Redirecionar páginas – 301 Redirect

Algumas vezes precisamos mudar o nome de uma página ou de um site. Os motivos são inúmeros: redesign do site, mudança na arquitetura de informação, mudar um blog de lugar ou até mudar a URL do site. A mudança pode ser simples como copiar os arquivos de um servidor para outro ou renomear o nome de um arquivo, porém se alguém acessar o endereço antigo guardado nos favoritos ou vindo de um link de uma busca pode cair em uma página de erro 404, página não encontrada.

Outro problema que acontece quando mudamos de URL ou nome de arquivo, é que os sites de busca como o Google fornecem uma pontuação levando em conta cada link que aponta para o site. O sistema do Google que contabiliza estes links é chamado de PageRank. Perder todos os links pode não ser uma boa idéia para o SEO, pois seu PageRank poderá ter uma queda muito grande. Então o que podemos fazer para resolver a situação? Usar um redirect.

O redirect ou redirecionamento é uma ação automática que redireciona o visitante da página antiga para a nova. A maneira mais simples de redirecionar é usando a meta tag refresh, que possibilita orientar ao navegador a ação de transferir o visitante para uma URL determinada. Apesar de ser simples, ela não é a mais indicada, pois ela não é uma mensagem vinda direta do servidor web para os navegadores e robôs de busca (spiders). A melhor forma é informar é direto no cabeçalho HTTP que a página mudou de lugar. Não vou explicar em detalhes o processo, mas vamos ver como funciona no geral.

Quando nossos navegadores requisitam uma página ao servidor, ele recebe um código de resposta. Por exemplo, o 200 é quando ele encontra o endereço digitado. Ele envia a página para o navegador e aguarda outras requisições. Os códigos mais conhecidos são o erro 500 que é um erro do servidor e o 404 que já vimos. Além destes, existem dois que permitem que o servidor informe que uma página mudou de lugar. Eles são os códigos de redirecionamento 301 e 302.

A diferença entre os dois é que o 301 faz um redirecionamento permanente e o 302 um redirecionamento temporário. Cada um tem a sua função, mas vou falar apenas do primeiro. Se você tem um blog, a chance do seu servidor ser Apache é grande, então bastara você criar um arquivo .htaccess, ou editá-lo se já tiver, e colocar a regra de redirecionamento.

Não vou explicar como funciona o .htaccess, pois este artigo explica bem o assunto. Para exemplificar o redirect com htaccess e também o redirecionamento em asp e php, vou usar uns exemplos deste site:

Redirecionamento com Apache

RewriteRule (.*) http://www.marketingdebusca.com.br/$1 [R=301,L]

Redirecionamento com PHP

Header( “HTTP/1.1 301 Moved Permanently” );
Header( “Location: http://www.marketingdebusca.com.br” );
?>

Redirecionamento com ASP

<%@ Language=VBScript %>
<%
Response.Status="301 Moved Permanently" Response.AddHeader "Location", " http://www.marketingdebusca.com.br"
>

Fazendo desta maneira, você informa corretamente aos sites de busca da sua “mudança” e facilita que o conteúdo continue a ser acessado nas buscas. Simplesmente trocar os nomes dos arquivos pode deixar os visitantes órfãos de conteúdo. O meta refresh e redirecionamento via javascript podem ser considerados até Black Hat SEO, por isto, cuidado na hora de decidir como redirecionar suas páginas.

62 Comentários »

  1. Hypercast » Reescrevendo URLs com o Apache

    March 19, 2007 @ 10:03 pm

    [...] Li um artigo bastante elucidativo no site do Paulo Rodrigo Teixeira sobre redirecionamento de páginas em seu aspecto relacionado ao SEO. Inclusive até foi discutido um pouco sobre isso no post que mostrava técnicas que alguns sites estão usando para melhorar, ilicitamente, sua indexação e melhorar suas  posições na ferramenta de busca do Google, inclusive aparecendo como resultados de buscas que não têm relação alguma com o conteúdo do site em si. [...]

  2. Lucas Castro

    March 19, 2007 @ 11:34 pm

    boa, tem bastante gente precisando desse tipo de informação

  3. Paulo

    March 20, 2007 @ 3:05 am

    Uma dúvida, quando você muda a URL de uma página sua e o crawler do google visita seu site ele simplesmente não irá atualizar esta página com o novo URL mantendo sua pontuação (leia-se pagerank) ? Claro que até isso os visitantes irão encontrar um 404, mas o google nao atualizaria está página com o endereço novo?

