Meu PageRank caiu. Fui punido?

Muita gente começa a verificar o PageRank de seus sites quando acontece uma atualização. Se o PageRank aumentou, a pessoa fica feliz. Agora se ele diminuiu, surge um sentimento de “o que eu fiz de errado”? Antes arrancar os cabelos, vamos entender um pouco mais sobre os motivos de uma queda no PageRank.

A razão mais conhecida para a queda é por conta de uma punição. Bom, se você não fez nenhuma técnica Black Hat SEO, não há por que imaginar que a sua causa é esta. Relaxe e vamos em frente.

A outra razão para diminuição de PageRank é o aumento de páginas na internet. O PageRank é uma fórmula que leva em consideração o total de links verificados para atribuir peso. A cada dia surgem na web mais páginas que contém novos links. Isto causa uma aumento na quantidade de pontos para conseguir alcançar um PageRank.

Para exemplificar, imagine um site que tem 700.200 pontos. Na escala do PageRank, para alcançar um PageRank 4 são necessário 690.000 pontos. No novo cálculo de PageRank, aumentou a quantidade de páginas na web e consequentemente a quantidade de votos. Agora para alcançar PageRank 4 são necessário 710.000 pontos. Se o site não recebeu novos links ou estes novos não tiveram peso suficiente para passar os 710.000 pontos, ele passa para a categoria de PageRank 3.

Para fechar, a mudança no peso dos links que apontam para o seu site também pode causar queda. Se uma página que tem um link para a sua página teve perda de PageRank, ele passará uma quantidade menor de peso para o seu site e com isso seu peso diminiu também.

E para os afoitos, espere um tempo de consolidação durante a atualização do PageRank. Você pode estar se preocupando à toa.

Nunca é demais repetir que PageRank é apenas um fator de SEO. Não esquente a cabeça se você caiu. Se preocupe em continuar a produzir conteúdo interessante para seus visitantes.

24 Comentários »

  1. Deb Alonso

    October 14, 2008 @ 5:59 pm

    “Nunca é demais repetir que PageRank é apenas um fator de SEO.”
    O PageRank é o sistema de algoritimo do Google. E nesta fórmula que estão todas as variáveis que influenciam na nota que é dada para sua página. PR não é só link. Link é somente um dos fatores, talvez uns dos mais importantes, que fazer parte do PR.

  2. Paulo Rodrigo Teixeira

    October 14, 2008 @ 9:20 pm

    Oi Deb,

    Citando a wikipedia, “PageRank is a link analysis algorithm that assigns a numerical weighting to each element of a hyperlinked set of documents, such as the World Wide Web, with the purpose of “measuring” its relative importance within the set. “.

    O Pagerank é um algoritmo de análise de link, portanto trata apenas de links (claro que tem outras variáveis na fórmula como o damping factor que não é link).

    Este paper original pode ajudar no entendimento:
    http://infolab.stanford.edu/~backrub/google.html

    Ele separa claramente o texto âncora do PageRank, o que mostra que são fatores diferentes. “Aside from PageRank and the use of anchor text, Google has several other features.” O título da página que é um fator, não está contido dentro do PageRank.

    A patente confirma isto de uma forma mais simples:
    http://patft.uspto.gov/netacgi/nph-Parser?Sect1=PTO1&Sect2=HITOFF&d=PALL&p=1&u=%2Fnetahtml%2FPTO%2Fsrchnum.htm&r=1&f=G&l=50&s1=6285999.PN.&OS=PN/6285999&RS=PN/6285999

    Basta contar a quantidade de vezes que a palavra link e linked aparecem.
    =)

    O Google criou o PageRank para ajudar a resolver o problema de vários algoritimos da época que são mais frágeis como densidade de palavra -chave ou simplesmente o título da página.

    A todos os outros, recomendo muito a leitura dos links acima como forma de aprofundar o conhecimento sobre o PageRank.

