Google anuncia no AdWords com a palavra-chave SEO

Um dos trabalhos do profissional de busca é monitorar palavras-chave. Tenho a oportunidade de ver coisas novas e curiosidades como gente que vende a mãe ou um rim em links patrocinados . Uma coisa interessante e muito comum é ver o Google competindo com links patrocinados em algumas áreas. Acredito que a tendência é só aumentar. O Google já recebeu críticas sobre isto, mas colocou sua posição sobre usar o AdWords em benefício de seus produtos. Nunca ouvi ou li de alguém reclamar abertamente disto no Brasil, (bem, alguns clientes reclamam), mas lembro que no Reino Unido teve um burburinho sobre o Google usando formatos especiais em benefício próprio. Tem um caso até mais famoso que foi o filme do Jason Bourne hospedado pelo Google www.google.com/bourne em que a SERP era modificada para levar os usuários para a promoção e acabava empurrando para baixo competidores. O mais comum é o Google vender seus produtos com palavras como calendário e blog, sendo que este último no momento tem dois anúncios de produtos do Google empurrando um competidor para terceiro.

Eu não acho que tem problema o Google anunciar na sua própria rede, mas o problema está na forma. É importante entender que o Google é um veículo e os veículos online usam suas redes de publicidade para anunciar seus próprios produtos. O problema para mim está na forma como o Google compete. Ao anunciar seus produtos, o Google cria concorrência direta, ainda mais em um país em que tem um share de 95% das buscas. Além disto, o Google ainda paga para ele mesmo a publicidade, o que gera um loop infinito que nenhum competidor conseguiria vencer.Mas o meu ponto ao escrever o artigo é que nem sempre os anúncios são relevantes. O próprio Matt Cutts já criticou a própria empresa por criar tais anúncios. E o exemplo  genérico que usarei e a palavra-chave SEO. Tanto na rede de conteúdo como na rede de pesquisa o Google tem anunciado fortemente o AdWords usando muitos termos e o SEO é um deles como você pode ver no print abaixo.

Google anunciando na palavra-chave SEO

Você pode até entender que por ser uma palavra de cabeça é aceitável a perda do Quality Score, mas na busca “curso de otimização de sites” retorna também o anúncio de Adwords. Até para “seo com animais” o Google retorna oferta de AdWords (se não entendeu a piada, leia o post sobre a intenção de quem procura SEO. Imaginem se você digitasse qualquer termo e aparecesse um anúncio oferecendo AdWords? Seria relevante?

A idéia deste artigo não é comprar briga com o Google, até por que a pancada que receberei será grande, mas de alertar sobre algo que acontece e pode ser corrigido. Mesmo sendo um veículo, o Google não pode esquecer do seu foco que é a busca relevante. Tornar irrelevante seus resultados patrocinados não me parece ser a intenção do Google.

19 Comentários

  1. NEGOCIO GANHAR DINHEIRO

    março 23, 2010 @ 6:04 am

    Eu não gosto de ver o Google a utilizar o ADWORDS para publicitar os seus próprios serviços.

    Admitia sem problema que usassem o sistema em palavras que não tivessem anúncios, agora em palavras de grande pesquisa e de muito volume de publicidade não me parece nada correcto da parte deles.

    Claro está que quem está a montar negócio e faz uma campanha de ADWORDS em que usa uma das palavras que o Google usa dificilmente vai ter sucesso na sua campanha.

  2. Leandro Feijó

    março 23, 2010 @ 11:38 am

    Bela notificação, Paulo.

    Eu havia reparado também nessa nova forma de anúncio do Google até pq, ao pesquisar por SEO Master, o 1º lugar no AdWords é um anúncio do Google utilizando as duas palavras!

    Sem entrar em questões sobre ética, veículo, anunciante, etc., minha opinião sobre este caso específico é: o Google não deveria utilizar a palavra SEO para anunciar seus produros/serviços. O motivo? Ele não está oferecendo serviços/produtos/conteúdo relevante para o usuário que busca SEO, já que o resultado em questão leva para a página do AdWords, que é um produto para links patrocinados.

    Ah, mas qualquer um pode comprar termos que não tem relação direta com seu negócio, não pode? Sim, claro que pode. Porém, esse cara provavelmente vai ter um quality score baixo, um bouce rate alto e vai precisar investir bastante para manter a campanha. No caso do Google, não. Entra naquela situação do loop infinito, o que gera uma concorrência desleal.