    Grato
    Paulo Benito

  4. Paulo Rodrigo Teixeira

    March 20, 2007 @ 1:18 pm

    Valeu Lucas. Vou complementar o assunto ainda esta semana de der.

    Paulo Benito,

    Não. Tal como os visitantes recebem o 404 o spider também receberia esta rsposta do servidor.

    Mesmo que o Google “descobra” a nova página, ela não teria links apontando para ela e hoje links para página internas também levam pontos.

    Grande abraço,

  5. primeiro de abril SEO | Marketing de Busca

    April 2, 2007 @ 2:02 pm

    [...] Agora todos já sabem que o Matt pregou uma peça, vamos ver outras brincadeiras do dia da mentira de 2007. Antes, vale a dica que o Matt fez. Como ele queria apenas que temporáriamente sua home fosse diferente, ele usou um redirect 302. O esquema é parecido com o redirect 301, com a diferença que o segundo é temporário. [...]

  6. Rozenblitz

    April 11, 2007 @ 1:42 am

    E fazer uma página de erro 404 com um menu ou mapa do site, seria uma boa idéia??

  7. Paulo Rodrigo Teixeira

    April 11, 2007 @ 9:15 am

    Oi Rozenblitz,

    O Google associa cada página a um conteúdo. Se a página que ele associou o conteúdo mudar e não contiver mais as palavras-chave relacionadas, apenas links, ele irá visitar os links, mas os links apontando para esta página não passarão os pontos completos (PageRank) para as internas. Além diso, vai causar uma necessidade do Google ter que interpretar qual é a nova página que tinha aquele assunto.

    Grande abraço,

  8. Evitando conteúdo duplicado em seu site ou blog · No Topo das Buscas

    April 14, 2007 @ 3:09 pm

    [...] A melhor maneira para redirecionar páginas é utilizando um redirecionamento amigável aos mecanismos de busca(search engine friendly) conhecido como redirecionamento 301 (301 redirect). O artigo Redirecionar páginas – 301 Redirect fala bem sobre esse assunto e dá exemplos de scripts nas linguagens ASP, PHP e Apache.   Se você tiver dificuldades, falarei detalhadamente sobre a Canonicalização de URLs, todas as possibilidades e soluções possíveis para esse problema em um próximo artigo. Aguardem! [...]

  9. Daniel Rizzo

    July 6, 2007 @ 3:23 pm

    Francamente num entendo uma coisa, eu fiz um redirecionamento do tipo 301 e mesmo assim no meu dashboard num aparecem os blogs que linkaram pro endereço antigo….Será que tem algum erro?

  10. Paulo Rodrigo Teixeira

    July 6, 2007 @ 6:22 pm

    Daniel,

    O que pode acontecer é que as pessoas lembram do link antigo e continuam apontando para ele. Outra coisa, que não tenho certeza, é que o teu backlink só foi reconhecido após a migração.

    Se o 301 está funcionando, então tá ótimo.

    Grande abraço

  11. rodrigo

    July 10, 2007 @ 8:28 pm

    Pegando o gancho da conversa…tenho uma imobiliária como potencial cliente que na busca por um melhor posicionamento, registrou 8 domínios para seu site.

    Porém, estes não estão sendo redirecionados para o site, ou seja, todos apontam para o mesmo DNS.

    Em termos de otimização, além do redirecionamento para um único dominio, há alguma dica nesse sentido ?

    No aguardo e abraços

  12. Teen

    July 31, 2007 @ 2:13 pm

    Muito boa dica…. Estava procurando alguma forma de manter o pagerank de meu antigo site.

  13. Paulo Jardel

    August 29, 2007 @ 5:54 pm

    Fiz o redirecionamento do site http://www.oscaras.com.br para http://www.oskaras.com via .htaccess mais não mudou nada.

    quem acessar http://www.oscaras.com.br vai continuar aparecendo a página index que coloquei lá.

    Alguém pode me dar uma ajuda??

  14. sarva

    September 29, 2007 @ 1:02 am

    O pagerank é legal mas AINDA não está com esta bola toda.