    Grande abraço

  3. Leandro Cunha

    October 14, 2008 @ 10:41 pm

    Muito bom o post, bem esclarecedor. Gostaria de saber tb mais sobre o Alexa pois nao consigo entender o que ele leva em conta pra fazer os calculos pois meu site vem caindo muito no ranking deles o q nao acontece com as visitas, page views e etc.
    Será que rola um post dedicado ao Alexa hehe
    Abraços

  4. Amauri Nóbrega

    October 15, 2008 @ 5:06 pm

    Muito bom post. Sou iniciante nesse negócio, e me preocupo com o Pagerank, mas não perco o sono por ele. O meu foco principal é no conteúdo. É ele que vai me ajudar a alavancar as visitas. Pelo trabalho que desenvolvo, sou muito mais preocupado com o tempo no site e taxa de rejeição do que o Pagerank. Se as visitas, pageviews e tempo médio estão aumentando e a taxa de rejeição está caindo, é sinal que o conteúdo é de boa qualidade.

    Forte abraço,

    Amauri Nóbrega

  5. Felipe Maia

    October 16, 2008 @ 8:31 pm

    Bom artigo Paulo, as pessoas ficam muito apreensivas quando há queda de Page Rank. Para contornar isso, é bom focar em conteúdo de qualidade (sem esquecer de otimizá-lo, é claro) e trabalhar o networking como estratégia de link building.

    Abraço,
    Felipe Maia
    http://www.seomaster.com.br

  6. Thales

    October 20, 2008 @ 4:47 pm

    Apesar de ter um pagerank ser bom e saber que voce esta sendo vamos dizer reconhecido pelo google, acho que esta febre que algumas pessoas tem pelo PR e desnecessaria, como dito acima acho que todos deveriam se preocupar mais com um bom conteudo e informacao ao contrario de uma pontuacao.

    legal o artigo,

    Thales
    http://projetoadmin.com

  7. valdir

    October 23, 2008 @ 9:37 pm

    Muita vezes também, o valor do pagerank as vezes diverge das páginas vistas através de buscadores, ou seja, pode ocorrer de um pagerank ter 0 e ter diversas visitas extraidas de buscadores, isto pode ser um sinal de bom conteudo de seu site, e de uma boa descrição de palavras chaves dispostas e alocadas de forma adequada no seu site, para que seu site tenha um bom posicionamento não basta ter pagerank e sim conteudo conforme dito acima.

  8. Flavio

    October 25, 2008 @ 9:54 am

    PR tem quase nada a ver com posicionamento nas buscas. Grande sacada DE MARKETING do Google, como sempre. Assim como esse blog 😉

  9. Gumelo

    October 28, 2008 @ 5:39 pm

    Pagrank sempre me preocupa, afinal minha relação acessos x pagrank é bem verdadeira, se ele sobe os acessos vão junto.

  10. Sites

    November 3, 2008 @ 3:25 pm

    Bom dia, gostaria de saber se quando um site é penalizado por 3 vezes..ou seja: Não segue as diretrizes do google e sai por 3 vezes da busca ele pode ser abolido indefinidamente??

    Aguardo muito uma resposta.

    Obrigado

  11. Luiz Henrique

    November 5, 2008 @ 8:04 pm

    Certamente o sistema de e-commerce que utilizo não foi feito para quem encontra o site através da web. Meu site sequer foi indexado.
    Como eu posso saber se isto não foi bloqueado? Fiz uma busca através do google sobre estas informações, mas não encontrei nada a respeito.
    Vocês prestam serviço em SEO?

  12. Caiu o meu PageRank! E agora? | Mix Total

    January 3, 2009 @ 10:00 am

    […] uma explicação para isso, encontrei um artigo muito interessante no blog Marketing de Busca onde o autor do post explica o motivo das quedas de PageRank. Se aconteceu isto com seu blog […]

  13. Reisman Alianças e Jóias

    April 14, 2009 @ 12:40 am

    Olá !
    Estou meio perdido sobre o que o google considera Black SEO. Por exemplo um site com as fotos dos meus produtos jogando para o meu site principal seria uma quebra das diretrizes?
    Agradeço pela ajuda, seus artigos são jóia. Leio sempre que posso

    Abraços
    Marcelo.

