Google SEO – otimização com foco

Recentemente saiu um estudo da comscore com o que todos já imaginavam. O Google monopoliza praticamente 90% do mercado de busca brasileiro. Outros estudos anteriores mostraram números bem próximos e quem trabalha com SEO e tem um web analtytics instalado sabe a porcentagem de tráfego que o Google normalmente traz em relação ao seus concorrentes.  A diferença é sensível. Mas quais impactos isto teria para SEO?

Como escrevi no artigo do Bing, existem diferenças entre os algoritmos dos sites de busca. Os critérios de rankeamento do Google são diferentes dos critérios do Yahoo! e do Bing. Claro que eles tem critérios em comum e outros parecidos, mas até por trazerem resultados diferentes, seus critérios obrigatoriamente são diferentes. Existem fatores na decisão da escolha do site de busca como preferêrencia pessoal ou tempo de uso, mas os critérios “melhores resultados” e “busca padrão do navegador” são os que mais influenciam. E no Brasil em especial temos praticamente todos os portais usando a sistema do Google para suas buscas, aumentando ainda mais o share. Com estes dados, não seria interessante focar no Google já que o ganho de uma posição compensaria um perda de cinco posições no Bing? Não existe resposta certa, mas entre ter a chance de impactar 90% dos usuários de busca contra outros 10%, a maioria escolheria a primeira. Um detalhe importante é que a os 90% não são excludentes ao 10%.  Nada impede de você conseguir ficar em primeiro no Google, Bing e Yahoo ao mesmo tempo. Então existe espaço para um Google SEO? Uma estratégia para posicionar melhor no Google em relação ao seus algoritmos? Faz sentido.

Meu foco de ensino e de aprendizagem de SEO sempre foi no usuário e continua sendo. A base para um bom profissional deve ser sempre em atender a necessidade de um visitante. Quem começa SEO apenas pela parte técnica acaba cometendo erros básicos como escolha errada de foco ou estratégia mal planejada. Em contra partida, a escolha de foco no usuário garante que por mais que mudem os algoritmos, o impacto em seus posicionamentos será mínimo. Só existem um porém. Em mercados muito competitivos, a diferença de uma posição para determinada palavra-chave pode ser a diferença entre trazer o dobro de tráfego. Neste momento o conhecimento técnico do algoritmo é o diferencial para conseguir a vantagem para alcançar o resultado esperado. Continuo afirmando que o foco é no usuário, mas o entendimento destas diferenças não pode ser ignorado. Um profissional completo precisa ter também este conhecimento.

13 Comentários »

  1. Bruno

    October 7, 2009 @ 2:42 am

    Olá Paulo tenho uma dúvida gostaria de saber se pode me ajudar. O Google des do dia 2 não ta indexando minhas páginas nem de MUITOS dos meu parceiros, todos estão preocupados pois suas visitas estão caindo. Acontece o seguinte ele Indexa e depois desindexa em 1 dia tanto que meu último post doi a 2 dias atras de ainda nao foi indexado corretamente. Esta acontecendo algum problema com o google ou comigo e a maioria dos meus parceiros?

    Brigado 😉

  2. Luis

    October 9, 2009 @ 6:27 pm

    conhecimento técnico do algoritmo ?? Já vi que tenho um bocado a aprender em termos de SEO.

  3. emerson lavieri

    October 11, 2009 @ 1:23 pm

    Realmente, nos sites que temos pelo analtytics da para ver que numa média de 85% das visitas é pelo google.

    A diferença é sensível. Estar fora das primeiras páginas do google é um problema.

  4. Leonardo Barros

    October 12, 2009 @ 11:10 pm

    Muito bom esse artigo.

  5. Henrique

    November 21, 2009 @ 2:09 pm

    Oi, o google nao esta indexando mais meus posts | fez um teste e mudei o titulo do site e ele atualizou normal mais fiz novos posts e eles nao forao indexados | perdi quase todas as minhas visitas alguem pode me ajuda?

  6. Leandro Tacioli

    November 23, 2009 @ 4:13 pm

    Parabéns pelo artigo !!
    Marketing de Busca já está nos meus Favoritos.

  7. Adílson

    February 4, 2010 @ 7:21 am

    Olá, Recentimente solicitei ao nosso webmaster a reestruturação do código fonte do nosso site, para atender a pedido de uma empresa contratada para otimizar o nosso site, na verdade saímos de 150 cliques/dias para a média de 1.000 ciques/dias, mas nossas vendas não acompanharam as visitas, o nosso pagrank saiu de 2 para 3. Estamos sem saber o que devemos fazer para aumentar nossas vendas, temos observados que os site do nosso ramo que vendem bem tem uma visitação de mais de 4 mil cliques/dias, e estamos longe de chegar a este número, se possível nos aponte o nosso erro. Obrigado.

  8. http://www.downfinal.com/

    February 23, 2010 @ 7:32 pm

    Muito Bom,to lutando aqui pra conseguir um pagerank,sem falar nos problemas pra indexar meu blog :/

  9. miriam

    April 24, 2010 @ 1:42 pm

    quero ser feliz1

  10. Marcia

    June 14, 2010 @ 7:12 pm

    Eu vejo pelo analytics mesmo, o google é o que gera 85 % de visitas no meu site, é o que mantem ele vivo.

  11. Colmeiaweb

    October 19, 2010 @ 6:23 pm

    Pode parecer muito óbvio mas não custa salientar que quando se fala de 90% dos acessos pelo Google, não são dos acessos totais, e apenas de mecanismos de busca.

    Meu site por exêmplo tem 45% de acesso dos buscadores o resto é trafego de sites de referências, mais ou menos 40% e 15% de tráfego direto.

    Então possuir bastante backlinks se torna importante não só por melhorar o SEO do seu site nas buscas, mas também como fonte potencial de tráfego.

  12. Murilo

    January 20, 2011 @ 10:23 pm

    Também adicionei os blogs aos meus favoritos 😉

  13. Julio Cesar

    February 27, 2011 @ 5:10 pm

    Trabalho como Motoboy, mas tenho a dificil tarefa de fazer a publicação de marketing da empresa que trabalho, faço isso por intermedio de 4 sites, que divulgados na internet e gera o retorno necessario.

    Quanto tempo demora a verificação do google para pagerank? Qual a melhor forma de avaliar a concorrecia, trabalho com a palavra chave MOTOBOY.

TrackBack URI

Comente