Mercado de busca esquentando no Brasil

O mercado de busca é muito forte nos EUA. Para exemplificar, saiu no IDG Now! que a publicidade em sites de busca atingiu US$ 10.000.000.000 (sim são estes zeros). E o Brasil, como fica? Bom, em relação ao gasto por parte das empresas, tudo depende das pequenas e médias empresas descobrirem as vantagens dos links patrocinados e do SEO. Depois disso, o carro entra nos trilhos.

Agora se o assunto são as movimentações dos players de busca, a conversa é diferente. O Yahoo está com a promessa de investir no Brasil trazendo o Panamá, Flikr e outras novidades.

Vi também no Tnow que o Buscapé estava na mira do Google e Yahoo. Coincidência ou não, hoje na home do Yahoo, a logo tinha uma animação para a volta às aulas que cai no Yahoo Shopping, que é uma parceira com o Buscapé. No mesmo artigo sai a previsão da vinda do Froogle.

Na época da fusão do Buscapé, fiz um comentário no Viu Isso do Lent, que a razão dela seria a vinda do Froogle. Minhas previsões estão boas. E o investimento no País vai aumentar.

4 Comentários

  1. Lucas Castro

    fevereiro 9, 2007 @ 6:44 pm

    Os serviços não estão vindo para o Brasil. O investimento na tradução e divulgação é que está vindo…

    De qualquer forma, existe uma barreira cultural para o uso destes serviços aqui no Brasil. A vinda de investimento pra cá divulgando estes serviços não mudará muita coisa não…

  2. Paulo Rodrigo Teixeira

    fevereiro 9, 2007 @ 7:39 pm

    Oi Lucas,

    Talvez o termo “trazendo” não tenha sido feliz. “Localizando” se enquadre melhor, mas não é apenas tradução. Eles tem verba para fazer banners para divulgar os serviços por exemplo.

    E a barreira cultural existe mesmo Lucas. Uma coisa que às vezes esquecemos é que o público que usa estes sites em inglês é de diversas linguas inclusive brasileiros, porém existe muita gente que não usa o flickr por estar em inglês. A barreira da lingua deve ser considerada sim. O problema é que parcela pequena de interessados em serviços mais geeks que não saibam inglês é pequena.

    Grande abraço

  3. Diego Soares

    fevereiro 13, 2009 @ 6:31 am

    Ainda existe uma certa desconfiança por parte das empresas quando o assunto é “SEO”, mas no caso do SEM a situação é mais animadora, nós que trabalhamos com SEO, precisamos provar mais coisas do que os profissionais que trabalham especificamente com links patrocinados..

    Abraços!

  4. Marketing de Busca РCurso SEO Рotimiza̤̣o de sites РṢo Paulo Р15 e 16 de Maio

    abril 30, 2010 @ 1:53 pm

    […] você aprenderá sobre o universo do Search Engine Marketing e como este mercado já movimenta bilhões de dólares em sites como o Google e o Yahoo!. Em toda aula você aprenderá sobre estratégia de planejamento […]