quem conta um conto…

Tenho alguns amigos jornalistas e por isto mesmo não entendo algumas coisas. Algumas notícias acabam sendo deturpadas conforme vão sendo passadas para frente. No mercado de busca eu já tinha notado isto, mas é a primeira vez que paro para comentar. Vi na Reuters que o Yahoo! nomeou um executivo para combater a fraude em cliques. Já tinha decidido não falar muito sobre novidades do Google e Yahoo senão ficaria o dia inteiro escrevendo só sobre esses assuntos e já existem muitos veículos que tem a tarefa de nos manter informados.

O problema é que, depois disso, vi uma matéria da Info com o texto “Yahoo! promete guerra conta fraude em adword“. Legal que eles incluíram a exclamação que normalmente as pessoas esquecem (eu esqueço às vezes), mas o título foi modificado e ficou estranho para mim, mudando inclusive a idéia. Vamos ver se entendi a reportagem pelo título. Primeiro que adword é na verdade AdWords, no plural e com as suas devidas capitalizações. Segundo que o AdWords é um produto do Google. Significa então que o Yahoo! vai guerrear para evitar a fraude contra o Google? Bom, para complementar, a quarta palavra é conta que acredito que deveria ser contra.

O Cris Dias já tinha comentado o assunto há um tempo. Até entendo quando acontecem erros desse tipo, mas um veículo como a grande editora Abril não pode dar um furo deste. Errar é humano. Eu erro o tempo todo, mas a impressão que dá é que foi uma tentativa de tornar o texto mais “clicável” ou talvez até mais “encontrável”, colocando palavra-chave como guerra no lugar de combater e adword no lugar de “fraude em cliques”.

Tomara que eles acertem logo e isto sirva de lição para eles. Há pouco tempo eu cometi um erro com a grafia do nome do Marcelo. Aprendi e agora não erro mais, mas meu erro não chega a ser como o da Info, né?

Comente