  15. Simba

    October 19, 2007 @ 9:26 am

    Tenho um site pessoal no UOL Sites e gostaria de redirecioná-lo com o 301 para um outro domínio. O problema é que este servidor do UOL não roda PHP nem ASP e também não deixa criar nenhum arquivo que inicie por “.”, assim não dá pra criar o .htacess. Alguém pode me ajudar? Obrigado!

  16. Rafael

    November 6, 2007 @ 12:26 am

    Olá amigo. o seu artigo foi muito util. Implementei o redirecionamento em php como vc me falou no portal http://opiniaoweb.com . Gostei muito do resultado. Muito obrigado. Precisando de ajuda eh soh falar!

  17. Liliam

    November 20, 2007 @ 10:37 am

    Olá amigo! Não sei se pode me esclarecer uma dúvida mas vamos lá. Eu tenho um site hospedado no terra http://paginas.terra.com.br/informatica/ariazambuja/cariboost1/index.html e tenho um dominio http://www.ariazambuja.com.br porém qdo é feito o redirecionameto por um desses sites que faz gratuito, a página só abre uma vez depois não abre mais. Ou então fica aparecendo gifs em todas as páginas. Vocês sabem o que pode estar acontecendo? Devo trocar de “redirecionadora”?

    Desde já agradeço.

  18. Tráfego na web » Blog Archive » Dicas SEO para blogs do Google

    February 12, 2008 @ 1:13 pm

    [...] Ao mover um domínio ou página, use redirect 301. [...]

  19. Web Designer Demétrios Martins

    March 29, 2008 @ 10:40 am

    Boma matérias, estava procurando isso para fazer no meu site http://www.mdesigner.com.br

  20. run

    May 8, 2008 @ 2:12 pm

    fiz redirect no .htaccess de dois sites/dominios para este o principal: http://yogalib.com mas o segundo não está legal. Alguuém tem a sitaxe correta do .htaccess para redirecionar dois DOMINIOS no mesmo diretório para um terceiro?

  21. Leandro Feijó

    May 9, 2008 @ 12:31 pm

    Percebi que a URL http://marektingdebusca.com.br utiliza redirecionamento 302. Qual a razão de utilizar este tipo de redicionamento ao invés do 301?

    Abraço

  22. Guilherme

    May 12, 2008 @ 12:36 am

    ótimo post cara, já havia lido a algum tempo e acabei voltando com mais dúvidas veja se vc consegue me responder

    Digamos que eu tenha um site1 com PR5 e o site2 com PR2, digamos que eu compre o domínio do site1 (PR5) e faça um redirecionamento para o site2 do tipo 301 Redirect, que trasfere o PR para o site de destino. Nesse caso o PR do site2 seria somado ao PR do site1 ficando com PR7 aproximadamente?????

  23. Leandro Feijó

    May 12, 2008 @ 2:44 pm

    Andei pesquisando pelas diferencas entre as formas de redirecionamento e acabei encontrando isso no seomoz:

    “Other options for redirection, like 302s (temporary redirects), meta refreshes, or Javascript are poor substitutes, as they generally will not pass the rankings and search engine value like the 301.”

    E ae?

  24. Eduardo Costa

    June 17, 2008 @ 9:43 am

    Como fazer isso em 150.000 páginas HTM que mudarão para páginas PHP?
    Não posso usar a solução ASP e nem a PHP..
    Uso meta refresh em cada uma delas ou faço o .htacess com 150.000 linhas ? :-(

  25. Sabe como mudar de dominio sem perder trafego e backlinks? | Fique Rico Online

    June 17, 2008 @ 2:55 pm

    [...] http://www.marketingdebusca.com.br/redirecionar-paginas-301-redirect/ > [...]

  26. Leandro Feijó

    June 19, 2008 @ 2:32 pm

    Alguém sabe como funciona esse tipo de redirecionamento no Tomcat?

  27. Radcliffe

    July 7, 2008 @ 4:31 pm

    Mudei de endereço já tem algum tempo, ocorre que no 50webs.com não tem a possibilidade de redirecionar com nenhuma técnica informada.

    O que seria melhor, deixar a index com o aviso de mudança, e com o novo endereço, ou usar o refresh, ouvi dizer q o refresh é interpretado pelo google como tentativa de fraude.

