O que são diretórios web?

Diretórios foram os primeiros sistemas de busca criados. Também chamados de catálogos, tem como característica a categorização e organização em tópicos. Estes tópicos seguem uma estrutura lógica e são subdivididos por detalhamentos. Por exemplo a categoria esportes tem a subdivisão futebol que por sua vez pode ser divida em profissional e amador.

Normalmente os diretórios são feitos por pessoas, diferente das ferramentas de busca que usam robôs como veremos a frente. Os principais diretórios existentes são o DMOZ.org e o Yahoo!.

Os diretórios ainda são amplamente utilizados. As vantagens dele sobre as ferramentas de busca são:

  • Você pode aprofundar ou avançar nas buscas.
    Imagine que você está pesquisando sobre Mamíferos. Você pode aprofundar a sua busca em cavalos, ou recuar um nível e pesquisar sobre animais em geral.
  • Buscar apenas conteúdo selecionado.
    Por fazer parte de uma estrutura, você não corre o risco de obter resultados dúbios. Por exemplo, ao buscar por oficinas, você terá categorias para oficinas de arte e oficinas mecânicas separadas.
  • Menor quantidade site irrelevantes.
    Como são catalogados por pessoas, a chance de haver conteúdo não relacionado ao que você procura é muito menor.

Existem várias outras pequenas vantagens em se utilizar os diretórios, mas também existem desvantagens em relação as ferramentas de busca.

  • São mais lentas em atualização.
    Por dependerem de pessoas, demoram mais que os robôs das ferramentas de busca para serem atualizados.
  • Pode ainda não existir a hierarquia sobre o assunto.
    Com isto, fica difícil achar assuntos semelhantes.
  • Recuperam apenas sites das categorias

Apesar de pouco conhecidos, os diretórios tem uma importância muito grande no mercado de ferramentas de busca. Eles valem como base para diversas ferramentas de busca começarem sua busca por links. O Google usa o DMOZ, já o Yahoo!, até pela sua origem, possui o seu próprio diretório. Atualmente ainda existem os diretórios de blogs. Que ao invéz de sites, cadastram apenas blogs.

55 Comentários »

  1. O que é SEO? Search Engine Optimization

    September 11, 2013 @ 8:04 pm

    […] busca. Antes dela, a organização do links em uma páginas de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. […]

  2. joão sidney pontes

    September 21, 2013 @ 8:06 pm

    Excelente este artigo sobre diretórios e buscas,muito bom poder saber diferenciar uma coisa da outra…parabéns pelas informações!

  3. (S.E.O) – Search Engine Optimization | Estante Digital

    September 23, 2013 @ 8:51 pm

    […] busca. Antes dela, a organização do links em uma páginas de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. […]

  4. Ciencias e Tecnologia

    October 5, 2013 @ 12:56 pm

    Parabéns ótimo conteúdo

  5. O que é SEO?

    October 15, 2013 @ 1:22 pm

    […] busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. O objetivo das técnicas do SEO é melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de […]

TrackBack URI

Comente