Patentes de busca ajudam a entender o SEO

Ainda está rolando um bate boca entre Google e Microsoft sobre as patentes relacionadas ao sistema Android. Um dos impactos foi a compra da Motorola (mobile), pois ela também tem inúmeras patentes relacionadas a sistemas móveis. As Patentes são importante para o mercado, pois elas servem de proteção e estimulo a pesquisa e desenvolvimento. Claro que realmente podem ocorrer abusos como patentes ridículas e sem fundamento, mas o importante da história é entender que empresas como o Google criam diversas patentes para suas buscas e sobre novos recursos tanto de navegação como de decisão de rankeamento.

Uma boa maneira de se aprofundar no estudo de SEO é tentar entender o que estas patentes podem nos ensinar sobre a ótica da busca. Por exemplo, acho que todos os profissionais que trabalham com SEO já devem ter lido The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Web Search Engine. Saber coisas como que a patente original do PageRank deixará de ser exclusiva no fim deste ano pode de repente ser útil. Saber estes fatos pode representar um melhor entendimento não apenas em SEO mas até em links patrocinados. Mas qual será o processo para aproveitar o conhecimento das patentes?

Uma recomendação de leitura é o SEO by The Sea do Bill Slawski. O blog do Bill é especializado em patentes e whitepapers. Lá você pode conferir a visão dele sobre os novos papers lançados e até atualizações de patentes antigas. Ele faz quase que um resumo se você não quiser se aprofundar. Agora se você quer ir direto a fonte, ai vão algumas sugestões.

O departamento de patentes dos EUA tem uma ferramenta de busca eficiente. Basta procurar um termo e ele irá varrer o banco de dados para recuperar o material que ele considera relevante. Só que agir assim é como acertar um tiro no escuro. Um macete é usar o campo assignee name como o termo Google ou se preferir “Google Inc“. Ele irá mostrar as patentes das mais novas para as mais antigas o que é uma grande vantagem. Assim você fica sabendo as novidades do Google. Mas nem todas a patentes são feitas pelo Google. Tem uma patente do Larry Page que explica a pontuação de documentos por links, que não é atribuída ao Google. É essencial ler uma patente desta, mas talvez você não encontrasse facilmente. Outro ponto é que empresas como IBM tem patentes relacionadas a PageRank por mais que você não imaginasse. Encontrar patentes úteis é muitas vezes trabalho de mineração.

Outra dica de consulta é o Google Patents (dê algumas atualizações de página inicial para ver algumas patentes interessantes). Lá existem mais de 7 milhões de patentes e a busca dele é muito mais amigável, fora a página de apresentação das patentes que é uma maravilha comparada com a primeira sugestão. Fora que tem o recurso de mostrar as patentes que foram citadas em um documento e quais as patentes que citaram a que você lê, assim você encontra outras relacionadas. A busca avançada também é útil. Como você viu na busca do departamento de patentes, eles tem também o campo de assignee para ir direto para as empresas.

Agora se você achou difícil entender estes textos complexos das patentes, uma alternativa razoável é ver as figuras. Não estou brincando não. Quando perguntam, “não entendeu, quer que desenhe?” é por que visualmente as patentes são mais fáceis de serem entendidas. Alguma patentes fazem todo o sentido quando vemos as imagens relacionadas. Procure por “drawing” que é onde você tem acesso as imagens. Agora é se preparar, pois tem muito texto pela frente.

12 Comentários »

  1. Erik Vicente

    August 22, 2011 @ 10:49 am

    Excelente post Paulo,

    Parabéns pela iniciativa de falar de um assunto tão importante para que realmente deseja levar SEO a sério.

    Caçar e refletir nas patentes é um milhão de vezes melhor do que ficar seguindo dicas dos “gurus” por ai!

    Grande abraço!

    @ErikLVicente

  2. Lucas

    August 24, 2011 @ 11:27 am

    Estou sempre acompanhando as matérias postadas no marketing de busca, é bem verdade que não existe uma formula mágica para o SEO, é importante entendermos e nos adaptarmos rapidamente as patentes que estão sempre em melhorias constantes, o tempo não para e a gente também não pode parar.

    Um grande abraço!

  3. Josiel

    December 5, 2011 @ 12:02 pm

    Excelente post!

    Concordo com o nosso amigo @ErikLVicente acima

  4. Denis

    December 6, 2011 @ 12:32 pm

    Muito bom… SEO é muito complicado, estou tentando aprender aos poucos.. Valeu pelas dicas!

  5. Paulo Roberto

    December 18, 2011 @ 2:50 pm

    Gostei, das dicas gostaria que você estendesse o assunto.

    Valeu

  6. maria Fernanda

    December 23, 2011 @ 11:35 am

    Adorei o seu blog…seus posts são muito interessantes…obrigada e parabéns pelo trabalho…vou comentar muito…rs

  7. Vinicius Moraes

    January 14, 2012 @ 4:39 pm

    Gostei muito das matérias do site, vou compartilhar para todos. Estava procurando um blog sobre SEO para meu conhecimento.

    Obrigado!!

  8. Beetoo

    January 31, 2012 @ 2:14 am

    dificil entender o mundo do SEO… so nao pode desistir. vlw

  9. Mu

    June 29, 2012 @ 5:41 pm

    Sempre entro na parte de page rank para visualizar o número e sempre dou uma lida nos post para pegar umas dicas

    Excelente trabalho

  10. Fabrício

    July 3, 2012 @ 1:36 pm

    Adorei o seu blog…seus posts são muito interessantes

  11. Pee

    February 18, 2013 @ 8:28 am

    Excelente post!

  12. carla - SIPAT

    May 8, 2013 @ 12:50 pm

    Muito bom… estou aprendendo muito como sites igual ao seu.
    Bjs Carla

TrackBack URI

Comente