    Se alguem puder me ajudar

    Mudar do http://danielradcliffebrasil.50webs.com para o http://www.radcliffebrasil.com

    Obrigado

  28. HTTP Headers - o cabeçalho oculto | Marketing de Busca

    August 1, 2008 @ 3:22 pm

    [...] – Movido Permanentemente. Muito útil para redirecionar páginas. Serve para redirecionar suas URLs que foram movidas permanentemente. Assim você evita páginas de [...]

  29. nathalia tonet

    August 1, 2008 @ 4:23 pm

    Oi, tenho uma dúvida em relação ao redirect 301..
    Se tenho uma página que quero transferir a reputação e ranking para outra página, utilizo um redirect, (redirect 301).
    Normalmente, o que acontece, é que a página em que o código foi colocado sai do ranking e a que foi redirecionada de destino, aparece no lugar da outra.

    O que acontece se eu retiro o código 301 da página antiga? ela volta a indexar?
    Como a página antiga tem uma porção de links apontando pra ela, se eu coloco o 301 e depois apago a página, eu perco posições no ranking da página nova por causa disso?

    Agradeço muito, caso alguem possa me responder!

  30. Web Designer Demétrios

    August 5, 2008 @ 3:41 pm

    Preciso fazer um redirecionamento da seguinte forma: quando o usuário digitar sem WWW vai para o link com o WWW, exemplo:

    usuário digita:
    site.com.br
    ou site.com.br/pagina.php

    automáticamente vai para:
    http://www.site.com.br
    http://www.site.com.br/pagina.php

    Como fazer isso pelo .htaccess?

  31. Paulo Rodrigo Teixeira

    August 5, 2008 @ 5:10 pm

    Web Designer Demétrios,

    Tenta isto aqui no .htaccess:

    RewriteCond %{HTTP_HOST} ^site\.com\.br$ [NC]
    RewriteRule ^(.*)$ http://www.site.com.br/$1 [R=301,L] 
    

    Deve resolver.

    Abração

  32. Paulo Rodrigo Teixeira

    August 9, 2008 @ 10:21 pm

    Oi Nathalia Tonet,

    Respondendo as perguntas:
    Restirando o redirect 301 volta. Acabei de fazer isto por coincidência. É só aparecer uns links novos apontando para a página que indexa.

    Quanto aos links, vou responder diferente da pergunta. Se a página que fazia o redirect morrer, os links não são mais contados. Ele tem que ficar ad eternum.

    Valeu e espero ter ajudado.

  33. Thiago Henrique

    August 11, 2008 @ 11:54 pm

    Olá, como faço pra redirecionar arquivos .html ? ?

    O servidor é IIS., mas não posso usar o código ASP na página HTML.

    Obrigado

  34. Paulo

    September 12, 2008 @ 9:17 pm

    ME ajudou muito mesmo obrigado pela ajuda…

  35. Guilherme

    September 20, 2008 @ 9:00 am

    Legal, to fazendo isso no meu site..
    pois tava redirecionando pelo ip.
    me ajudo bastante
    obrigado!!

  36. Jackson Rubem

    October 17, 2008 @ 9:49 am

    Tenho um blogspot, personalizado por mim, e hospedado no próprio servidor do google. Uso o domínio direcionado para ele que é http://www.obrasileirinho.com.br . Acontece que tenho outro domínio http://www.obrasileirinho.net . Como faço para usar o 301 para apontar o domínio http://www.obrasileirinho.net para http://www.obrasileirinho.com.br . Salvo engano tinha usado o “alias” . Grato pela resposta.

  37. Antonio Loppes

    December 15, 2008 @ 8:21 am

    Bom dia pessoal,
    Por favor sou iniciante no assunto embora tenho um simples site a 5 anos, mas preciso de ajuda;

    O meu site era o:
    http://paginas.terra.com.br/informatica/toninhoijano/pagina/index.htm

    Estava indo muito bem, mas era um site de paginas pessoais do terra, enfim o terra acabou com os sites de paginas pessoais e quando clica no link acima abre uma pagina de propaganda do terra.

    Bem, o negócio é o seguinte:
    Arranjei uma hospedagem e um domíno pago
    http://www.netcursos.net/

    Fiz o cadastramento do meu novo dominio mas anterior do terra esta atrapalhando, pois a url antiga não sai do google, preciso que ela sai do google para a nova url pegar a posição da antiga, que era muito boa,
    A antiga ainda esta em cache e não deixa a url nova entrar completa pois os sites são iguais, só mudeio o domínio e o nome das páginas.

