O Google te removeu? Faça a reinclusão do site

A reinclusão no Google é uma pergunta comum. Você foi excluído do Google e não tem idéia do que fazer. Antes mesmo de solicitar a reinclusão, você deve ver o que está de errado no seu site. Outro ponto é identificar se realmente você está fora do Google. Uma dica é usar o comando site:www.marketingdebusca.com.br. Teste substituindo pelo seu domínio. Se aparecer algum resultado, você provavelmente não foi excluído.

Por que fui excluído?

Um site é excluído quando ele viola as normas de qualidade definidas pelo Google. Se você não sabe as diretrizes de qualidade, acesse:

http://www.google.com.br/webmasters/guidelines.html

Isto evita que você cometa erros que possam causar sua exclusão. As técnicas que são mal vistas pelos sites de busca são conhecidas como Black Hat SEO. O Google descobre isto de três maneiras. Na apuração de alguma denuncia feita pela ferramenta de spam, na visita do Googlebot que descobriu uma violação ou no trabalho de monitoramento da equipe de qualidade do Google.

Quando um site infringe as diretrizes de qualidade do Google, eles removem o site dos resultados. Algumas vezes o proprietário do site recebe um e-mail notificando a exclusão, mas nem sempre este e-mail é enviado. No e-mail, eles explicam qual foi a causa da sua exclusão. Esta remoção pode ser temporária, 30 dias normalmente, como forma de punição. Pode acontecer também a remoção permanente, ou seja, ser banido do Google. Por isto, se você receber o e-mail ou notar a exclusão do site, resolva o problema rapidamente e reinclua o site.

Reincluindo o site

Depois de investigado e corrigido o problema, você deve informar a alteração ao Google. Para isto você deve usar a ferramenta de reinclusão. Para isto você deve informar o site que foi excluído e marcar um box concordando que você cometeu uma violação, que corrigiu o erro e que conhece as diretrizes de qualidade. Você ainda pode escreve um texto de defesa para reinclusão. Sugiro sinceridade total, uma explicação do ocorrido e a sua solução. Mais uma vez, não deixe de ler a Diretrizes para webmasters.

Após o envio, é só aguardar. Não fique solicitando a reinclusão diversas vezes. Pode ser entendido como spam e o seu site será banido. A lição é conhecer as práticas erradas para não correr o risco de cometê-las. Evite também reincidência. Isto realmente não é visto com bons olhos.

16 Comentários »

  1. Cesar Mariano

    April 5, 2007 @ 5:31 pm

    Realmente essa é uma experiência horrível !!!
    Ano passado o site aqui da empresa foi excluido do índice do Google, tivemos uma queda na média de acessos diários de + de 1.000 para apenas umas 120 (no máximo), foi trágico para a empresa !!!

    Fiz as alterações, criei um sitemap e o robots.txt (que não tinha no site), li e pesquisei muito na área de discussão dos webmaster nos grupos do Google, aqui no Marketing de Busca e em outros sites renomados e depois solicitei a reinclusão, e desde então não tivemos mais problemas !!!

  2. Paulo Rodrigo Teixeira

    April 6, 2007 @ 4:04 pm

    Que bom que tudo foi resolvido Cesar!

    A porcentagem de acesso vindo dos sites de busca é muito grande.

    Sua ação para resolver o problema foi ótima. Tem que buscar informações mesmo e então reincluir o site.

    Grande abraço

  3. Eduardo Fernandes

    May 25, 2007 @ 2:31 pm

    Tem algum site especifico que eu vejo a pontuação do site, hoje eu vejo que meu site tem 3/10, como posso saber se esta chegando no 4/10 ou está proximo?

  4. Steve

    August 8, 2007 @ 11:36 pm

    Olá

    Queria felicitar-lhe pela excelente qualidade do seu site e pela ajuda que nos proporciona aos webmasters.
    Eu li agora o seu artigo sobre a reinclusão do google visto que tenho um site que tinha cerca de 400 visitas diárias e passou para 70! Eu fiz o teste de colocar site:www.siteaqui.com e aparecem resultados mas não aparece o index! Será que devo pedir a reinclusão?

    Aguardo uma resposta sua, Muito obrigado
    Um forte abraço
    P.S. Enviei sem reparar o seu link, Desculpe-me

  5. Gustavo Nozella

    November 9, 2007 @ 6:04 pm

    Mais um ótimo artigo neste site. Tornou-se oficialmente minha fonte de conhecimentos em SEO.

    Obrigado e abraço!

  6. Teodol

    March 31, 2008 @ 4:16 am

    Obrigado pela dica!

