Subdomínios e subdiretórios são diferentes para o SEO

Na estratégia de SEO é muito importante saber que a maneira em que você organiza um site pode influenciar, e muito, em como seus resultados aparecem em uma busca. Até mesmo na organização das URLs isto influencia muito. Por isso, veremos hoje que existem diferenças entre subdomínios e subdiretórios. Antes de entrar em SEO propriamente dito, vejamos o que é cada um deles.

Subdomínio

Um subdomínio é uma subdivisão de um domínio. Veja este endereço: web2.0br.com.br

A parte 0br.com.br é o domínio e a web2 é o subdomínio. O subdomínio vem sempre a esquerda do domínio separado por um ponto (.). O subdomínio mais comum é o “www”. É importante atentar que o endereço www.0br.com.br pode apresentar um conteúdo diferente do endereço 0br.com.br. Podem ser criados infinitos subdomínios para um domínio. Também pode existir mais de nível de subdomínio como euquero.web2.0br.com.br.

Subdiretório

Já um subdiretório é uma pasta ou diretório criado a partir da raiz do site. Veja este endereço: web2.0br.com.br/conceito-web20/

Os subdiretório vem sempre a direita do domínio separado por uma barra (/). Ele também pode apresentar vários níveis como web2.0br.com.br/categoria/ajax/. Cada subdiretório ou pasta permite agrupar diversos arquivos nela, parecido com o sistema de arquivos do Windows.

E qual a diferença para SEO?

Agora que você já entedeu a diferença, vamos entender as diferenças para SEO que eles tem. Ao executar uma pesquisa em uma SERP, você já deve ter reparado que cada domínio aparece normalmente com no máximo dois resultados sendo que o segundo vem identado e com um link no fim para mais resultados.

Por conta disto, você só poderia aparecer com um domínio em dois de dez resultados em uma SERP. Aí que entra o segredo dos subdomínios. O Google considera os subdiretórios como parte de um mesmo site. Não importa quantas páginas você tem relacionadas a uma palavra-chave, o Google vai exibir apenas dois resultados. Porém com subdomínios a história é diferente. O sites de busca entendem que cada subdomínio é um site diferente. A consequência disto, é que você pode aparecer em uma SERP com quatro resultados. As vantagens dos subdomínios vão além de SEO. Você pode, por exemplo, agrupar assuntos por subdomínio facilitando uma url única para determinado assunto. Outra vantagem é que no caso de um grande portal, isto pode representar brand, pois o domínio se mantém consistente em todos os diferentes projetos.

Bom, então isto significa que eu devo criar sempre subdomínios ao invés de criar páginas ou diretórios para cada palavra-chave? Não. Você precisará analisar a sua estratégia. Normalmente subdomínios são bons para sistemas ou para concentrar assuntos. Se for para concentrar assuntos, você precisa ter uma quantidade razoável de páginas para sustentar este conteúdo. Tudo depende do bom senso. Aproveite a dica com moderação.

42 Comentários »

  1. Roberto Machado

    October 5, 2007 @ 7:23 pm

    Pô… adorei essa dica. Nem fazia idéia disso.

    Um abração do Beto.

  2. Roberto Machado

    October 5, 2007 @ 7:29 pm

    Desculpe, só para matar uma dúvida. Então, seria uma boa colocar as categorias do blog que têm mais informação em respectivos subdomínios? Valeria a pena?

  3. Paulo Rodrigo Teixeira

    October 6, 2007 @ 9:29 am

    Oi Roberto,

    Que bom que a dica valeu! O meu objetivo é este mesmo.

    Bom, é possível colocar, mas como um blog não “costuma” ter categorias como “editorias” (só uma por post), pode acontecer conteúdo duplicado entre os subdomínios. Isto causaria punição.

    Outro motivo é que blogs não “costumam” ter uma grande quantidade de notícias diárias, o que não viabiliza o tráfego para sustentar o domínio. Seria como um PageRank dividido.

    Um grande abraço

  4. Marcello

    October 10, 2007 @ 1:23 am

    recentemente criei o http://receitas.cafecompao.com e agora estou criando um blog para falar exclusivamente do big brother brasil o http://bbb.cafecompao.com o que é melhor eu usar um sub-diretório ou usar o sub domínio como já estou usando?

  5. Paulo Rodrigo Teixeira

    October 10, 2007 @ 9:33 am

    Bom, neste caso Marcello, faria todo sentido usar subdomínios para tratar de assuntos tão diferentes como receitas e bbb.

    Um grande abraço,

  6. Felipe Hummel

    October 13, 2007 @ 2:24 pm

    Realmente, esta é uma dica muito válida. Parece até boba, mas muita gente pode deixar passar despercebido e perder visitas por causa disso.

