alguns bugs também. Mas como não temos acesso ao PageRank Real, assim que temos uma mudança no PageRank da Toolbar é possível ver o resultado do trabalho de um link build ou saber se o juice funcionou adequadamente. Não pretendo escrever todos os impactos que o PageRank pode ter em um projeto de SEO, mas vou listar alguns itens que são influenciados pelo PageRank:

– Descobrir se um site foi punido
Se o site tiver sofrido uma queda muito grande no valor do PageRank, pode ser um indicador para uma punição por parte do Google. Para entender melhor, veja sobre queda de PageRank.

РProfundidade que o Rob̫ consegue indexar.
Sites com muitas páginas nem sempre conseguem indexar todas. Quanto maior o PageRank distribuído entre as páginas, mais fundo o Robô conseguirá chegar e consequentemente mais páginas serão indexadas. Veja esta entrevista do Matt Cutts de Março de 2010.

– Aumentar taxa de “crawleamento”
Visitação do GoogleBot é propocional ao PageRank. Claro que tem outros fatores, mas o PR é um deles.

Existem outros impactos do PageRank, mas fica para a próxima. Mesmo depois destas considerações eu repito, não se preocupe tanto com a atualização do PageRank.  Continue fazendo um bom trabalho, porém pode ser um erro simplesmente ignorá-lo.

33 Comentários

  1. Ronaldo

    abril 6, 2010 @ 9:25 am

    Muito bom o post, tive queda de pagerank também. Com a atualização da pascoa ele voltou a subir. Mas estava lendo os números de pontos para aumentar pagerank. Esta se tornando cada vez mais difícil ganhar uns pontinhos não.

  2. Wendel Moreira

    abril 6, 2010 @ 9:37 am

    Olá Paulo,
    uma dúvida não referente a esse artigo, mas ao artigo que você é primeiro no google brasileiro para a keyword SEO.
    Entrei no seu artigo para ver o número de caracteres que você uso na description e vi que sua description da página está diferente do que aparece no google. Porquê?

  3. AnjoDigital

    abril 7, 2010 @ 12:11 pm

    Gostei do post,, muito bom! Parabéns!

  4. Eros

    abril 8, 2010 @ 3:03 am

    Legal, bem interessante o post, mas que da uma felicidade quando sobe o PR isso dá.

  5. Mário Augusto

    abril 8, 2010 @ 2:19 pm

    Toda vez que fui enviar o sitemap, as páginas indexadas desapareceram ! Porquê ?

  6. Marcia

    abril 12, 2010 @ 5:39 pm

    O importante é fazer um bom trabalho para ir ganhando aumenro de page rank

  7. Deivison Arthur

    abril 13, 2010 @ 3:21 pm

    Ótimo artigo! Pois devido o crescimento de ofertas de serviços SEO do mercado, vejo muitas empresas ignorando o pagerank.

    Coincidentemente foi oque acabei de falar para um cliente meu hj. Que o pagerank não determinará o sucesso de pedidos de orçamento em um site, mais ele é uma ótimo ferramenta de métrica!

    Nesse exemplo citei 2 sites do mesmo seguimento, que o que tem o pagarank mais alto acaba recebendo menos pedido de orçamento do que que tem pagerank inferior.

    Pois outros fatores, como a estética(o bom design), tamanho do site e a rapidez do servidor acaba sendo o fator responsável por mais pedidos de orçamentos.

  8. Marcelo Rocha

    abril 16, 2010 @ 9:33 pm

    Isso vem contribuir e muito para desenvolvimento tecnologico.
    att.

  9. Marco

    abril 25, 2010 @ 2:58 am

    Também andei ouvindo uns amigos falando que PR não vale tanto como antigamente. Pois eu acho que ainda conta. Talvez menos, mas conta. Sobre a indexação estou tendo problemas. Resolvi usar o Adsense por uns tempos pra ver se o bot dele influencia na indexação de TODAS as pags.O Sitemap não resolve tanto no meu caso.

  10. Agência web Sonna

    abril 27, 2010 @ 6:46 pm

    Muito se diz sobre o impacto do PR em um projeto de SEO. Mas com certeza o que sabemos é que quanto maior o PR melhor, por isso não temos motivo para ignorá-lo.

  11. Sophia

    maio 4, 2010 @ 11:54 am

    O Google sempre fala para ignorarmos PR mas o que vemos é que os grandes sites tem um PR alto, e volta e meia o Google revisa os PRs para os sites. Entendo que quer que continuemos a trabalhar em nosso sites melhorando a experiência para os internautas, mas ele poderia ser mais claro em suas guidelines… Valeu pelo post!

  12. Holiday with dogs

    maio 19, 2010 @ 5:11 pm

    O Google sempre fala para ignorarmos PR mas o que vemos é que os grandes sites tem um PR alto, e volta e meia o Google revisa os PRs para os sites. Entendo que quer que continuemos a trabalhar em nosso sites melhorando a experiência para os internautas, mas ele poderia ser mais claro em suas guidelines… Valeu pelo post!
    +1

  13. Victor S. Gomez

    maio 25, 2010 @ 10:23 pm

    Procuro sempre ter atenção com o pagerank, trabalho palavras chaves mas não em excesso.