    Abraço,
    Leandro Feijó.

  3. Camila

    março 23, 2010 @ 12:00 pm

    Concordo plenamente, ótima matéria!
    E falando em adwords… Quando você publica a matéria com as dicas para o certificado?

  4. Rodrigo Sampaio

    março 24, 2010 @ 5:17 pm

    Interessante que fiz um monte de pesquisas e o anúncio do google sempre aparece na mesma posição indicada na figura do seu post…

    Sabe-se que se essa é uma posição bem prilegiada…

    Dependendo da concorrência, deve ser bem cara..

    Fazer o quê né…

  5. Goncalves

    março 26, 2010 @ 10:15 am

    Concordo que é uma bruta desigualdade na forma de o Google anunciar seu Adwords, poderia muito bem fazer isso sem ter o SEO como ele faz.

    Não acham??

  6. Marcelo Sant Iago

    março 26, 2010 @ 7:04 pm

    Vem cá: quem é bom em SEO mesmo não dá a mínima por link patrocinado e posiciona seu site na primeira posição do orgânico e fim de papo.
    🙂

  7. Deivison Arthur

    abril 13, 2010 @ 3:47 pm

    Ótima abordagem! E parabéns pelo artigo!! Pois ele nos leva a refletir com mais enfase sobre esse asunto, e o grau de impacto que se tem em o Google realizar Adwords para si próprio.

    Com esse artigo parei para refletir: Será que irá chegar o dia de iremos ser obrigado a comprar água potável a preço de vinho de 16 anos por litro?

  8. Fábio Gomes

    abril 17, 2010 @ 12:19 pm

    Tbm concordo com marcelo…

  9. Anjo

    abril 26, 2010 @ 9:40 am

    Não é errado isso não? O próprio google anunciando com essa palavra?

    Tipo..c eu sou uma empresa que contrata o google pra ficar em primeiro lugar nos links patrocinados usando a palavra SEO…dai o google vai lá e bota um link pra si mesmo….

    Sei lá…

    Abraço.

  10. Chloe

    maio 5, 2010 @ 12:26 pm

    Não faz sentido o Google anunciar seus próprios serviços em Ad Words, quem vai ganhar as bids (lances) para ficar em primeiro, o Google ou o cliente? Muito estranho isso.

  11. mudanças

    maio 17, 2010 @ 1:32 am

    nao acho errado, errado seria o google controlar o resultado das buscas organicas ao seu favor, ai sim… ne?
    Abraços

  12. Eduardo Augusto Ferreira

    maio 25, 2010 @ 2:24 am

    Então na visão da google o adwords é uma forma de SEO para um site ?
    Analisando dessa forma é um anuncio de pouca ou nenhuma relevância para o contexto da busca.

  13. Belecudo

    junho 7, 2010 @ 3:40 pm

    Nao acho errado nao pessoal. O Google e uma empresa e como tal pode fazer o que quiser dentro do seu produto. A maneira com que o cliente pode reclamar e nao usando o produto. Seria injusto se o servico fosse essencial e nao tivesse nenhum concorrente. Mas temos Bing, Yahoo e outros menores pra substituir caso estejemos insatisfeitos. Concordo com o mudancas tbm, seria errado na busca organica, o que denotaria uma manipulacao do bot. Abraco

  14. Marcia

    junho 14, 2010 @ 7:08 pm

    Tbm concordo com marcelo…

    Não vejo nada de mais

  15. victor

    julho 28, 2010 @ 2:54 pm

    Parabens pelo artigo, estou começando a pouco tempo meu novo site http://www.ModaBalada.com.br e estou me aventurando pelo mundo do SEO. Obrigado pelas dicas.
    Abração

  16. Carlos

    agosto 22, 2010 @ 11:19 pm

    Será que o Google vai se auto-punir!!! Imaginem só, black hat do próprio Google!

  17. Redes de Proteção

    dezembro 8, 2010 @ 5:13 pm

    concordo com o marcelo.

  18. tiago

    março 9, 2011 @ 8:49 am

    alguem aqui ja recebeu algum tipo de cheque do google adwords no valor x? eu recebi e vem um serial junto e nao to conseguindo encontrar a pajina que diz pra mim inserir o serial pra eu receber o dinheiro,alguem pode me ajudar?

  19. maria Fernanda

    dezembro 23, 2011 @ 11:44 am

    Eu acho muito certo….o google controla todo mundo =/