O conto do sobrinho SEO

Era uma vez uma pequena empresa. Esta pequena empresa escuta de alguém que aparecer no Google traz muitas vendas. Ela já recebia alguns pedidos pela internet e decide arriscar. Ela então procura profissionais especializados em busca para ajudá-la a conseguir aparecer no Google. Ela descobre o SEO. A pequena empresa solicita propostas de várias empresas, inclusive a minha. Ela percebe que os preços de cada uma são muito diferentes. Mesmo vendo que algumas empresas têm resultados comprovados e melhores, ela me agradece pela ajuda e decide fechar com a consultoria SEO que cobrou menos. A consultoria SEO escolhida pela pequena empresa faz uma série de promessas de conseguir em pouco tempo a primeira página no Google, só não pode explicar como vai fazer isto. A única exigência da consultoria é que a pequena empresa coloque um link para seu site no rodapé.

Depois de dois meses realmente os resultados começam a aparecer. Só não são nas principais palavras-chave que a pequena empresa queria. A consultoria SEO explica que sua promessa era a primeira página e como já tinha conseguido uma palavra, já havia cumprido o prometido. De qualquer maneira, começava a aumentar a quantidade de vendas e os pedidos passam a vir de todo Brasil. Estes novos pedidos permitiram contratar mais funcionários para atender a demanda atual e a esperada para quando os resultados no Google melhorassem.

Porém a consultoria SEO passou a não responder os e-mails com dúvidas. Alguns resultados haviam caído. A pequena empresa continuou a tentativa de contatos, mas a consultoria já não dava a mesma atenção. Passado mais de um mês de tentativas de contato e os resultados caindo, a pequena empresa entra em contato informando que não vai continuar o contrato. A consultoria SEO então decide, antes mesmo de responder a pequena empresa, entrar no site da empresa e bloquear o robots.txt, retirar todos os links apontando e ainda colocam código oculto dentro do site. A empresa some do Google.

Os donos da pequena empresa ficam desesperados e sem saber como resolver a situação, pois suas vendas praticamente zeraram e seus funcionários terão que ser demitidos pela falta de clientes. Como último recurso eles procuram o sobrinho SEO e conseguem resposta, mas ele sugere que a pequena empresa tem que pagar todo o restante do contrato se quiser voltar ao Google na hora. Já não confiando na resposta do sobrinho SEO, que nós sabemos que esta mentindo de novo, eles decidem procurar ajuda.

A pequena empresa entra em contato com todas as empresas que ela cotou e mais algumas na esperança de encontrar a solução para o problema. Irritado com o fato de mais uma história de gente estragando o mercado de SEO, decido dar uma ajuda básica para a empresa (não dê consultoria gratuita, relógio é que trabalha de graça). Converso com eles e explico que aquilo não é o retrato de todos os profissionais do mercado, falo que eles precisam de uma consultoria para ajudá-los e passo uma orientação básica para que eles tirem a punição e o bloqueio do site. A pequena empresa agradece e se diz arrependida de não ter feito o trabalho comigo desde o início. Falam que realmente o barato saiu caro e eu respondo que existem várias empresas boas além de mim e que eles devem ver o trabalho delas também. Despeço-me e fico novamente estarrecido com esta nova história.

A história acima é ficcional, porém foi baseada em fatos reais. Já ouvi muitas histórias de clientes, alunos do curso e vários amigos, sendo que algumas são até mais absurdas que esta. Será que tais pessoas não pensam que estão praticamente roubando dinheiro? Digamos que ele não fez “por mal” (exagero né?), então será que você deve oferecer um serviço se você não tem um real conhecimento da sua área? Será que é difícil entender que saber SEO é muito diferente de fazer SEO? Até se o cliente tiver cometido um erro como não pagar ou tiver mentido, justifica você destruir a receita da empresa. O mercado já amadureceu e não permite iniciantes com promessas. Se não sabe SEO, não desce pro play.

30 Comentários

  1. Samuca

    março 4, 2010 @ 12:49 pm

    Foda foi ter que ler isso tudo pra ver que é ficção …. Parei na primeira frase do último parágrafo.

  2. Marcia

    março 4, 2010 @ 2:58 pm

    Realmente..
    Fico impressionada com os SPAMS do tipo: Coloco sua empresa na primeira pagina do google, faço otimização do site .. bla bla bla ..
    Por curiosidade entro no site e vejo o fonte da página. A grande maioria não está otimizada, muitas vezes nem título e descrição tem a página.
    Como alguém vende serviços de otimização e não tem o próprio site com as regras mínimas de otimização.

