Megalomaníaco vetusto

Uma prática comum em algumas empresas SEO é afirmar que garantem primeira posição em resultados de busca. Acho que todos já sabem que isto não é possível, mas sempre tem algum desavisado que cai no conto. Nem todo mundo trabalha com internet. O público deste site provavelmente é heavy-user, esclarecido e já sabe o suficiente para não ser enrolado tão facilmente, mas mesmo assim estas empresas provam que cumpriram a promessa. Como?

Eles conseguem cumprir esta promessa de duas formas. Uma é usando links patrocinados. Como o texto é “aparecer na primeira posição ou página de uma busca”, basta comprar a palavra-chave por um tempo e lá está sua página no Google. Acaba que o cliente só descobre o que aconteceu quando a verba de link patrocinado acaba. Ele pode até não se decepcionar se o resultado dos links patrocinados forem bons.

Outra estratégia e escolher grupos de palavras raras. Por exemplo, o título deste post tem dois termos que tem poucos resultados na web. Quando montei este post, a busca por Megalomaníaco vetusto tinham apenas 30 resultados. Vetusto para quem não sabe, significa, muito velho. A chance deste post ficar na primeira página é grande. Outra variação desta estratégia é a busca pelo domínio ou nome da pessoa do site. Eles costumam retornar com facilidade na primeira página. É o Egosearch. Seria como colocar um Outdoor na porta da sua empresa ao invés de em um lugar onde estão seus possíveis clientes. A pessoa ainda fica feliz que seu nome aparecendo no Google. O problema deste segundo é que poucas pessoas vão realmente procurar por este termo. Exceto os donos do site. Esta ação dificilmente terá ROI.

Bom, se você conhece alguém que está interessado em SEO, dê uma ajuda para ele não ser enrolado. Amigos são para isto.

6 Comentários »

  1. Maysa

    February 8, 2007 @ 5:15 pm

    Excelente post

    Maysa

  2. Paulo Rodrigo Teixeira

    February 9, 2007 @ 7:58 am

    Obrigado Maysa,

    É chato ver que o mercado de busca no Brasil ainda nem teve seu boom e já tem se detonando a imagem do SEO.

    Grande abraço

  3. Ziki - orkut com links patrocinados | Marketing de Busca

    February 16, 2007 @ 9:08 am

    […] Com o mote fique visível, o recém lançado Ziki vem com a idéia de que você deve ser facilmente encontrado nos sites de busca. Ele é uma rede social aberta que usa o poder dos links patrocinados. Puramente egosearch. Ele funciona assim, ao procurar no Google por “Paulo Rodrigo”, ele retornaria um link com meus sites com a biografia, minhas tags, amigos e grupos. Parece que o megalomaníaco vetusto vai perder mercado. […]

  4. Primeiro lugar no Google - Marketing de Busca

    September 22, 2007 @ 5:59 pm

    […] porta da sua empresa ao invés de em um lugar onde estão seus possíveis clientes», como diz este megalomaníaco vetusto. Deixa o cliente feliz ao ver o seu nome no topo dos resultados mas será que interessa? Se o seu […]

  5. Rogerio FF

    November 18, 2007 @ 5:25 pm

    A garantia de primeira posição no Google pode ser ilusório, mas programas como IBP & Arelis e Seo Elite podem auxilar nessa tarefa ? Até onde eles realmente são úteis ?
    Abraço a todos.

  6. Diogo Massete

    February 18, 2009 @ 8:51 pm

    Post muito legal! Conheço uma pessoa que já caiu neste conto!

TrackBack URI

Comente