Não faço troca de link

De umas duas semanas para cá as coisas foram bem corridas e agora ao retornar e ver as mensagens recebidas, fiquei surpreso com a quantidade de e-mails solicitando troca de links. Recebo normalmente estes e-mails, mas agora está ficando impraticável separar estas mensagens do resto. São sites dos mais diversos assuntos. Não condeno quem troca link afinal, o Google por exemplo, proibe atualmente apenas a troca excessiva de links, mas como sou totalmente white hat seo, minha opção é não participar destes esquemas de links.

A troca de links é conhecida também como link recíproco ou link exchange, a forma em inglês. Para quem não sabe, a troca de link é quando um site A solicita ao site B que ele coloque um link apontando para o site A e em troca de o site A colocará um link apontando para o site B. Esta é uma forma resumida, mas podem acontecer esquemas de troca de links muito complexos, como site A linkando para site P, que linka para o site G, que linka para o A evitando que se identifique facilmente a troca dos links.

O principal objetivo destas trocas é aumentar quantidade de links apontando para uma página e aumentar o PageRank ou relevância de uma página. Isto faz parte a guideline do Google sobre esquema de links. O Google como já escrevi só reclama da troca excessiva. Um detalhe que a guideline já condenou toda a troca de link, mas voltou atrás e só a excessiva é proibida.

A minha indicação se você quer links apontando para a sua página é produzir conteúdo único, útil e de qualidade. Com isto possívelmente você receberá links. As pessoas costumam linkar o que tem de interessante e relevante. Links são indicações. Eu mesmo sempre que encontro uma coisa interessante coloco o link apontando para a página. Um bom exemplo foi um post que fiz há um bom tempo que listava sobre os blogs SEO nacionais. É um material interessante para quem é da área de SEM e com certeza vai ajudar muita gente. Alguns poderiam pensar, mas você vai indicar alguém que seria um possível concorrente na sua área? Eu não penso assim. Muito mais importante é ajudar as pessoas interessadas neste assunto a aprender mais.

Mas não veja com maus olhos quem propõem isto. Muita gente solicita troca de links e nem tem idéia das consequências. Um alerta que deixo para quem troca links é que existe risco nesta operação. Ao linkar um site é como se você recomendasse ele. Agora imagine se um site que você troca um link faz black hat SEO. Você estaria indicando um site que descumpre as guidelines e consequentemente você pode ser punido. Não estou dizendo para você não linkar mais ninguém. Ao contrário, indique tudo que você achar intessante, mas com bom senso.

No início deste ano, percebi muitos sites sendo penalizados e aparentemente foi por conta de troca de links excessivas. Um simples site infectado poderia impactar todos os outros envolvidos nas parceiras. O pessoal do Google não é bobo e está sempre monitorando exageros. A dica de sempre é não tentar manipular o sistema. Pense no usuário.

Só espero que agora, antes de mandar uma mensagem para troca de link, pense em gerar um conteúdo interessante e único. Com isto eu já garanto que você estará no caminho certo. E se você me linkar, não existe garantia que vou linkar de volta. Se quiser, pode retirar o link, por favor. 🙂

23 Comentários

  1. Deb Alonso

    março 19, 2008 @ 2:55 pm

    olá paulo,

    sou a favor tb do link bulding orgânico, ou seja, os links tem que vir naturalmente, e isso somente um conteúdo interessante pode trazer e não abro mão disto como vc.
    porém, as vezes clientes, parceiros, fornecedores e clientes podem ser fontes interessantes de links e acho correto pedir a indicação, desde que seja de forma honesta. Muitas vezes esses links já existem, só não estão amigáveis para os buscadores. além da questão da popularidade, esses links ajudam na usabilidade da página, ficando mais fácil para o usuário chegar no seu site. Clientes, parceiros, fornecedores são fontes seguras não acha?

    agora, disparar e-mails pedindo links para sites que não tem conteúdo relevante, isso eu tb sou contra.

    []s
    Deb

  2. Leo Baiano

    março 19, 2008 @ 3:33 pm

    Vamos trocar (opa, sem viadagem) links? 🙂

    Não sou a favor da troca de links, na minha opinião os links precisam vir naturalmente, assim com a Deb disse, porém compartilho links que julgo interessantes para o publico do meu blog mas não com intenção de retribuição, pelo menos não diretamente…rs.