  14. Sandro Rocha

    June 1, 2009 @ 6:07 am

    Meu Page Rank estava em 1 depois de muita luta,mais derepente voltou a zero,aconteceu do nada sempre espalhei meu link sem apelar e derepente acontece isso,estava dando retorno mesmo com pagerank 1 e agora será que vai dar com pagerank 0?

  15. Derleit

    November 26, 2009 @ 4:17 pm

    Sempre consulto o Pagerank de alguns blogs além dos meus, é uma maneira de saber como anda o trabalho na web.
    Boa postagem.

  16. Superlucrosnet

    January 14, 2010 @ 5:29 pm

    Muito boas suas explicações sobre o pagerank.
    Facilitou muito para os iniciantes.
    Valeu.

  17. Luciano

    March 22, 2010 @ 4:00 pm

    Deveras complicado, aparentemente quando falam em pagerank, você ja imagina backlincks, mas apesar dos esforços enormes, seu pagerank, vai ganhando peso devagarinho.
    Muitos possuem sites excelentes, mas acham interessante comprar backlincks, mas isso pode ser considerado black hat, ai é melhor fazer as pazes com o Google.
    Gostei do artigo, espero que ninguém que me ajudou a crescer caia, senão volto a estaca zero.

    Um abraço

  18. Newton

    April 11, 2010 @ 8:44 pm

    Uma punição indevida, que afete seus negócios (lucros cessantes ou afetados) não é crime? Podemos processar os que arbitrariamente punem o site, rebaixando-o sem ter uma prova consistente e quando a pedimos não nos informam. Seria o caso de usar as vias judiciais?

  19. EmpórioSex

    June 22, 2010 @ 11:46 am

    Ola, Sou usuário antigo do “marketingdebusca”, estou sempre analisando minhas meta-tags, pois acredito, como foi dito anteriormente, que o PR é a soma de alguns fatores e se um site ou blog está com tudo “em cima”, terá chances de, ao ser analisado pelo google, receba uma importancia maior. Trabalhei muito sobre esses aspectos e finalmente obtive um PR 2 na home e um PR3 nas paginas internas (a maioria). Não faço uso de black hat, mas mesmo assim peu PR zerou geral. Isso foi sentido imediatamente, pois a audiência do meu site ( http://www.emporiosexnet.com.br ) caiu imediatamente. Pode ter sido coincidencia, mas acho que influenciou bastante nesse resultado ruim que estou tendo.

  20. Caco

    July 5, 2010 @ 10:06 am

    E aí pessoal! Tô com uma dúvida sobre PR. Meu blog do google tem PR 3 na página principal [Já foi 4, sei lá por que diminuiu] . Mas esta semana por incrível que pareça uma das minhas páginas internas ganhou PR 4, pode isso!. Minha página principal tem PR 3 e uma página interna PR 4. Dei uma olhda para ver o que tinha de anormal. Tá tudo igual as outras páginas. Têm páginas com menos PR e vários links aposntando para ela. No entanto a página com PR 4 tem apenas 1 link. Este PR é coisa do demônio [☻] Quanto mais eu fuço menos eu entendo.
    Falô!
    Página interna com PR 4:
    http://matematica-na-veia.blogspot.com/2008/04/conjunto-dos-nmeros-racionais.html Dá uma olhada por favor.

  21. Caco

    July 20, 2010 @ 9:02 pm

    15 dias e nada! Tô começando a acreditar que este negócio de SEO é marmelada, pois acredito que tecnicas de SEO também incluem uma boa interatividade com o usuário. Um abraço e bom trabalho pra todos!

  22. Everton Cesario

    August 4, 2010 @ 4:15 am

    Já vi muitas pessoas falarem no tal IP SEO, que ajudaria, aquilo é uma mentira descarada, quem acreditar estará perdendo tempo.

    Creio que os sites no Google são virtualizados, ou seja, o IP nada vale. Pesquisem mais pessoal.

    http://www.techendbrasil.com

    Abraço!

  23. Malcolm Teles

    October 29, 2010 @ 9:17 pm

    meu pr é 5 mais vai e volta o que pode ser isso/

  24. Rodrigo

    July 1, 2011 @ 8:37 am

    Boa materia.
    O PR e importante para um bom posicionamento.Não deletem links antigos.

TrackBack URI

Comente