Spam em comentários não é uma boa idéia

Hoje recebi um comentário, em português, com 150 palavras separadas por vírgulas de um site de e-commerce. Tenho recebido recentemente muitos comentários que estou optando por moderar. Para exemplificar, veja um destes comentários:

olá sempre q posso passo por aqui.
Ana
Equipe artfibrasmoto

Faça um pequeno teste e veja quantos resultados do Google para este texto. Obviamente a Ana não passa sempre pelo meu site e nem nestes outrocentos sites. A minha impressão é que isto é um spam no meu site, por mais inocente que a Ana pareça em sua mensagem.

Normalmente os spammers escrevem comentários apenas para conseguir links. Acho que muita gente nem tem idéia de que os blogs tem por padrão o uso do microformato Nofollow em seus comentários. Mas o problema é muito maior que isto. O exemplo que dei acima com a personagem Ana é uma nova estratégia que está ganhando força. Talvez vocês não saibam mas existem softwares que geram comentários em milhares de blogs bastando apertar um botão. Isto tem um potencial maravilhoso do ponto de vista de divulgar seu site em vários blogs e ainda conseguir links de blogs sem nofollow nos comentários, mas não passa do velho spam.

Por mais obvio que seja, a parte de comentários serve para que os leitores possam comentar o texto que leram e ter a oportunidade de participar do assunto. Infelizmente, muita gente comenta em blogs com o intuito de fazer SEO para seus sites. Comentário é uma oportunidade de troca, um conversa rápida (é normalmente muito boa). De qualquer maneira, já escrevi sobre o impacto dos comentários para SEO.

Para resumir, não faça spam em comentários e se receber algum comentário com spam em seu blog, não delete o comentário, marque como spam para ajudar o akismet proteger outras pessoas e evitar o o spammer. Fazer isto pode ser chato, mas melhorar a web compensa.

27 Comentários »

  1. Vale a pena ler em 04.09.2008 « Estratégia Empresarial

    September 4, 2008 @ 10:53 am

    […] Blogosfera: Spam em comentários não é uma boa idéia […]

  2. José Marques

    September 4, 2008 @ 1:44 pm

    Talvez pessoas que estejam trabalhando com SEO a 1 ou 2 anos não vejam resultados nisso na prática e hoje com ferramentas como akismet essa não seja mais uma boa idéia ou politicamente correto.

    Porém a 3, 4, 5 anos atrás renderia bons resultados e o melhor resultados práticos no posicionamento, é claro que fica espaço para o bla bla bla.

  3. Ruy Carneiro

    September 4, 2008 @ 2:12 pm

    Paulo,
    No primeiro post que coloquei no nosso blog, recebi um comentário do tipo “excelente conteúdo, continue assim” ou qualquer coisa do genero. O interessante é que o blog é todo em português e quem fez o comentário era uma pessoa da Russia que escrevia o comentário em Inglês, e não entendeu nada do que estava escrito…rsrsrsrs
    Foi apagado o comentário logo de cara.
    Abraços,
    Ruy

  4. Paulo Rodrigo Teixeira

    September 4, 2008 @ 3:57 pm

    José Marques, você está certo sim. Funcionar, funciona, mas acabaria virando mais um fator de Black Hat e os blogs perderiam força em SEO pois virariam matriz de spam. Conseguir links naturais é sem dúvida uma estratégia de SEO a longo prazo muito mais eficiente.

    Fala Ruy!

    E viva a globalização! Já tive comentário em chinês. Aproveitando, não conhecia o teu site e o blog. Muita coisa legal lá.

    Abração,
    Paulo

  5. flávio saraiva

    September 4, 2008 @ 7:30 pm

    duas soluções simples que resolve 99,99% dos casos:
    confirmação por e-mail de retorno ou captcha!

  6. Alex lima

    September 5, 2008 @ 12:38 am

    Sobre o “microformato Nofollow” , isso prova que o SEO e conhecido por muitos e dominado por poucos

  7. pigg.com.br

    September 5, 2008 @ 9:51 am

    Spam em comentários não é uma boa idéia…

    Hoje recebi um comentário, em português, com 150 palavras separadas por vírgulas de um site de e-commerce. Tenho recebido recentemente muitos comentários que estou optando por moderar….

  8. Mateus

    September 6, 2008 @ 12:25 am

    Esse mesmo post está aqui: http://imasters.uol.com.br/artigo/9942

  9. Monthiel

    September 6, 2008 @ 9:33 am

    Olá,

    Por incrível que pareça, ontem escrevi um post de como atrair mais visitantes para seu site usando comentários, mas de forma inteligente. Fazendo com que o mesmo sinta VONTADE de ver seu blog/site, e não fazendo spam.

    Acredito que seria interessante você dá uma olhadinha.

    Abraços e sucesso!

  10. Roberto Lemos

    September 8, 2008 @ 12:18 pm

    Muito comum… isso vive acontecendo comigo, porém com empresas internacionais que não são tão educadas, apenas procurando um local para angariar mais visitas para seus sites

  11. Super Wallace

    September 8, 2008 @ 3:43 pm

    Eu recebo muitos comentários assim por dia. Comentários do tipo: rsrsrs legal seu texto” e embaixo a URL do blog. Eu acho que isso vem crescendo muito ultimamente, ainda mais que estamos num tempo onde muitas pessoas pensam que ter um blog é igual a ganhar na mega sena.

    E atualmente o akismet não está pegando nenhum spam no meu blog, o que resulta em uns 30 spams por dia… :p

  12. Leandro Feijó

    September 8, 2008 @ 4:43 pm

    Paulo,

    já ouviu falar em “U comment, I follow”?

