SearchMash é experiência do Google

O Google acaba de lançar um site para poder fazer experiências de interface e testar algumas idéias. Ele é o SearchMash. Nele não vem nada identificando que é do Google, mas a própria equipe já confirmou a propriedade.

Ele tem diversos diferenças das buscas tradicionais. É tableless, usa javascript para preencher os resultados e utiliza Ajax para apresentar o recurso more web pages que equivale ao próxima página de um resultado de busca. A diferença é que os resultado de todas as página ficam ao mesmo tempo na tela evitando a necessidade de retornar a página anterior para ver resultados que já passaram.

Outra diferença é que cada resultado tem apenas dois links, um que direciona para a página e outro que exibe diversas opções como abrir em nova janela, ver a página em cache, página similares e mais resultados do mesmo site. Outra diferença é que a barra de pesquisa fica sempre visível na tela como uma camada flutuante, com isto você pode fazer outra busca sem nem ter o trabalho de rolar a tela.

O SearchMash nada mais é do que um playground do Google onde ele pode testar diversos recursos que não poderia implementar no www.google.com sem assuntar o usuário. Parece mais uma tentativa de seguir a linha do live.com. Como sempre, quem ganha é a gente.

Comente