  14. sonia

    junho 1, 2010 @ 7:36 pm

    Adorei seu artigo e aprendi bastante. Continue dando estas dicas ….ajudam muito.Estou sempre por aqui lendo…

  15. joão bem

    junho 7, 2010 @ 6:44 am

    O PAGERANK é sem dúvida importante e deve ser alvo de uma preocupação contínua num projecto web desenvolvido para ser “Search Engine Friendly”, mas nunca nos devemos esquecer que o objectivo final é que o utilizador final do site tenha uma experiência positiva ao navegar nele.

    Deverá encontrar facilmente a informação. Se for um site de vendas, deverá chegar rapidamente à página em que nos vai fazer a compra e o processo de compra deverá ser o mais simples possível.

    Logo para além dos cuidados que deveremos ter com o PAGERANK, deveremos igualmente cuidar da estética e usabilidade do site.

  16. Marcia

    junho 14, 2010 @ 7:06 pm

    Sempre dou uma olhada para ver como anda o Page Rank, é uma alegria quando ele sobe 1 ponto,
    Bjs

  17. Marco

    junho 19, 2010 @ 12:36 pm

    Realmente o Page Rank quando sobe é um incentivo para o nosso trabalho de SEO.

  18. otimizar site

    junho 24, 2010 @ 11:31 pm

    Sem duvida o pagerank é de suma importancia para os blogs e sites,,meu blog ainda esta no inicio e espero que logo posso já ter pelo menos pagerank 1.

  19. Luis Duarte

    julho 3, 2010 @ 4:53 pm

    Pessoal,

    fiz um redirecionamento 301 do meu site antigo pra um url nova, mas com isso perdi meu pagerank até o momento. vocês sabem se o Google migra o pagerank também com o redirecionamento 301?

    Obrigado a todos

  20. Guilherme

    julho 15, 2010 @ 1:40 pm

    Sempre monitoro minhas palavras-chave. Mtas vezes estou na frente de sites com PR maior!!!

  21. Vinicius

    julho 21, 2010 @ 11:26 pm

    Paulo
    Excelente post e explicação!
    Valeu!

  22. demolições

    agosto 2, 2010 @ 5:09 pm

    Muito bom o post, concordo que não da para ignorar o page rank no trabalho de Seo
    Abraços
    Ana

  23. Carlos

    agosto 22, 2010 @ 11:15 pm

    Bom mesmo é ter links de qualidade apontando pra nosso site!

  24. Oliveira Filho

    agosto 23, 2010 @ 2:30 pm

    Muito exclarecedor o Post. No entanto, gostaria de sugerir o tema “link building” para um próximo. Tenho lido muito sobre o assunto e gostaria de entender a real força dessa estratégia em um projeto de SEO.

    Abraços
    Oliveira

  25. Eduardo

    agosto 25, 2010 @ 7:44 pm

    Muito bom suas dicas
    Parabéns Pelo site e pelo conteudo
    Estou utiliando suas dicas no meu blog =)
    Obrigado

  26. Josefina Gonçalves Dias

    setembro 8, 2010 @ 8:51 pm

    Olá,

    Gostaria de saber quando vai ter a nova avaliação do PR. Como a última foi em abril, estou curiosa.
    obrigada josefina

  27. Plug Imóveis Sorocaba

    outubro 21, 2010 @ 11:47 am

    Ola Paulo, estou começando a entender melhor do assunto. Recentemente lancei um portal de imóveis em Sorocaba e tenho sido atendido por uma empresa especializada (diferente da empresa que criou meu site, que não tem o mesmo know-how). O legal é que eles me mostram tudo que está sendo feito, não escondem o jogo e são realistas ao afirmar que não prometem posicionamento x ou y. Esta transparencia é legal e voce parece ser super transparente também, difundindo o conhecimento que absorve. Além das ações de SEO esta empresa está gerenciando nossos links patrocinados e estamos felizes com os resultados obtidos. Vou continuar a ler suas notas e aprender mais sobre o assunto. obrigado!

  28. Diego Massarotte

    novembro 6, 2010 @ 3:28 pm

    O PageRank sempre foi o coração do Google.
    Apesar de ter perdido um pouco o destaque por sua “fácil” manipulação, ainda continua sendo uma variável de peso.

  29. Ramon Duzzioni

    novembro 7, 2010 @ 2:50 pm

    Dicas perfeitas, estou lendo muito os artigos deste blog e está ajudando muito!!

  30. Marcelo Mello Ramos

    dezembro 16, 2010 @ 9:15 am

    Realmente o Pagerank é supervalorizado, mas que é legal quando ele sobe é.

  31. eduardo curunci

    dezembro 20, 2010 @ 6:37 pm

    Muito bom este artigo sobre pagerank …. este site esta cada dia melhor parabens a equipe marketing de busca

  32. Rui

    abril 28, 2011 @ 6:35 pm

    Excelente artigo sobre pagerank. Somos estudantes de Marketing Digital no ISCAP em Portugal e este site tem sido uma das nossas principais fontes de informação sobre Marketing de Busca, nomeadamente SEO.

    Estamos a preparar um site sobre esta temática, visitem em http://www.iscapdigital.com/lgp1.

  33. maria Fernanda

    dezembro 23, 2011 @ 11:43 am

    Adorei o artigo! parabéns!!!