  7. Thiago Neves Santos

    March 31, 2008 @ 6:03 am

    Oi amigos, aqui estou eu para contar uma coisa. Eu estou frustrado, meu site que criei para estudar SEO foi indexado no sábado e eu estava aparecendo nos primeiros resultados. Aí quando foi agora eu havia sido excluído. O título da página era “Blog de Thiago Neves Santos”. Alguém poderia me dizer se eu fiz algo de errado neste site? Ou se tem como algumas pessoas indicarem um site para ser excluído?

    Valeu galera !

  8. Eduardo

    May 5, 2008 @ 11:45 pm

    Olá…
    Gostaria de saber por qto tempo a penalização do Google vigora. Uns dizem 30 dias, outros uma semana.

    Seria correto nesse meio tempo registrar e indexar um novo URL e passar todas as minhas páginas para um novo endereço?

    Parabenizo aos organizadores deste site pela ajuda e esclarecimentos que nos tem dado.

    Abraços….

    Eduardo
    http://www.edumusic.com.br

  9. Augusto Fabricio de Oliveira

    May 14, 2008 @ 8:22 pm

    Gostaria de parabenizar o Marketing de Busca, meu site ficou fora do Google uns 3 meses e consegui resolver o problema com as dicas de vocês, meu problema era a repetição de keywords, pois eu escrevi as mesmas com acentuação e sem nenhum tipo de acento, ou seja as palavras estavam dobradas, agora está tudo certo.

    Um grande abraço, e parabéns pelo site.

  10. Hallan Pedrosa Ferreira

    May 28, 2008 @ 4:41 pm

    Muito obrigado pelo artigo, nos ajudou a salvar o site de um cliente 🙂

  11. Cássio

    November 21, 2008 @ 3:07 am

    o Google não passa de um vendedorzinho safado de publicidade. Excluíram meu site após 4 anos no topo, meu site utiliza o nome da minha cidade e é o principal meio de comunicação há 4 anos. Acontece que agora existe uma ONG com o nome da cidade e da noite para o dia meu site simplesmente desapareceu do Sr. Google, quando o digito o nome do meu site com extensão e tudo aparece a mensagem: “Você quis dizer:” e aparece o site da ONG, em outra situação aparece “Sua intenção era pesquisar por:” e aparece o nome da ONG. Vocês podem achar que estou viajando, mas o que acontece é que o cara da ONG confessou ter comprado o topo, disse que fez a inclusão no programa AD Sense, mas não estava tendo resultados e então recebeu uma proposta do escritório do Google para comprar o topo. Sejam bem vindos à ERA DA MANIPULAÇÃO!

  12. Marcelo

    March 15, 2009 @ 2:35 pm

    “o Google não passa de um vendedorzinho safado de publicidade.”

    CONCORDO….. Coloquem um anúncio no Ad Words. OK ?

    * Paguem durante um tempo. Seu anúncio é claro aparecerá nas primeiras páginas de acordo com o dinheiro pago (CPC) e seu site continuará lá pela (Ex.) 8ª página.
    * Deixem de pagar o anúncio do Ad Word. Seu anúncio é claro some, e seu site que estava lá na 8ª página do Google….. some junto !!!!!!

    As vezes isto ocorre quando os fundos de sua conta estão baixos, mesmo ates de deixar ( por qualquer motivo ) de pagar ou você pausa seu anúncio.

  13. David

    April 6, 2009 @ 12:44 am

    Minha página principal desapareceu do indice do goole! Somente a pagina principal! Alguem pode me ajudar?

  14. Reisman Alianças e Jóias

    April 14, 2009 @ 12:44 am

    Um amigo criou um site do hotel. Para que o google achasse logo o site dele, ele colocou um link em um outro site onde nao tinha nenhum assunto incomum.
    Ele acha que por ter colocado o link, o google achou que fosse um Black Seo e abaixou o pagerank dele! Nao entendo.
    Existe algum lugar onde possamos verificar qual foi a quebra da diretriz ?

    Se alguem puder ajudar agradeço!
    Abrs,
    Marcelo

  15. Ramon Duzzioni

    November 7, 2010 @ 3:04 pm

    Se um domínio estiver pendente ele some das buscas?

  16. Aquitempecas

    November 4, 2011 @ 12:06 pm

    Realmente o Google e muito controlador mas entregam ótimos resultados. Como uma publicidade propriamente dita. Porem muito mais eficiente e com relevância. Com possibilidade de qualquer webmaster que preste um serviço profissional também tornar o site de sua empresa bem visível sem a necessidade de comprar links patrocinados.

TrackBack URI

Comente