    Só não pode usar o fato de subdominios serem considerados outros sites pela Máquina de busca pra fazer SEO “do mal”! hehhe

    Abraço!

  7. Mauricio biasotto

    October 14, 2007 @ 11:52 pm

    Muito interessante essa dica!!

    Semana passada eu estava vendo sobre subdominio e subdiretório, não sabia qual usar, mas até então nem imaginava que para SEO tem essa diferença!!

    valeu pela dica Paulo.

  8. Marco Túlio

    October 15, 2007 @ 12:26 am

    Existe algum problema eu criar 2 subdomínios sendo um real e outro apenas redirecionando para o real? No caso o segundo seria apenas para tentar pegar uma boa posição no google com as palavras chaves do domínio.

  9. j. noronha

    October 17, 2007 @ 3:19 am

    Vou fazer a experiência a longo prazo, já testei as duas com “hotsites” e nesse caso o diretório ranqueou bem mais depressa do que o subdomínio.

  10. Guilherme Tossulino

    October 26, 2007 @ 7:22 pm

    É, utilizar subdomínios, como já foi dito, divide o PageRank e todos queremos o melhor PR possível.

    Tem que ter um objetivo para utilizar sub-domínios, para blogs e pequenos sites não é uma boa.

    Abraço1

  11. Saulo

    October 31, 2007 @ 11:08 am

    Surgiu uma dúvida.

    Já que o subdomínio é visto como um site diferente, transformar um subdiretorio em um subdomínio faz que o site principal perca no tamanho ou não ?

    Por exemplo: um site tem 200 páginas de conteúdo, separadas em sub-diretórios. 50 destas páginas estão em determinado subdiretório e estas páginas dão credibilidade ao site principal. Ao colocar estas 50 páginas em um subdominio, o buscador consideraria o site principal como tendo 50 páginas a menos, retirando assim sua autoridade no assunto ?

    Isso também pode acontecer ?

  12. André

    November 1, 2007 @ 9:18 pm

    Eu tambem tenho 2 subdominios, http://www.sortegrande.com.br e o blog.sortegrande.com.br e os page rank são 3 e 2 respectivamente, isso prova que realmente os google ve dois sites diferentes.

  13. arnaldo

    November 4, 2007 @ 2:55 pm

    quantos dominio pode ser criado com um dominio e os sub dominio oqupa o mesmo espaço que o dominio, se não qual a pocentagem e como um dominio pode limitar a transferencia do sub dominio

  14. representante comercial

    December 3, 2007 @ 2:10 pm

    A dica é boa mas….

    não bem assim.

    Ou, pelo menos, não é mais assim.
    O google até separa dominio e subdomínio mas ele ainda considera tudo como um site só.
    Quer tirar a dúvida?
    Então, se você tem subdomínios, vá na ciaxa de busca do google e digita:
    site:url-do-seu-dominio-principal

    Você verá que os resultados contemplam, inclusive, os subdominios.

  15. Paulo Rodrigo Teixeira

    December 4, 2007 @ 9:06 am

    Pessoal,

    Alguns pontos:

    – O PageRank é por página. Em um mesmo domínio ou subdomínio cada arquivo tem um PR diferente.

    – Parece que o subdomínio acaba carregando peso do domínio. Isso é difícil de provar, mas subdomínios do wordpress tendem a ter PR (alto) muito mais rápido que o normal.

    – O Google entende sim eles dois como diferentes. A prova disso que ao invés de dois resultados por serp, com subdomínios diferentes você pode alcançar 4 resultados. independente do comando site:.

    – Realmente para sites pequenos dividir em subdomínios pode não ser uma boa.

    Um grande abraço,

  16. Cleber Luiz

    December 30, 2007 @ 9:46 pm

    Primeiramente parabéns pelo site muito bom. Agora queria essclarecer uma dúvida: tenho o domínio matrizativaonline.com e nele tenho um blog voltado para tecnologia. Agora criei um subdomínio cuja url ficou assim: http://www.cinema.matrizativaonline.com. Tem algum problema nisso. De cara eu achei que ficou grande demais a URL, mas marinheiro de primeira viagem nem parei pra escolher um domínio legal. Queria saber se o subdomínio vai influenciar nos resultados ou pagerank do domínio. Obrigado pela ajuda e Feliz Ano Novo.

  17. ISAIAS VITOR

    March 28, 2008 @ 3:13 pm

    Valeu…isso foi muito legal e vai me servir muito.

    obrigadú

  18. CARLOS

    April 5, 2008 @ 1:24 am

    Este site relaciona muito bem este assunto de domínios e subdomínios, mas gostaria de saber se existe algum tutorial de como criar um subdomínio.