  3. Tarcísio . pH Design

    março 19, 2008 @ 8:43 pm

    Olá Paulo,

    Depois de 4 anos ralando com Design, focamos finalmente apenas em web, e a cada dia estamos se munindo de mais e mais conhecimento.Primeiramente parabéns pelo site.

    Surgiu uma dúvida, uma das primeiras ações que fizemos para melhorar nosso pagerank foi colocar o velho “desenvolvido por” e um link para o nosso site. Você acredita que isso pode ser a causa de termos pagerank maior (4) que os sites sobre a busca “design” por exemplo e não aparecemos na lista 1?

    Você acredita que seria uma BlackHat fazer isso? Na verdade só estamos assinamos nossos trabalho. Valeu.

    Tarcísio

  4. Andrey

    março 19, 2008 @ 8:49 pm

    Olá Paulo,

    concordo plenamente contigo. Seguir a linha do bom senso não faz mal a ninguém. Infelizmente, muitos acham que a blogosfera é terra de ninguém e muito menos de controle. Ledo engano! E o tempo vem corroborar com esta linha de pensamento.

    Abs

  5. Paulo Rodrigo Teixeira

    março 19, 2008 @ 9:55 pm

    @Deb,

    No curso que ministro eu indico os links vindos de clientes, parceiros e fornecedores. Ainda mais se estiver linkando só o concorrente. 🙂

    @Leo,

    Inclusive eu tenho que escrever um post sobre os novos sites de SEM brasileiros e colocar você, o Fábio, o Cassiano, o Miguel e mais uma galera que está produzindo bom conteúdo.

    @Tarcísio,

    Na verdade não vejo como Black Hat. Só acho meio “século passado”. 🙂 Brincadeira. Se deixar claro para o cliente, tranqüilo.

    @Andrey,

    Eu penso como você. O tempo é implacável.

    Um grande abraço a todos.

  6. Marcelo Sant Iago

    março 20, 2008 @ 6:09 pm

    http://www.searchenginejournal.com/natural-seo-reciprocal-linking-and-interlinking/6533/

  7. junior

    março 24, 2008 @ 2:31 am

    Gostaria de saber quanto tempo existe seu site, ja que seu pagerank é 5.

    Abrcs

  8. Caciano

    março 24, 2008 @ 3:51 pm

    dai cara eu tenho o blog http://www.xgoogle.com.br/blog vamos trocar link??

    shauhsauhsuahau

    Brincadeirinha hehehe

    Abraços sou um fã seu…

  9. Rodrigo

    março 26, 2008 @ 12:30 am

    Paulo, hoje li um artigo falando sobre os “últimos dias do SEO”.
    O que você acha?
    segue o link
    abraço

    http://blogs.mediapost.com/search_insider/?p=728

  10. Gustavo Nozella

    março 26, 2008 @ 3:13 pm

    Boa idéia! Vamos trocar links! hehe. Brincadeiras a parte, até o momento eu não fiz permutas de links com nenhum outro site (talvez por isso meu PR é de apenas 1..haha). Falando sério novamente, eu acredito nos links naturalmente criados.

    Obviamente, eu coloco meu links no site de meus clientes assinando um trabalho. Até ai tudo bem, as agências de publicidade também assinam suas peças. Eu acredito ainda que para linkar um site ele deve ter alguma importância para meu usuário. Meu foco é X, não vou linkar para um site que possui um conteúdo completamente diferente do meu segmento. Como eu já disse em outros posts, a questão é oferecer conteúdo de qualidade ao usuário, o resultado vem naturalmente.

  11. Ronan Paulo

    março 29, 2008 @ 5:53 pm

    Acredito que quem realmente quer ter usuários e aparecer por ter um conteúdo relevante e referência no assunto tratado não vai querer aparecer a custas de troca de links.

    Quem faz o seu site aparecer ou não no final das contas é o usuário e não a troca de links, mesma que isso ajude a ter mais usuários. Se o seu site tiver conteúdo bom é apenas questão de tempo até que ele apareça.

    E vai dizer que não é muito melhor todo mundo linkando para você a troco somente do seu conteúdo?