  3. Marcia

    março 4, 2010 @ 3:00 pm

    Realmente..
    Fico impressionada com os SPAMS do tipo: Coloco sua empresa na primeira pagina do google, faço otimização do site .. bla bla bla ..
    Por curiosidade entro no site e vejo o fonte da página. A grande maioria não está otimizada, muitas vezes nem título e descrição tem a página.
    Como alguém vende serviços de otimização e não tem o próprio site com as regras mínimas de otimização. Aprenda SEO

  4. design grafico

    março 9, 2010 @ 10:13 am

    É inacreditavel que ainda existam empresas a oferecer o primeiro lugar no google como se isso fosse um dado adquirido.

    E ainda mais espantoso é haver gente que acredita nisso.
    Nem se lembram que existem milhares de empresas no mundo querendo o mesmo, logo só pode ser uma promessa completamente falsa.

  5. Ronni

    março 9, 2010 @ 10:37 am

    E quando o dito “SEO” faz blackhat, estou vendo muitos sites “otimizados”, bem posicionados, más quando faço uma consulta nos seus backlinks tem milhares de links vindos de blogs gringos com dofollow e link âncora perfeita.

    Seria +ou- o mesmo caso, algum dia não passará em algum filtro do Google que perceber tais links, dai será tarde.

  6. Guga Alves

    março 10, 2010 @ 3:07 pm

    É uma crítica que também faço Márcia, vejo muita agência por ai prometendo posicionamento e falando que faz SEO, mas quando vejo o que fizeram no próprio site dá até nervoso da falta de cuidado com o próprio site..

    Que tal começarem por arrumar a própria casa antes de oferecer o serviço para os outros ?

  7. Yumi

    março 10, 2010 @ 3:09 pm

    É engraçado como o cliente sempre cria um novo “sobrinho”.
    E por isso, a cada dia surgem novos Sobrinhos SA.
    Será que algum dia irão aprender?

  8. Bruno

    março 14, 2010 @ 10:51 pm

    Oi Paulo. Isto que você falou é uma infeliz verdade. Recentemente fiz uma pergunta para um dos rapazes teoricamente mais famosos na internet na área de SEO. Não vou dizer quem é, mas com certeza é bem famoso em twitter, fóruns, até tem um site sobre o assunto e sobre assuntos gerais de desenvolvimento.

    Estava em negociacao de um super contrato com uma empresa de ponta e pensei: Bom, com o que vou ganhar, posso chamar estes profissionais e fazer um excelente trabalho. Mas antes precisava saber se o que falavam era realmente verdade.

    Qual foi minha surpresa ao receber como resposta do email algo do genero: Por questões de segurança não podemos falar quais clientes temos.

    Ótimo, pessoas que se dizem ótimas e não exibem o portifólio. Insistindo um pouco mais e disseram: Se eu falar podemos nos expor para concorrência.

    Que mercado de SEO cretino, se alguém coloca um salão de beleza em primeiro é melhor não falar para outro senão ele vai arrumar outro cliente da mesma área e vai concorrer comigo. Que fraqueza. Se acham melhores que os outros mas na hora de competir não sabem. Ficam com medinho. Aí que nós vemos quem é SEO Master e quem é SEO KID. Garotinhos que se acham bonitos porque montam sites, aparecem em palestras com camisas promovendo o próprio site. Parece um timinho de patetas.

    A sensação que dá é que querem garantir o que possuem, cobram em seus sites para dar consultoria pegando pessoas inocentes que querem aprender um pouco mais. Se entitulam como mestres, chefões, sabetudo de seo, mas no final de conta é só bafafá, só sabem falar, falar e falar. Persuadir as pessoas em canais como twitter e etc.

    Resultado prático algum, vivem de enganar os outros, usam da influencia da web para dizer que são bons. Criam uma espécie de máfia virtual infantil.

  9. Claudio Roberto

    março 17, 2010 @ 1:21 pm

    Pois é Paulo…

    Como seu aluno no Curso SEO posso dizer que muitas pequenas empresas ainda caem em armadilhas como esta iludidos por “espertos” e “exploradores” que se aproveitam da falta de informação do empresário.

    O mercado está amadurecendo e espero que nós os profissionais do Marketing de Digital possamos combater esta concorrência nociva e predatória, levando informação e conhecimento de qualidade aos nossos clientes.

    Abraço e sucesso a todos.

  10. Djavan Loureiro

    março 19, 2010 @ 10:06 am

    Alem da história de colocar na primeira página, muitos oferecem o serviço de cadastro em 80 mil buscadores?? Para mim isso sim é absurdo.