    Obgriado pelo espaço oferecido.

  19. Niedson

    June 20, 2008 @ 8:06 pm

    Este é um assunto que estudo atentamente…
    Gostaria de saber mais, como por exemplo…

    Cada página, subdominio tem seu page rank próprio, não é isso?
    Gostaria de saber se não existe um fator geral de um página influenciar outra…

    é mais vantagem eu registrar um novo dominio para deteminado serviço ou usar subdominio?

    E vantagem convidar amigos para compartilharem um mesmo dominio para fazer um blog ou é melhor cada um ter o seu?

    Obrigado pela atenção

    abraço

  20. MarceloStrelli

    June 21, 2008 @ 10:12 pm

    Coloquei meu blog (PR=3) dentro de um condomínio de blogs, e o domínio do meublog.com.br passou a ser um subdomínio tipo meublog.condominio.com.br e ganhou link a partir do condomínio e de todos os blogs do condomínio. Se o condomínio tem PR=6, será que o conteúdo do meublog está ganhando mais relevância pelo fato de ser um subdomínio do condomínio?
    E se eu voltar a ter o meublog.com.br e pedir pro condomínio fazer um redirect 301 de todas as páginas, será que vou perder PR?

  21. WPA

    August 8, 2008 @ 7:21 pm

    Façam uma pesquisa no google por seobook…

  22. David

    November 15, 2008 @ 7:30 pm

    Muito bom o site, parabéns pelos artigos, é a primeira vez que estou comentando!, li o tópico, porem ainda fiquei com uma dúvida.

    O que é melhor perante aos resultados do Google?

    1 – blog.dominio.com.br

    ou

    2 – dominio.com.br/blog?

    Lembrando que o conteúdo que eu possivelmente iria colocar no “Blog” não é nada repetindo o que esta no conteúdo do site e sim assuntos diversos.

    Abraços,

    David

  23. João Henrique

    November 18, 2008 @ 10:33 pm

    David, já que o assunto é diferente, eu colocaria o sub-domínio, como faço no meu blog: blog.dicasdeexcel.com

  24. Ostrock

    January 3, 2009 @ 11:39 am

    Estou para implementar um wiki em meu site, relacionado ao tema principal deste e me ocorreu esta dúvida de o que seria melhor, o subdomínio ou um subdiretório.

    Não seria como no caso do cafecompão que em um trataria de receitas e em outro do BBB seria uma subdivisão mais dinâmica do site, o que seria melhor neste caso?

    Grato.

  25. Antonio Amaral

    February 18, 2009 @ 11:01 am

    Parabens, muito bom esse site!
    Fiquei sabendo de vcs pelo meu professor da Candido Mendes, Horácio Pastor.

    Uma duvida: Criei um sub-dominio, posso usar um refresh para o site principal? exemplo:

    ou o google não aprova isso?

    obrigado
    Antonio

  26. David

    April 17, 2009 @ 7:03 pm

    Estou novamente aqui, estou prestes a criar um Fórum para um dos meus sites, que inclusive foi banido do Google por “Conteúdo Duplicado” que é o que praticamente pode ter sido o motivo, porem surgiu uma pequena dúvida, o Fórum que eu estou prestes a lançar eu estava pensando e gostaria de saber o que é melhor para um Fórum:

    Site.com.br/Forum
    ou
    Forum.Site.com.br/

    Creio que muitos aqui saiba o que é um Fórum, e nele praticamente não vai ter conteúdo copiado de grandes sites, que é o que acontece no Site, eu publico noticias que não foram feitas por mim e sim por Portais.

    No Aguardo,

    Davidson

  27. Roberto Lima

    May 5, 2009 @ 12:50 pm

    Caro amigo,
    Beleza este site. Seu conteúdo é Muito Bom!
    Quero filar uma dica, se possível.
    No meu site tenho diversos diretórios e penso em transformá-los em subdominios. O conteudo de cada subdominio é grande o suficiente para justificar o subdominio. Minha dúvida é sobre tirar relevância do site principal.
    Hoje é assim: http://www.dominio.com/sua-cidade e penso em deixar assim: sua-cidade.dominio.com
    E ainda, hoje eu tenho próximo de 300 diretórios o que resultaria em 300 subdominios. E ainda tem muito para crescer o site.
    Fico grato e no aguardo de sua opinião.
    Roberto Lima

  28. Eduardo Medina

    August 27, 2009 @ 5:47 pm

    Paulo,

    muito bom o site, parabéns. Só uma pergunta básica. Como se cria um subdomínio? 🙂 Abs e parabéns mais uma vez

  29. Rodrigo Cavalcante

    January 26, 2010 @ 9:43 am

    Muito bom post. Valeu!