    NÃO POSSO ENTRAR NO GOOGLE EM REMOVER, POIS NÃO TENHO COMO COLOCAR O CÓDIGO PARA REMOVER, POIS NÃO EXISTE MAIS ESTA HOSPEDAGEM.

    Não sei se fui claro mas se puderem me ajudar agradesco muito !!!
    Atenciosamente,
    Toninho
    toninho@netcursos.net

  38. phpbb to vbulletin -> Done! - vBulletin Brasil

    December 17, 2008 @ 7:28 pm

    [...] no servidor Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails | Redirect | Marketing de Busca Portugal [...]

  39. MENTALIDADE

    December 22, 2008 @ 11:19 pm

    Estou fazendo o teste deste código em meu site, o Mentalidade.com, e parece que, quando eu mudo de página para outra, no mesmo domínio, se eu não usar um redirecionamento, eu perco os links e caem as minhas visitas. Isso é verdade.

  40. Julio

    January 8, 2009 @ 2:09 pm

    Boa tarde a todos.
    Preciso redirecionar dois novos domínios, sem conteúdo algum, para a página de um terceiro domínio com bastante conteúdo e mais de 3 mil páginas indexadas pelo Google.
    Isso pode afetar o Page Rank de alguma forma ?
    Abraços e um excelente 2009
    Julio

  41. Erro 404, redirecionamento e SEO | inside SEO - Sua referência em Otimização e Marketing de busca!

    January 13, 2009 @ 8:38 am

    [...] http://www.marketingdebusca.com.br/redirecionar-paginas-301-redirect/  [...]

  42. cilene

    January 16, 2009 @ 3:33 am

    Eu preciso redirecionar uma pagina. eu tenho que inserir todos esses codigos. ou apenas um?

  43. Celso Lemes

    January 17, 2009 @ 12:28 pm

    Eu tentei fazer um redirecionamento 301 com PHP com o código indicado:

    Header( “HTTP/1.1 301 Moved Permanently” );
    Header( “Location: http://www.marketingdebusca.com.br” );
    ?>

    Parece que está faltando a indicação <? e também há um problema com as aspas. Acho que deveria ser assim:

    Não sei se estou certo, mas aqui no meu servidor tive que trocar as aspas para fazer o código funcionar.

  44. Mateus

    March 10, 2009 @ 8:20 pm

    ^Olá a todos.

    Este artigo foi muito util e de bom grado!

    Tudo deu certinho se não fosse um detale…

    Uso host compartilhado e tenho alguns links indexados, de varios dominios..

    Devido a um novo desing utilizei um novo diretorio para o antigo e utilizei estas regras citadas. Maravilha!

    Conferi os links do Dominio alterado e tudo funcionou perfeito, MAS quando percebi os demais dominios também receberam o redirecionamento…

    E agora ????$

  45. Redirecionamentos e frames como o Google interpreta?

    April 6, 2009 @ 7:16 am

    [...] como fazer os redirecionamentos da forma correta e como escrever um site dentro dos padrões da web.Leia também:Resultados de SEO – Mais [...]

  46. Designer Demétrios

    April 14, 2009 @ 11:47 pm

    Qual o código similar abaixo para funcionar em servidor windows?

    ErrorDocument 404 http://www.site.com.br/404.php
    Options +FollowSymlinks
    RewriteEngine on
    rewritecond %{http_host} ^site.com.br [NC]
    rewriterule ^(.*)$ http://www.site.com.br/$1 [r=301,NC]

    O código acima eu uso para servidores Linux através do arquivo “.htaccess”. Gostaria de fazer o mesmo efeito para sites em asp hospedado em servidor Windows. Alguém pode me ajudar nesta questão ?

