Alternativas ao Top 100 sites de busca alternativas

Vi no del.icio.us uma lista com 100 site de busca.

Senti falta de quatro sites na lista: Snap, SearchMash, o DMOZ e Swoogle. Olhando com calma vi que o Swoogle estava na lista. Ele é uma proposta de busca semântica. A busca semântica é o sonho de Tim Berners-Lee onde agentes (robôs) executariam as buscas para nos facilitar a vida. Eu vi até uma vez um vídeo mostrando como seria a vida com eles em que uma consulta ao médico era marcada conforme a agenda do médico e do paciente de forma automática, pedindo apenas a confirmação humana. Os agentes nos poupariam tempo trocando dados entre sites e resolvendo problemas para nós. Se eu achar este vídeo coloco aqui.

O Snap é uma busca diferente. Ela já vem com aquele sistema AJAX de sugestão e retorna resultados de páginas com preview. Ele é mais conhecido pelo “balão de preview” em links que está na moda em blogs. Se não conhece, este site usa o snap preview. Eu não sou muito fã do preview, mas eu explico em outra oportunidade.

O SearchMash já foi comentado neste blog. Ele é um teste do Google e é bastante interessante. Me surpreendeu bastante ele não estar na lista.

Já quem eu não esperava ver na lista foram o Digg e o Del.icio.us. Eles são sites que “tem uma busca” e não “de busca”. Isso significa que o meu site deveria estar na lista, afinal eu tenho uma busca. Confesso que uso o del.icio.us como busca, mas uso o esquema de tag/popular para encontrar o que quero.

Acha que eu esqueci do DMOZ né? Bem, ficou por último pois considero que o conceito dele já morreu e não enterraram. Falta padronização nas aprovações, ficou um bom tempo fechado para inserção de site e é muito lento e burocrático no processo. Não acho que vai melhorar, pois já está há alguns anos com problemas. Uma pena que o Google o use como diretório web. Tomara que eles abram os olhos para isto.

11 Comentários »

  1. Maysa

    January 30, 2007 @ 1:04 pm

    Sobre o Dmoz (nem vou comentar os demais pois nao conheco nem uso) parece que a ideia morreu mesmo.. eh lento demais (aprovacao) e chega a parecer uma fogueira e vaidades… posso estar enganda.

    Maysa

  2. Paulo Rodrigo Teixeira

    January 30, 2007 @ 3:17 pm

    Você está certa Maysa,

    A sensação é de aprovo o que eu quero.

    grande abraço,

  3. Eduardo Fernades

    July 19, 2007 @ 8:34 am

    Os caras demoram do Dmoz demoram muito para aprovar um dominio e pior que é um dos principais indexadores de sites.

  4. The Traveller

    December 18, 2007 @ 9:24 am

    Tenho vários sites os quais solicitei inserção no DMOZ… lí todos os termos deles, adequei os sites, mais de 2 aguardando… não inserem e nem respondem dizendo porque não inserem…. péssimo serviço.

  5. Ruben Zevallos Jr.

    June 25, 2008 @ 9:51 am

    Estou com o pedido no DMOZ de vários sites… alguns com mais de 2 anos que os pedidos não saem… alguns já reenviei várias vezes e nada até agora… vou dar uma olhada na lista e volto para comentar depois.

  6. lua

    July 20, 2008 @ 4:34 pm

    Concordo que as estatisticas são a melhor forma de acompanhar os resultados

  7. Paulo

    September 3, 2008 @ 10:12 pm

    Dmoz deveria ser vendidoa idéia é boa, selecionar sites humanamente porém muito burocrático e eles nem explicam o motivo porque seu site não está na lista…

  8. Rodrigo Henrik

    December 9, 2008 @ 12:26 am

    Nossa, é muito chato sugerir um site no DMOZ, muito burocrático, você vai clicando, clicando e clicando até chegar na categoria que seu site se enquadra e tal, entra com os dados e envia. Sem falar na demora, quase uma eternidade para indexarem. Acho por demais ultrapassado! O google realmente deveria rever este conceito!

  9. Sergio Ronei

    May 25, 2009 @ 7:10 pm

    Ei galera, lembrando que Dmoz é feito por voluntários, estou errado? Se não estão muito satisfeitos, se inscrevam e ajudem a agilizar este processo.

    Se eu estiver errado, me desculpem.

  10. Andrew Etiquetas Brasil

    July 27, 2011 @ 11:19 am

    Para se associar é pura política. Aprovo o Dmoz desde que exista uma atualização constante, pois concorrentes que estão lá possuem uma boa classificação. Penso que no momento não está algo democrático.

  11. Ciencias e Tecnologia

    October 5, 2013 @ 12:46 pm

    Já desisti de tentar lá

TrackBack URI

Comente