Google hostiliza oferta da Microsoft ao Yahoo!

Já tinha falado que não escrevo sobre o que todos estão falando como a recente oferta da Microsoft ao Yahoo!, já que o UnderGoogle já cuida, e muito bem, de noticiar estas coisas, porém este post do Google resume bem o que penso sobre o assunto e cria uma situação muito delicada ao comparar a transação as práticas monopolistas que a Microsoft já fez com navegadores e comunicadores instantâneos.

Amigos, não consigo ver nenhuma melhora para o mercado de busca com esta transação, ao contrário, vejo que o Yahoo! seria sucateado desmerecidamente. Ela é uma grande empresa tanto lá fora como no Brasil e passa por um momento delicado por culpa do agitado mercado de ações, já que tem um modelo de negócio bem sólido e inclusive registrou lucro recentemente. O próprio Google sofreu uma queda razoável no preço de suas ações.

Torço para o Yahoo! sair logo desta fase e não deixe o dinheiro falar mais alto. Não tenho nada contra a Microsoft, mas concretizar este negócio só serviria para fazer ações valorizarem. A web não ganha com isto. Um detalhe é que não acho que o post do Google seja totalmente “internet don’t be evil”. Não estou do lado de ninguém, só afirmo que esta transação não vai trazer nada de novo ou melhor. Quem não concorda, por favor comente, pois talvez eu não esteja vendo algo.

9 Comentários

  1. Diego Ciconi

    fevereiro 4, 2008 @ 10:06 am

    Mas em que época acham que estamos? “Could a combination of the two take advantage of a PC software monopoly to unfairly limit the ability of consumers to freely access competitors’ email, IM, and web-based services?”

    Eu não sei muito bem como pensam os profissionais de tecnologia, mas não é muito difícil de entender a rejeição dos consumidores nesse tipo de privação. Seria inaceitável.

    O domínio da Microsoft nos PCs foi uma jogada estratégica de época. Ou seja, em outros tempos, o que a Microsoft conseguiu fazer seria impossível. Mas como eram pioneiros, se consolidaram.

    Hoje em dia está tudo diferente. Embora a Microsoft ainda domine (afinal, estamos acomodados com o sistema deles), a Internet continua sendo livre. E independente de qual empresa tenha o portal mais acessado, ela sempre será livre.

    A aquisição do Yahoo! pela Microsoft é, somente, a tentativa da Microsoft de não ficar muito atrás num mercado vital para os negócios na Internet. Na verdade, eles querem a liderança.

    E pra mim, este post conspiracionista do Google só mostra o medo que eles têm de perder a liderança.

  2. Diego Ciconi

    fevereiro 5, 2008 @ 8:28 am

    A resposta da Microsoft:
    http://www.microsoft.com/presspass/press/2008/feb08/02-03Statement.mspx

    A parte mais relevante:
    “REDMOND, Wash., Feb. 3, 2008 – The combination of Microsoft and Yahoo! will create a more competitive marketplace by establishing a compelling number two competitor for Internet search and online advertising. The alternative scenarios only lead to less competition on the Internet.

    Today, Google is the dominant search engine and advertising company on the Web. Google has amassed about 75 percent of paid search revenues worldwide and its share continues to grow. According to published reports, Google currently has more than 65 percent search query share in the U.S. and more than 85 percent in Europe. Microsoft and Yahoo! on the other hand have roughly 30 percent combined in the U.S. and approximately 10 percent combined in Europe.

    Microsoft is committed to openness, innovation, and the protection of privacy on the Internet. We believe that the combination of Microsoft and Yahoo! will advance these goals.”

    Eu concordo.

  3. Paulo Rodrigo Teixeira

    fevereiro 5, 2008 @ 10:42 am

    Oi Diego,

    Obrigado por complementar com a resposta da Microsoft, mas continuo com a minha opinião.

    Minha posição é esta: juntar a Microsoft com o Yahoo! não vai tirar a liderança do Google nas busca nem o monopólio dos ganhos publicitários dela.

    Somando o share das duas não alcança o do Google. O que a Microsoft quer é “comprar barato” o Yahoo! É como um agiota que compra um item do devedor pela metade do preço real pois ele está em dificuldades.

    Não estou defendendo o Google e não estou criticando a moral da Microsoft ao se aproveitar da situação, mas afirmar que a compra vai evitar que o Google seja dominante, é tapar o sol com peneira. A resposta é investir em inovação como a Apple e o Google fazem. É patente criada até dizer chega.

    Aproveitando este artigo do NYT deve ajudar a todos a entender melhor o que está por trás da história:
    http://www.nytimes.com/2008/02/03/technology/03valley.html?_r=1&oref=slogin

    Um grande abraço

  4. Luciano Picerni

    fevereiro 5, 2008 @ 9:58 pm

    Concordo com a opinião do Paulo…

    Primeiro, não acredito que a compra do Yahoo! pela Microsoft irá tirar a liderança do Google no mercado de busca. Segundo, é necessário inovação para competir em qualquer mercado, inclusive, e talvez ainda MAIS, nos serviços WEB. Não vai ser com a compra do Yahoo! que eles vão conseguir isso.

    Abraços.

  5. Diego Ciconi

    fevereiro 6, 2008 @ 7:06 am

    Na verdade, o que dizem em Wall Street é que a Microsoft está pagando caro demais pelo Yahoo! Afinal, eles estão pagando o dobro do atual valor de mercado do Yahoo!

    http://bits.blogs.nytimes.com/2008/02/01/an-offer-yahoo-cant-refuse/

  6. Rock

    fevereiro 6, 2008 @ 2:52 pm

    Concordo com o Paulo. Duvido que esse assunto surgiria se não fosse pelas oscilações das ações do Yahoo!.

  7. Anderson

    fevereiro 6, 2008 @ 5:39 pm

    Concordo com o Paulo,

    Fico imaginando o Flick na mão da Microsoft, ai ai ai e os e-mails então, buscas então nem se fala e por ai vai.

    Vamos ver até onde vai essa brincadeira

  8. Marcos Aurelio

    maio 16, 2008 @ 4:58 pm

    Vejo essa compra como um oportunismo de negocio da MicroSoft mas em se tratando de liderança não mudaria em nada.
    Pois é mais fácil ter pessoas que paracem de usar o Yahoo por ser da MicroSoft do que ter milhões de pessoas migrando do Google para o Yahoo só por que o Yahoo agora é da MicroSoft.

  9. orochimaro

    setembro 4, 2008 @ 10:02 pm

    acho que alem dos governos (ue) obrigarem a m$ aliberar seu codigo para as concorrentes acho que o codigo da google deveria ser aberto para que as eng de busca melhoracem e ao inves de todos ficarem correndo atraz do buscador mais rapido (ie6.7,8, ff2,3,operass,natscss e agora chrome) deveriamos repensar os metodos de construção de sites, tem gente que não usa nem css ainda e uma tendencia que estou seguindo no meu blog e que vem la da russia e acabar com todos os espaços vazios no codigo fonte e um codigo em php que faz a mesma coisa que o iframe mais modifica o url tambem. então acordem pra cuspir