  11. Wagner Brahm

    março 19, 2010 @ 10:15 am

    Tche,

    Esses sobrinhos do SEO incomodam bastante, mas o que mais me irrita são os “tiozões” do SEO. Chegam bancando os maiorais, vendendo suas marcas, prometem mundos e fundos, e no final não passam de posers que se apóiam nos seus sobrinhos.

  12. Alex Rodrigues

    março 22, 2010 @ 4:40 pm

    Pode parecer brincadeira, mas estou preparando um orçamento para um site que caiu EXATAMENTE nesse conto. Todos os passos descritos nessa ficção aconteceram com eles. Investiram uma grana pesada no site e na “otimização” e hoje estão bloqueados pelo Google.

  13. Remind Developers

    março 25, 2010 @ 4:29 pm

    Não duvido que fatos assim aconteçam. A realmente muitos sobrinhos que agem assim. Têm gente que não sabe nem inglês e se diz antenado com as novidades sobre o SEO. Parece que nem fazem a leitura das paginas do próprio google.

    Concordo que também hajam muitos “TIOZOES” que se acham bã bã bã e cobram verdadeiras fortunas por resultados similares a de sobrinhos. Tenho um amigo que investiu mais de R$5.000,00 em links patrocinados com um dos principais profissionais do mercado e obtiveram resultados irrisórios.

    Há também aquelas empresas pequenas que querem crescer em cima do trabalho dos outros e não cumprem com o prometido. Daí inventam contos. É o que realmente é toda essa história.Um conto destorcído de um narrador confuso.

  14. savio

    março 29, 2010 @ 6:35 pm

    Paulo,

    Estou começando a trabalhar com SEO e surgiu uma dúvida. Seu eu fizer um site em css exatamente igual ao site em flash e colocar o css como display : none é considerado black hat?

    Muito obrigado.

    Att.

    Sávio

  15. Raphael Figa

    abril 2, 2010 @ 7:42 pm

    Não sou nenhum mestre em SEO leio bastante e me arrisco em otimização onpage, mas não saio vendendo SEO, apenas otimizo como parte inclusa e forma de estudo e fujo de blackhat seo como diabo foge da cruz, estou estudando area através de cursos, inclusive através do seu Livro, que por acaso de forma bastante resumida explica muita coisa! Agradeço.
    E uma coisa tenho que lhe corrigir “Relógio não trabalha de graça, usa pilhas”

    Espero poder em breve participar de um curso de SEO e assim poder praticar melhor.

  16. leandro

    abril 20, 2010 @ 10:27 pm

    Sávio desculpe-me a intromissão já que sua pergunta foi dirigida ao Paulo,
    mas acho que posso lhe dar uma dica! Por qual motivo você pretende colocar uma div com display none? Se pretende colocar suas palavras-chave dentro desta div, e em nenhuma situação exibi-la ao visitante, isto é considerado um black h. sim.

    Agora se for trabalhar com conteúdo retrátil auxiliado por javascript você pode fazer isto sem problemas, vai um exemplo:

    Imagine que teu site tenha várias galerias de fotos com informações destas fotos, agora imagine que queira colocar todas essas galerias em uma mesma página chamada por exemplo de principal.html

    Você poderia então colocar estas divs de sub-galerias como display none e quando o usuario clicasse em “galeria de fotos de minas” estas galerias iriam se abrir e fechar para mostrar o conteúdo, e assim sucessivamente.

    Pesquise na net sobre conteúdo retrátil css e javascript!

  17. leandro

    abril 20, 2010 @ 10:33 pm

    Marcia vi em um evento de seo, uma pergunta de dois moleques que diziam desta maneira. O que vocês acham sobre criar várias razões sociais para atender-mos a clientes do mesmo nicho e segmento?

    Neste momento senti uma vergonha profunda em ser brasileiro.

  18. Henrique Carvalho

    abril 23, 2010 @ 11:09 am

    Prezado Paulo gostaria de compartilhar aqui com você e todos seus desenvolvedores uma situação que por coincidência acompanhei de perto.

    Para muitos web masters a penalização máxima que existe é o banimento.

    Prezados, fiquem atentos!

    Existe uma lei ainda maior que qualquer guideline do google e esta se chama
    “Constituição da República Federativa Brasileira”.

    Oferecer serviços é pratica comum em qualquer setor econômico, porém ter ciência de como funciona um mecanismo de busca e oferecer tal produto a uma empresa usando de técnicas ilícitas se enquadra primeiro em:

    1-Falsidade Ideológica
    2-Difamação (por expor empresas à situações desonrosas das quais estas desconheciam) e uma série de artigos dependodo caso em si.

