Eu conhecia por outra sigla…

Na área de SEM, abreviação de Search Engine Marketing, temos duas divisões: o SEO, que é o Search Engine Optimization e o PPC, que é o Pay per Click. Detalhe que o SEM ainda é conhecido como Search Marketing (prefiro até esta).
Diferente de outros termos de internet como Web, e-mail, Banner, o SEO quando chegou no país sofreu adaptações. Foi chamado de Otimização para sites de Busca, otimização para Buscadores, Marketing de Otimização para Buscadores (MOB), Otimização de sites e diversas variações envolvendo preposições e termos usados acima.

Na parte do PPC, a transição foi mais fácil. Foi traduzido como Links Patrocinados. E quanto ao SEM, ele ficou como Marketing em Sites de Busca, ou Marketing de Busca. =)

Agora imagine um mercado baseado em termos de uma busca (palavra-chave) não ter um consenso no que usar. Na dúvida, é melhor usar SEO, mas eu prefiro otimização para sites de busca.

6 Comentários

  1. Mário

    novembro 16, 2006 @ 8:41 am

    Sempre gostei de utilizar os termos mais globais das coisas independemente das linguas.
    Ás vezes torna-se necessário explicar ao cliente, em português, o que é SEO mas é da maneira que instruimos o cliente da maneira eu chamo 2 em 1.

  2. Paulo Rodrigo Teixeira

    novembro 17, 2006 @ 12:43 pm

    Concordo com você Mário. A melhor maneira é explicar ao cliente.

  3. Ruben Zevallos Jr.

    junho 30, 2008 @ 1:18 pm

    Acho muito interessante as siglas que são criadas para dar valor a uma certa área… eu criei o SIW – Sistemas com Interface Web em 1997 para mostrar que não eram sites e sim sistemas…

  4. Ricardo

    junho 17, 2009 @ 3:29 pm

    Acho que SEO valoriza sim, mas o que temos que explicar ao cliente é que o vai acontecer com a relevância do seu site.

  5. Leonardo

    junho 25, 2010 @ 3:45 pm

    Muito boa matéria

  6. José Ricardo Rigoni

    janeiro 14, 2013 @ 1:45 am

    Interessante, nós brasileiros sempre queremos utilizar os nomes em inglês em nosso idioma.