    E ao Junior que perguntou sobre o site do Paulo Rodrigo, já acompanho ele tem um bom tempo e realmente esse site já existe há um tempo razoável, mas sinceramente acredito que o PageRank 5 dele se deva ao esforço e não ao tempo que o site existe.

  12. Ralph Almeida

    março 31, 2008 @ 9:07 pm

    já li tb que o google monitora o ip do server dos sites q linkam entrem si, pra saber se são do mesmo webmaster, q geralmente possuem um plano de revenda num determinado server e linkam todos os sites próprios entre si. agora so nao sei se eh verdade! hehe
    abraços

  13. [xmitzx]

    abril 6, 2008 @ 1:44 pm

    Engraçado de tudo isso é que eu faço exatamente o que você diz, eu só coloco um link de algo, no meu blog, se de fato eu gostar muito e achar interessante e relevante o bog ou site, sem me importar no retorno que vou receber com isso.

    De fato, há poucos blogs que fazem isso hoje em dia, depois do advento do AdSense, a monetização de tudo ficou abusiva, então quanto mais links mais pessoas vão chegar até você e provavelmente irão gerar “môneis” para você.

    O seu blog por exemplo encontrei por acaso lendo feeds no GReader, na barra lateral que indica temas. E para mim que gosto de marketing, publicidade e afins, foi tiro e queda.

    Rs

    Vou te linkar posso?! rs

  14. jonatas

    setembro 1, 2008 @ 9:13 pm

    Olha, tambem nao gosto muito dessa troca excessiva de links para o aumento do pagerank, isso é abusivo. Trabalho com webdesing a algum tempo e vejo muito isso. Depois olhem meu site: http://www.catalaoweb.com

  15. Rocky

    outubro 26, 2008 @ 11:22 am

    Realmente troca de link é a forma mais baixa que existe em promover um site. O link é algo que de ser merecido.

  16. DICAS PARA BLOG

    dezembro 25, 2008 @ 2:46 pm

    galera, na minha opinião, temos que acompanhar a tendencia, se não vamos morrer na praia. errado é, mas, hj quem não troca link, não esta significando nada para o google…e uma quetão muito dificil de comentar…
    mas opnião, é opnião, cada um tem a sua ne…
    valeu

  17. Guilherme

    janeiro 23, 2009 @ 9:14 am

    É porem quando se fala em site da empresa é a unica solução.

  18. cristiano

    fevereiro 1, 2009 @ 10:45 pm

    concordo prenamente com o texto, já pensou um site de seo indicando um site de construção civil, sera que isso da certo? como sou leigo no assunto não sei se isso é certo, se alguém souber, me responda por favor, obrigdo

  19. DicaDeDica - Dicas para blogger

    fevereiro 26, 2009 @ 5:35 pm

    Concordo em termos, se fosse assim os agregadores de notícias estilo Dihitt entraria nestes conceitos e seriam banidos do google, coisa que não acontece!

  20. Aline Marc

    abril 8, 2009 @ 1:56 pm

    Criei um blog de utilidade pública que dentre alguns assuntos abordados é a reforma da lingua portuguesa.
    E gostaria que ele fosse conhecido o máximo que pudesse. Comecei a buscar links pra fazer essa troca e achei que tive um bom resultado.
    Por isso acho que a troca de links as vezes é importante.
    De repente posso até deixar de troca-los, mas no início do blog, até que se faça conhecer e como não tenho grana pra pagar ao google pra divulgar meu blog.
    Acho que não tem problema!!!
    Aline Marc

  21. Ze Carlos

    outubro 3, 2009 @ 4:47 pm

    Oie. So gostaria de acrescentar que a troca de links é favoravel a todas as partes. Vejam no http://www.forumrapido.com ao fundo da pagina nas Parcerias. Vlw

  22. Marcia

    abril 12, 2010 @ 5:35 pm

    concordo plenamente com o texto,

    Marcia

  23. Roberto Rocha

    junho 3, 2010 @ 11:18 am

    Eu estava procurando por troca de links na net e me deparei com seu artigo li e gostei pois alerta aos desavisados. Parabens pelo artigo escrito, o link desta pagina já esta na minha loja virtual http://www.soartesanatos.com.
    Um Abraço,
    Roberto.