SEO no seu site em menos de 60 minutos

É possível executar SEO rapidamente? Sempre entendi que SEO é a longo prazo, mas entendo que é possível fazer uma análise rápida de um site e resolver alguns problemas rapidamente. Acompanho o Small Business SEM e vi um artigo interessante. Aproveitei para conversar com com Matt Mcgee e perguntei se poderia traduzir o “How to SEO your site in less than 60 minutes“. Ele topou e eu gostei do resultado. Claro que o termo 60 minutos é uma brincadeira. Em um site pequeno pode ser muito mais rápido fazer este check list. Na lista, só senti falta de uma preocupação com os título das páginas. Vamos ao passo-a-passo:

A. Visite a home page, www.domínio.com

  1. Ele redireciona para outra URL? Se sim, isto é mal.
  2. Analise a navegação do site:
    • Formato – texto ou image? Map da imagem? Javascript? Drop-downs? Texto é o melhor.
    • URLs das Páginas – olhe para a estrutura da URL, nomes do caminhos, nomes dos arquivos. Qual o tamanho das URLs? Quão distante ele é da raiz do site? São separadas por hífen ou underscore?
    • As palavras-chave são usadas usadas apropriadamente em links de texto e tags alt das imagens?
  3. Revisar o conteúdo da home page:
    • Quantidade de texto adequada e apropriada?
    • Uso apropriado de palavras-chave ?
    • Tem um mapa do site?
    • Dê um CTRL+A para encontrar qualquer texto oculto.
    • Cheque o PageRank via SearchStatus plugin for Firefox.
  4. Veja o código fonte:
    • Verifique a meta description (tamanho, uso de palavras-chave, relevancia).
    • Verifique a meta keywords (relevância …)
    • Procure por qualquer coisa incomum/spam (palavras-chave no noscript, H1s em javascript, etc.).
    • Se a navegação for em javascript ou em drop-down, tenha certeza que seja indexável.
    • Algumas vezes recorte e cole o código no Dreamweaver

B. Analise o robots.txt file. Veja o que está sendo bloqueado e o que não está. Tenha certeza de ter escrito corretamente.

C.Verifique por problemas de normalização da URL em domínios www, não-www e outros. Só um deve resolver e os outros redirecionar.

D. Olhe o sitemap.

  1. Verifique o uso das palavras-chave nos textos âncora.
  2. Quantos links?
  3. Toda as páginas importantes (categorias, sub-categorias, etc.) estão listadas?

E. Visite duas categorias/páginas de primeiro nível.
Repita A1, A2, A3, e A4 – isto será rápido já que muitos objetos (cabeçalho, rodapé, menus) serão os mesmos. Em particular, procure por conteúdo único na páginas, meta tags únicas, uso correto de H1s, H2s para estruturar o conteúdo.

Verifiquei o fluxo do PageRank. Procure também como eles linkam para a home page. É index.html ou default.php no link. Não deveria ser.

F. Visite dos produtos/páginas de segundo nível.
Mesmo passos do E.

Se o site vende produtos comuns, encontre dois ou três sites vendendo o mesmo produto e compare as páginas de produtos. Os site tem a mesma descrição de produto? Conteúdo único é o melhor.

G. Faça uma busca site:domínio.com nos três sites de busca principais.
Compare as páginas indexadas entre os três. Existem páginas indexadas normalmente altas ou baixas baseadas no que você viu no map do site e na navegação do site? Isto pode ajudar a indetificar algo relacionado a indexação. Tem algum site de busca mostrando substancialmente mais ou menos páginas que outras? Reverifique o arquivo robots.txt se necessário.

H. Faça uma busca por site:domínio.com *** -prtmvd no Google para encontrar páginas  suplementares.

Todos os sites terão páginas no índice supplemental. Compare este número com o total de páginas indexadas. Uma porcentagem muito alta de páginas nos resultado suplementares não é bom.