    Segue o link:
    http://randaclay.com/blog/i-follow/

    O que acha a respeito?

  13. Mudanças

    September 8, 2008 @ 5:31 pm

    É mais as vezes ajuda 😀

  14. cilene

    September 9, 2008 @ 1:26 pm

    Eu colocou com spam..ando recebendo esses comentários ate inglês. UM passou porque, parecia que a pessoa tinha lido post, ate eu ver o mesmo comentário num outro blog.

  15. Salmos

    September 10, 2008 @ 3:27 pm

    Capcha resolve o problema em 100%, além disso em meu blog o akismet está bloqueando mais spans do que o normal.

  16. Mundo dos Investimentos

    September 16, 2008 @ 9:58 am

    Otimo post, vou me atentar aos spam nos comentarios que ainda viram em meu site,

    Sucesso!!!

  17. Profusor

    September 16, 2008 @ 6:23 pm

    Senhor WebMaster, este site é excelente. Gostei dos artigos, da linguagem, e da demonstração de conhecimento.
    Mas tenho uma dúvida, o conselho para evitar spam em comentários não entra em choque com as dicas para alcançar parcerias.
    Pois, um dos meios de se conseguir um link para um blog iniciante é exatamente o uso dos comentários.
    Por exemplo, é o sonho de qualquer neoblogueiro receber uma visita de vocês, e um comentário positivo. E maior ainda seria encontrar um link do blog em uma página famosa.
    Não precisa postar o comentário, mas colocarei um link de sua página em nosso blog.
    Agradecidos pela atenção, a equipe.

  18. Anderson

    September 17, 2008 @ 6:49 pm

    Olá!
    É verdade, seria mais interessante a “pessoa”entrar em contato e propor uma parceria. Alguns fizeram isto em meu blog e achei muito legal e oportuno.

  19. Guga Alves

    September 24, 2008 @ 8:12 pm

    Concordo com o Anderson e com a matéria, melhor propor uma parceria, entrar em contato e conseguir uma linkagem “white” do que fazer esses spams que o akismet acaba aprendendo a eliminar..

    Primeira vez que venho a este site e gostei muito dele, eu gostaria muito de fazer uma parceria dele com meu outro site, o TudoParaWordpress (.com.br) e entrarei em contato para tal.

    Abraços !

  20. Julio

    September 27, 2008 @ 7:48 pm

    Dei uma olhadinha no site da “Equipe artfibrasmoto”. Lá não tem espaço para comentários, mas eles disponibilizam e-mail e formulário de contato. Se fosse comigo, acho que mandaria (nem que fosse manualmente) umas 10.000 mensagens do tipo “oi, seu site é muito legal!”

  21. Rodrigo

    October 12, 2008 @ 1:10 am

    alem do comentario, como eu consigo uma parceria com seu blog?
    que dica mais quente voce pode dar para conseguir um bom trafego?

  22. Philipe

    October 25, 2008 @ 6:03 pm

    Vez ou outra entra uma mensagem dessas no meu blog, o http://www.mochileiro.net – não sabia que era spam, mas achava o comentário sem pé nem cabeça… vou correr atrás de bloquear agora…

  23. André Felipe

    November 10, 2008 @ 1:00 am

    Uso o Blogger e a complexidade do formulário de contato dele é tanta que nenhum programa de spam desses consegue comentar no meu blog.

    Acontece que o formulário fica num iframe cheio de javascripts, exige que o leitor escolha uma das opções de contas num menu e ainda pede para digitar um código de validação no final.

    Eu obviamente não gosto dele por ser tão “pesado”, ter um código tão sujo e não ser personalizável, mas pelo menos impede spam. Um ou outro digita manualmente uma mensagem “nda mto util. valeu”, como recebi ontem, mas nada que se compare a ter que moderar mil comentários indesejados como no passado.

  24. Cristiano

    December 2, 2008 @ 6:21 pm

    Valeu pela dica. Eu desliguei o “nofollow” nos meus dois blogs, o Museu da Propaganda http://museudapropaganda.blogspot.com e no Blog da Aprovação http://blogdaaprovacao.blogspot.com Mas sabendo desse problema do spam, vou ligar a moderação em ambos.

  25. Luiz

    November 25, 2009 @ 12:23 am

    Mais como faço para não receber esse tipo de propagandas nos meus comentarios, o Askimet já bloqueou muitos porém não paro de receber.

  26. Os 10 mandamentos para ser bem visto na blogosfera | Análise Blogueira

    January 7, 2010 @ 10:44 pm

    […] fazem comentários absurdamente irrelevantes, como este aqui, que tomei a liberdade de retirar desta postagem do Marketing de busca: olá sempre q posso passo por aqui. Ana Equipe […]

  27. Jaime Gomes

    June 20, 2011 @ 6:13 pm

    É realmente um absurdo você ter recebido uma mensagem com 150 palavras separadas por vírgula. Seu poste a respeito dos spamers ficou muito instrutivo. Devo acrescentar que as pessoas devem tomar muito cuidado com os comentários que deixam nos blogs e sites, porque se você não tomar cuidado pode ser confundido com um spamers de blogs e cair na reputação e nas buscas do Google. Deixar links Abaixo das mensagens não é recomendável, é uma das práticas dos spamers de blog e geralmente a mensagem vai ser excluída. Deixe seu nome, seu e-mail e sua URI no campo especifico para isso. Procure comentar realmente o que leu e tenho certeza que seu comentário vai ser bem recebido e até retribuído! Sucesso!

TrackBack URI

Comente