Entrevista com Pedro Dias – Search Quality do Google

Tive a oportunidade de conhecer o Pedro Dias, que é Senior Associate da equipe de Search Quality do Google. Ele fica baseado na Irlanda, Europa. Aproveitei e fiz uma rápida entrevista de bate-pronto com ele. É uma boa maneira dele passar uma visão do que é trabalhar na equipe de qualidade e de falar também sobre links e blogs. Vamos então ao que interessa.

Marketing de Busca: Olá Pedro Dias, obrigado pela oportunidade da entrevista. Me diga quem é você?
Pedro Dias: Olá Paulo, obrigado pelo interesse em entrevistar-me. Sou Português, nasci numa pequena cidade Algarvia no Sul de Portugal. Comecei a brincar com computadores por volta de 1983 e desde então não parei, talvez este tenha sido um dos factores que influenciou ter vindo parar ao Google.

MB: Você trabalha no Google há quanto tempo e fazendo o que? E antes disto?
PD: A minha carreira no Google começou no início de 2006 na equipa de Qualidade, à qual ainda pertenço desde então, desfrutando de cada momento :). Antes disso a minha carreira começou em 2000 como Designer/Web Designer em várias agências de Publicidade/Design em Portugal.

MB: E como é o seu relacionamento com o seu chefe e a equipe?
PD: Não poderia ser melhor. Como deve saber, o Google é uma empresa muito jovem, eles adoram os seus funcionários, e todos mantém uma atitude muito positiva e um espírito de equipa fantástico.

MB: Como você considera importante o trabalho de vocês para os usuários?
PD: Bastante importante… tal como todas as equipas no Google. Somos todos parte do mesmo “motor”, e todas as peças têm de funcionar em sincronia e harmonia para que tudo corra bem. Todo o nosso trabalho tem como finalidade dar aos utilizadores a melhor experiência possível e satisfação.
Como exemplo lato, quando a Busca começou na Internet, quando procurávamos por algo e encontrávamos era um milagre. Hoje em dia, se não encontramos o que procuramos entre os primeiros resultados, algo está mal.

MB: E o que você acha dos blogs no Brasil? E quanto a troca de links que é comum acontecer?
PD: O Brasil é um dos maiores geradores de conteúdo online, há um número astronômico de Blogs e Páginas Pessoais aparecendo a todo o momento, e isso contribui muito para uma comunidade saudável. Bloggers são uma valiosa geração de comunicadores e desempenham um papel importante, desde partilha de informação e pensamentos até ao desenvolvimento e criação de novas idéias e conceitos. Isto leva-nos ao básico dos links, trocar links não tem de ser necessariamente mau, links são bons, e todos são encorajados a linkar conteúdo. Links devem ser vistos como uma forma de dizer “aqui está algo que eu acho útil e recomendo aos meus leitores”, o problema começa quando os links são utilizados apenas com o propósito de manipular PageRank em vez de indicar um voto de qualidade e reputação.

MB: Você é moderador do grupo do Google Webmasters para língua portuguesa. Como é gerenciar uma comunidade com tantas perguntas?
PD: Primeiro quero fazer uma correcção, eu não sou moderador, eu apenas monitorizo o Grupo e certifico-me que ninguém está a dizer algo errado. O valor do Grupo são os utilizadores do mesmo e a excelente comunidade e entreajuda que ali é construída. Com esta oportunidade aproveito publicamente para agradecer a contribuição de alguns utilizadores que se dedicam um pouco mais a ajudar os outros, como o Carlos Lavieri, José Cláudio e recentemente o M&S e o Tiago Paolini.
Todos têm questões e todos querem uma resposta do Google, mesmo que por vezes essa resposta já tenha sido discutida ou faça parte da Central de Ajuda. Os meus conselhos são:

  1. Leiam os FAQs
  2. Busquem antes de postar, é muito provável que já exista resposta a um caso semelhante.

MB: E quais são os próximos planos?
PD: Crescer mantendo o espírito de equipa e servir os nossos utilizadores cada vez melhor :)

MB: E para encerrar a entrevista, quais seriam suas recomendações finais?
PD: Pensem em longo termo, não esperem sucesso instantâneo. Sucesso vem da dedicação e esforço. Uma boa regra é pensar “eu faria isso se os Motores de Busca não existissem?”. E claro, visitem o Grupo de Ajuda e dêem a vossa valiosa contribuição à comunidade :)

A entrevista chega ao fim com gosto de quero mais. A dica que fica é sigam o caminho correto ou o Pedro Dias e o Matt Cutts pegam vocês. :) Obrigado Pedro!

22 Comentários »

  1. João Silas

    February 22, 2008 @ 4:27 pm

    Brasil e Portugal a coligação!

    Parabéns pela entrevista

  2. Fábio Ricotta

    February 22, 2008 @ 4:38 pm

    Mto boa a entrevista Paulo! O final com a frase “A dica que fica é sigam o caminho correto ou o Pedro Dias e o Matt Cutts pegam vocês.” foi d+++ hehehe

    Abração kra!