  47. Tiago Monteiro

    April 22, 2009 @ 8:40 pm

    olá, eu estou com um problemão aki, é q eu coloquei um endereço para ser empresso nas capas de cds de uma pessoa que ficou assim: http://www.ipcdsf.com/cantoragracielagomes
    mais quando a capa estava pronta é que eu fui ver que o indereço naum tem .htm no final:
    http://www.ipcdsf.com/cantoragracielagomes.htm
    entendeu?
    como eu faço para o navegador abrir essa página sem o htm no final?
    abraços
    fui…

  48. Adriana Carneiro

    October 7, 2009 @ 11:45 am

    Olá, Paulo

    Estou mudando de serviço de hospedagem e vou aproveitar para fazer melhor uso dos meus 300 domínios (finalmente!). Você me recomenda usar o Redirect 301 mesmo em se tratando de subdomínios? (Exemplo: http://www.ipanemawavehostel.com redirecionando para ) Já sei, vc vai mandar eu mudar a URL, mas vou fazer isso durante a migração, OK?

  49. Adriana Carneiro

    October 7, 2009 @ 11:46 am

    Exemplo: http://www.ipanemawavehostel.com redirecionando para http://www.wavehostel.com/index.php?id=ipa

  50. Afinal o Google não penaliza sites por terem conteúdo duplicado « Oportunidade De Ganhar Dinheiro Online

    October 27, 2009 @ 8:24 pm

    [...] um Redireccionamento 301  para todos os não-canônicos [...]

  51. Miguel

    January 12, 2010 @ 12:23 am

    Cara estou tentando mudar o endereço do meu site que é .com. mais fico com medo de não da certo isso. meu site está indo bem mais queria um .com.br.

  52. Reformulação do majtec.wordpress.com « Majtec no Wordpress – O blog do meu espaço.

    January 31, 2010 @ 3:50 pm

    [...] o mais velho como portador de conteúdo original. Oque fazer? Como o wordpress.com não aceita código de redirecionamento, não tinha como” fazer o omelete sem quebrar os ovos”  e decidi que as páginas [...]

  53. Marcio Costa

    February 25, 2010 @ 11:18 pm

    legal, gostei muito das ideias http://www.preciso-emagrecer.com

  54. Edmar

    April 17, 2010 @ 2:28 pm

    Tenho esse blog do microcrédito e observei que os serviços que calculam o pagerank diferenciam http://www.microcredito.blog.br de http://microcredito.blog.br.

    a) Para que ambos sejam tratados pelos robots do mesmo modo, devo usar o redirect 301?

    b) Não entendo nada de PHP, então não sei onde devo usar esse comando. Poderia me ensinar passo-a-passo?

    Se for possível, me adicione: msn@edmarrp.org

    Obrigado!

  55. Importação e Redirecionamento Automático do blogger para o Wordpress | Tambotraising

    June 1, 2010 @ 8:31 pm

    [...] possível você fazer um tutorial que ensina a usar o redirecionamento 301? Porque eu instalei e não consegui manusear a troca de [...]

  56. Everton Vianna

    September 28, 2010 @ 1:15 pm

    Muito bom, vou testar e volto para dizer qual foi o resultado.

  57. Redirecionamentos e frames como o Google interpreta? | F2 - Sistemas

    December 12, 2010 @ 11:31 am

    [...] como fazer os redirecionamentos da forma correta e como escrever um site dentro dos padrões da [...]

  58. SCientist

    December 18, 2010 @ 3:46 pm

    Legal, muito interessante, pois em SEO vale muito melhorias.
    perder links nao é bom pra nehum SITE
    SCientist.

  59. guarulhos

    February 14, 2011 @ 6:29 pm

    Muito importante esse post, valeu
    Ana

  60. Criação de Site

    February 16, 2011 @ 9:33 am

    Fizemos o uso do redirecionamento 301 mas a distribuição de page rank foi penalizada, fica muito difícl percorrer os links de origem e fazer a conversão estamos adotando a reconstrução da pagina que deu origem e usando a tag canonical para evitar duplicidade de conteúdo, em algumas semanas avaliaremos a ação disto sobre o Page-Rank do site.

  61. Santana

    March 3, 2011 @ 4:57 pm

    Muito interessante, mas ainda estou com medo de fazer o redirect e perder posição.
    Vou esperar um pouco e ler mais sobre o assunto
    Obrigado pelas informações
    Bjs Ana Santana

  62. Ana Galpões

    July 16, 2011 @ 1:34 pm

    estou tentando mudar o endereço do meu site que é .com. mais fico com medo de não da certo isso. Da um frio na barriga, rsrs

TrackBack URI

Comente