  30. anderson

    April 8, 2010 @ 11:12 am

    Paulo sei que o post é antigo mais gostaria que analisa-se o exemplo do meu site:

    andeons.com

    ele roda wordpress mu e esta como subpastas veja tenho o andeons.com/hqtiras e andeons.com/games. O que você acha? será que compensaria fazer subdomínio?

  31. Paulo Alberto

    April 21, 2010 @ 4:56 pm

    Olá Paulo,

    Acabei de dividir o site com um subdomínio, parece ser uma boa até na estética da url. De toda forma estou utilizando um add on do FireFox que também ajuda bastante para uma boa configuração SEO.

    “SEO Doctor 1.0”

    Abraços,
    Paulo

  32. Gabriel

    April 22, 2010 @ 4:10 pm

    Olá,
    Olá, Belo artigo cara! mas ainda não ficou claro para mim qual seria a melhor opção para esse meu caso:

    Ex: Tenho um site que oferece um serviço de cadastro e busca de imóveis, anúncios de imóveis, etc. seria o http://www.site.com.br. Eu quero fazer um BLOG que fala sobre imóveis, dicas, experiencia, novidades, etc. Qual seria o correto?

    blog.site.com.br ou site.com.br/blog ? e por que?

    Lembrando que eles tem assuntos equivalentes, mas o site é um webservice de anúncios e busca, já o blog é um canal mais informativo.

    Desde já agradeço e parabéns pelo site!

  33. Fagner

    July 6, 2010 @ 7:22 pm

    Olá!
    Sou de Porto Alegre!
    Parabéns pelo site!!

  34. Claudia

    June 17, 2011 @ 3:42 pm

    Olá muito legal o site, para ajudar alguns amigos que estão com dúvidas para criar subdomínios. É o seguinte… Acesse seu painel de controle da hospedagem e procure na parte de domínios pela opção subdominio clique nela, agora é só preencher o nome do seu subdominio no campo vazio e clicar em criar. Pronto seu subdomínio já está criado, e note que na raiz da sua hospedagem aparecerá uma pasta com o mesmo nome do subdomínio, todos arquivos e instalações referente a esse subdominio devem ser copiados para dentro desta pasta. Espero ter ajudado. bjs!

  35. Odair - carros

    August 1, 2011 @ 9:40 pm

    Caro amigo siceramente eu adorei sua postagem já estou usando os subdominios em um de meus blogs e acredito que vai dar certo valeu pelo post.

  36. Rick

    November 3, 2011 @ 3:51 pm

    Estou lendo muito sobre SEO e essa dica é nota 10. Parabéns pelo post!

  37. marta silva

    January 22, 2012 @ 2:32 pm

    Eu queria saber se criar vários subdominios se é uma técnica seo!!!
    se alguem soubeer responder eu agradeço

  38. Fabiano

    December 14, 2012 @ 1:57 am

    Vou seguir suas dicas espero dar certo

  39. Mirian

    December 14, 2012 @ 2:00 am

    Valeu tirei minhas duvidas – muito obrigado

  40. Danilo

    December 16, 2012 @ 9:52 pm

    Realmente essa diga e valiosa…

  41. Vicente Sampaio

    January 14, 2013 @ 1:55 pm

    É interessante este assunto. Hoje trabalho com um subdomínio, mas não tenho notado um fluxo direto para ele. Na verdade ele está gerando tráfego para o domínio principal, que é o objetivo maior.

    O grande problema é como mostrar que o blog está gerando tráfego para o site, uma vez que as visitas estão vindo não de dentro do blog, mas da própria pesquisa orgânica, que traz as palavras-chave do conteúdo que está no blog. Resumindo, o blog está gerando tráfego indiretamente para o site e, se o blog fosse dominio.com.br/blog seria bem mais fácil para mostrar o tráfego gerado pelo blog.

  42. Daniel Machado

    March 25, 2013 @ 11:20 am

    Olá, sei que o post é antigo mais gostaria de tirar uma dúvida.

    Tenho um cliente é um provedor de hospedagem, http://www.hoost.com.br, ele queria otimizar dois serviços, o do construtor de sites (um recurso da hospedagem) e um de Web Rádio, para isso criamos os subdominios:

    http://construtor-sites.hoost.com.br/ e http://webradio.hoost.com.br/

    E fizemos uma landing para cada serviço (podem ser vistos nos links).

    Considerando que os dois serviços nao tem uma fonte de conteudo para eles próprios (como um blog, noticias etc), está correto trabalhar dessa forma? Terei melhores resultados com subdominio ou ou diretorio (hoost.com.br/webradio)?

TrackBack URI

Comente