  3. Hiroshi

    February 23, 2008 @ 1:48 pm

    Bacana a entrevista. Legal a comunidade brasileira na net ser vista com bons olhos.

    “A dica que fica é sigam o caminho correto ou o Pedro Dias e o Matt Cutts pegam vocês. “

  4. SMX West + Interviews

    March 3, 2008 @ 3:32 am

    […] is one of my favorites: Pedro Dias gives a great interview in Portuguese about various webspam topics. Go […]

  5. SEM Consultant » Blog Archive » SMX West + Interviews

    March 3, 2008 @ 6:45 am

    […] is one of my favorites: Pedro Dias gives a great interview in Portuguese about various webspam topics. Go […]

  6. SMX West + Interviews

    March 3, 2008 @ 11:18 am

    […] is one of my favorites: Pedro Dias gives a great interview in Portuguese about various webspam topics. Go Pedro! I’m really happy that Google reaches out to webmasters […]

  7. José Brandão (Zé)

    March 3, 2008 @ 9:42 pm

    Que legal a entrevista, Paulo. Dá uma boa idéia de como é trabalhar “do outro lado do balcão”. Um dia eu chego lá. :)
    Obrigado pela visita no nosso blog. Um grande abraço.

  8. Novidades

    March 4, 2008 @ 6:32 am

    […] Paulo Teixeira do Marketing de Busca contactou-me e desafiou-me para uma entrevista, convite que aceitei com muito prazer. Aproveitem e vão lá dar uma […]

  9. Messias do Jornal

    March 8, 2008 @ 12:39 am

    Otima entrevista, isto ajuda a cada dia melhoramos nossos sites ou blogs

  10. Marta - Supernova

    June 23, 2008 @ 3:52 pm

    É muito bom saber que alguem lá no google ouve-nos quando precisamos. Obrigada Paulo pela ótima entrevista. E muito obrigada Pedro Dias por tirar um pouquinho de seu tempo para conversar conosco, seja pelo Grupo de Ajuda aos Webmasters do Google, seja por outro meio como esta entrevista.

  11. One year of monitored European Webmaster Help Groups - Google Stuff

    June 24, 2008 @ 11:12 am

    […] […]

  12. Ruben Zevallos Jr.

    June 30, 2008 @ 1:22 pm

    Estou gostando de ver a atuação do Pedro Dias no Groups do Google Web Master… ele parece ser um cara atento, mas as vezes acho que o Google poderia dar mais respostas.

  13. orTubes

    July 19, 2008 @ 2:57 pm

    É ótimo saber o que o Google está cada vez mais apostando no Brasil, tive a oportunidade de ir no Developer Day e pude ver o respeito que esta empresa têm pelos brasileiros.

  14. Switched on's Blog | SEM and SEO Industry Experts | Switched on Media » Blog Archive » One year of monitored European Webmaster Help Groups

    July 26, 2008 @ 7:55 am

    […] great questions; if you speak Portuguese or you are a Google Translator fan you can read them: Entrevista com Pedro Dias (by Paulo Teixeira) and Entrevista a Pedro Dias (by Kazulo Webmarketing). It is a great pleasure to […]

  15. Rocky

    October 26, 2008 @ 11:25 am

    Ótima entrevista.

    Parabéns e continue trazendo compartilhando esse seu incrível conhecimento conosco.

  16. One year of monitored European Webmaster Help Groups | informacion relacionada a google

    November 14, 2008 @ 10:22 am

    […] great questions; if you speak Portuguese or you are a Google Translator fan you can read them: Entrevista com Pedro Dias (by Paulo Teixeira) and Entrevista a Pedro Dias (by Kazulo Webmarketing). It is a great pleasure to […]

  17. Luiz

    November 24, 2009 @ 11:27 pm

    Muito legal a entrevista e no final o que ele escreve foi super interessante, o sucesso vem com o tempo.

  18. GWTR Portal » Entrevista com Pedro Dias – Search Quality do Google

    December 1, 2009 @ 9:07 am

    […] Fonte: http://www.marketingdebusca.com.br/pedro-dias/ […]

  19. Primeira Visão

    December 10, 2009 @ 12:31 pm

    A comunidade Google Webmasters tem sido de grande utilidade para min, muito boa a entrevista.

  20. box

    June 22, 2010 @ 9:49 pm

    Bacana mesmo a entrevista
    Abraços
    Marcia

  21. Engenharia Brasil

    November 9, 2010 @ 12:57 am

    Estou gostando de ver a atuação do Pedro Dias no Groups do Google Web Master… ele parece ser um cara atento, mas as vezes acho que o Google poderia dar mais respostas, há momentos em que o atendimento do google deixa a desejar.

    Abraço a Todos

    Julio Camargo

  22. Rodrigo

    October 24, 2011 @ 3:19 pm

    Ótima entrevista.

    Parabéns e continue trazendo compartilhando esse seu incrível conhecimento conosco.

TrackBack URI

Comente