    Acompanhei aqui em São Paulo um grupo empresarial que acabou de ganhar um processo contra um grupo de web masters que além de prometerem primeiro lugar no google desenvolveram técnicas ilícitas.

    Pelo que constatei a situação ficou crítica, a indenização que estes pequenos espertos empreendedores terão de pagar é pesada.

    Portanto atenção não só as Guidelines.
    Responder ao Google é uma coisa, responder judicialmente é o maior problema!

  19. jcorrea

    maio 2, 2010 @ 1:58 am

    prezados, descobri esse site a pouco tempo, pois tenho estudado SEO com afinco e feito algumas coisas boas. quero relatar que visito sempre este site para aprender, pois não quer ser um SOBRINHO SEO. tenho visto cada situaçao feia, black hats na cara de pau. são bons exemplo para não se seguir! abraços e obrigado

  20. Daniele

    maio 24, 2010 @ 11:28 am

    Não tem jeito, uma hora o Google te pega se vc não seguir as regras… As vezes vemos sites com técnicas black hats rankeando em primeiro… mas depois de um tempo são banidos, não existe milagre ou maneira fácil para otimizar um site, e sim muito trabalho!

  21. Everton Cesario

    junho 1, 2010 @ 8:25 pm

    É muito ruim ver que isso é uma realidade hoje no mundo da internet, eu mesmo no meu blog somente faço uso de técnicas certificadas, evito de fazer blackseo, uma vez sem querer coloquei pra indexar muitas Tags, acabei me fodendo porque por dia eu fazia mais de 60 em 10 Posts, por inconsciência sem saber, acabei sendo punido….

    Hoje sei que era errado e consertei, meu blog hoje é bem posicionado. Mais vale ter um bom rendimento do que ludibriar os outros.
    Abraço!

  22. Dermeval

    agosto 27, 2010 @ 8:22 pm

    E tem outra coisa. Mesmo empresas sérias,que trabalham direito podem não conseguir o resultado esperado. Afinal, a tendência é que cada vez mais os proprietários de sites tentem ao máximo otimizar suas páginas e não vai dar pra todo mundo, é uma questão matemática (e simples)

  23. Cristiano Santos

    setembro 6, 2010 @ 6:22 pm

    Muito Bom o Artigo.
    Mas existe uma maneira precisa de saber qual empresa é idonea ou não?
    Porque só pelas pesquisas do Google as vezes fica dúvida.
    Então existe alguma Fórmula ou Algumas Dicas para evitar de ser enganado na hora de Contratar um empresa para Otimizar o SEO? Como separar o Joio do Trigo?

  24. Henrique Guimarães

    setembro 11, 2010 @ 10:56 pm

    É realmente nos deparamos com ” Os sobrinhos ” diariamente, estou casado de ver websites por R$ 199,99 ou otimização de sites por R$ 299,00. E tem clientes que caem no conto do vigário, a parte boa é que nós, enquanto profissionais consertamos o estrago, perco vários clientes todas as semanas porque nos procuram para consertar as “cagadas” e acham caro o preço que cobramos. Auinda viverei para ver essa maldita inclusão digital fazer juz a seu significado!!!

  25. Fernando

    outubro 6, 2010 @ 12:23 am

    ai eu sou obrigado a falar o nome ! empresa CADASTRANDO , já gastei um monte ! para cadastrar em mais de 70.000 buscadores…..etc…etc…etc…. juro ! não tive nehum Backlink se quer ! nada ! decepção !

  26. sandalias personalizadas

    outubro 6, 2010 @ 1:52 pm

    Os resultados so aparecem rapidamente com o black hat

  27. Alessandro Turci

    dezembro 2, 2010 @ 7:57 am

    Muito bom, eu administro algumas campanhas Google de Empresas e concordo com vocês.
    Abraços

  28. Marcelo Mello Ramos

    dezembro 20, 2010 @ 10:03 am

    Gostei da história, o ideal é se instruir e tentar melhorar vc mesmo seu site, tenho feito isto e deu certo.

  29. Splash

    dezembro 25, 2010 @ 8:31 am

    Realmente o barato sai caro, ja vi casos igual a este hahsuhauhauhsauhsau. parabens pelo texto mto bom mesmo.

  30. maria Fernanda

    dezembro 23, 2011 @ 11:48 am

    Parabéns pelo texto, muito bem feito! Vc deveria escrever um livro!