I. Use a extensão do Aaron SEO for Firefox para procurar pela quantidade de links no Yahoo e MSN. Se não estiver com pressa, faça uma contagem manual no Yahoo Site Explorer e no MSN para confirmar.

14 Comentários

  1. Tahiana

    agosto 17, 2007 @ 3:50 pm

    Gostei muito desse post. Acho que cobre bons passos para uma análise inicial de SEO.

    O Vinícius é excelente! Cabeça pensante sempre faz bem 😉

    Abraços!

  2. How to SEO Your Site in Less Than 60 Minutes » Small Business SEM

    agosto 19, 2007 @ 2:07 am

    […] Portuguese […]

  3. Impressora de código de barras

    agosto 23, 2007 @ 2:08 pm

    Muito bom os posts…
    estou aprendendo muito no site de vocês
    estão de parábens!

  4. Italo Val

    agosto 27, 2007 @ 1:31 pm

    Gostei muito do seu blog Paulo. Muito interessantes as dicas de SEO. Depois preciso de umas dicas sua sobre Links Patrocinados.. rsrs
    Abraços

  5. Paulo Rodrigo Teixeira

    agosto 27, 2007 @ 7:05 pm

    É Italo, estou devendo links patrocinados.

    Tenho escrito tanto SEO que nem tinha reparado a falta dele.

    Mas é que surgiu muito assunto. 🙂

    Vou compensar.

    Grande abraço

  6. Luciano David

    setembro 4, 2007 @ 1:42 pm

    Excelente artigo sobre o assunto

    Será muito útil nas minhas pesquisas sobre mecanismos de busca

    Parabéns

    Att,

  7. links for 2007-10-01

    setembro 30, 2007 @ 11:21 pm

    […] SEO no seu site em menos de 60 minutos | Marketing de Busca É possível executar SEO rapidamente? Sempre entendi que SEO é a longo prazo, mas entendo que é possível fazer uma análise rápida de um site e resolver alguns problemas rapidamente. Acompanho o Small Business SEM e vi um artigo interessante. Aprovei (tags: blog) Leia também: links for 2007-09-27 […]

  8. SBS Articles in Other Languages

    junho 27, 2008 @ 5:17 pm

    […] Portuguese translation […]

  9. Paulo Villela

    junho 29, 2008 @ 9:24 pm

    Paulo,
    Boas dicas neste post!
    Para aproveitar os assuntos, vc poderia informar se a URL com o www e o .br tem algum peso diferente das URL’s sem estas definições?
    ab

  10. Paulo Rodrigo Teixeira

    julho 1, 2008 @ 2:27 pm

    Oi Paulo,

    Não tem diferença não. O que pode diferenciar é seu site em português ter mais força que os sites gringos, mas nem TLD e www não influenciam.

    Um grande abraço

  11. SEO - Otimização de sites para os motores de busca | Info - Macross

    janeiro 9, 2009 @ 8:51 am

    […] muitas páginas listadas nos índices suplementares. A checklist completa você encontra no link SEO no seu site em menos de 60 minutos, é bem interessante checar pois você pode descobrir algumas coisas que estão impedindo de seu […]

  12. Ygor

    julho 9, 2009 @ 3:23 pm

    Oi paulo como você ja sabe foi informado que o google ja esta seguindo links em javascript…Mesmo assim Queria perguntar a você o seguinte , geralmente eu uso aquele efeito Dropdown com javascript o qual permiti que um texto seja mostrado apenas se o usuario clicar num link por exemplo “veja mais”. Queria saber então se o google ver estes textos e se registra ele como sendo conteúdo da página mesmo ele estando enrustido no javascript ? É isso Obrigado.
    Se houver respoosta a essa pergunta por favor me avisse por e-mail.

  13. Search engine optimization « Le Ha An Di cache

    janeiro 31, 2010 @ 7:53 am

    […] Portuguese […]

  14. jairo foz

    abril 26, 2010 @ 4:17 pm

    muito bom vou usar tudo isso no meu site pra ver se melhora no ranking obrigaduuuuuu ;D