Crise, que crise? Busca como diferencial

Já de manhã cedo a notícia que domina os jornais é a crise. Sites noticiam a cada semana cortes de funcionários. As empresas pararam seus investimentos e anunciam prejuízos. Porém para a busca, as coisas são um pouco diferentes.

A receita do Google em 2008 foi de 5,7 bilhões de dólares. Só em 2007 a receita do marketing de busca segundo o SEMPO foi de 12,2 bilhões de dólares e a previsão para 2011 está em 25,2 bilhões. Um estudo da AdAge informa que foram cortados mais de 18 mil empregos na área de publicidade só em dezembro. Todas as áreas tiveram quedas, menos o setor de empresas de mídia online e busca. Segundo um estudo da IAB de 2008, a busca lidera os investimentos com 44% de participação além de ter sido o setor que mais cresceu.

Todos estes números são pistas para o que está acontecendo no mercado de internet e mais específicamente na busca. Por ser uma mídia de fácil mensuração, de resultados (ROI) e custo relativamente mais baixo, acaba se tornando uma forma atraente de atrair consumidores para as empresas. As empresas precisam continuar a vender, porém preferem gastar menos e investir no que dá maior retorno. É aí que entra o marketing de busca.

Eu mesmo mudei minha carreira decidindo me especializar mais SEO e links patrocinados antes mesmo de se falar disto no Brasil e posso dizer que foi decisão que não me arrependo.

Quero deixar claro que não estou dizendo que você deve investir apenas em busca. O mix de marketing é importantíssimo para uma empresa e a lembrança de marca idem, porém se eu tivesse apenas um dolar, eu investiria em marketing de busca. 🙂

E você pretende fazer o que para este ano? Depois disso acho que investir no marketing de busca é uma boa idéia, certo?

15 Comentários

  1. Leandro Feijó

    fevereiro 11, 2009 @ 2:15 pm

    “As empresas precisam continuar a vender, porém preferem gastar menos e investir no que dá maior retorno. É aí que entra o marketing de busca.”

    Tomara que isto não seja lembrado apenas nos tempos de crise…

    Abraço.

  2. andre cruz

    fevereiro 11, 2009 @ 2:53 pm

    Pode ter certeza que sim…

    Nos veremos no final de semana no curso de SEO aqui no Rio de Janeiro.

    Usar o Marketing de Busca para sair da crise pode ser um grande investimento.

    Abraços,

  3. Alcides Ferreira de Melo

    fevereiro 11, 2009 @ 10:07 pm

    A internet vai se fortalecer muito como midia de exposição de marcas, e acredito que quando a crise passar esse investimento não será deixado de lado. As empresas verão os resultados que a internet trará.

  4. Leonardo Borrás

    fevereiro 12, 2009 @ 12:26 pm

    Com certeza Paulo. Aqui em Goiânia achei que iria demorar ver investimentos em marketing de busca, mas já começaram a aparecer.

    Abraços

  5. Blogueiro

    fevereiro 14, 2009 @ 8:07 am

    Ola,

    A crise ainda não chegou a marketing de busca, nem vai chegar.

    Tenho alguns blogs, e em nenhum deles notei baixa de rendimentos.
    Pelo contrário, tealguns triplicaram o número de visitantes.

    Acho que as empresas DEVEM investir em publicidade nos motores de busca, pois além de ser uma forma barata de publicitar os produtos/serviços, é também a fonte que envia os melhores visitantes, pois são os que convertem mais (em cliques, registos e vendas).

    As empresas que investem forte em publicidade nos motores de busca, certamente não devem estar assim tão mal, pois continuamos a ver muitos anunciantes e se eles continuam a investir é porque estão a ter retorno.

    Por outro lado, ainda bem que são poucas as empresas que investem nessa área, pois dessa forma sobra “mais espaço” para os que investem …

    Abraço,

  6. Simone

    fevereiro 14, 2009 @ 1:21 pm

    É acho que a internet não vai ter crise nunca, tá muito bom como tá !!! Melhor pra quem trabalha pela internet !!

  7. icommercepage

    fevereiro 16, 2009 @ 5:08 am

    Uma boa notícia, principalmente para os blogueiros, que dão um duro danando em busca de um lugar ao sol. Eu, particularmente, tenho acompanhado alguns artigos teus, aqui, e em outro blog, e tenho aprendido um pouquinho.
    Esperamos que o mercado continue se expandindo cada vez mais, já apareceram, inclusive, vagas para pessoas especializadas em links patrocinados, e outras atividades específicas, ligadas a este mercado.

  8. Mensuração de resultados é um dos grandes benefícios de investir na internet « Inteligência em Comunicação

    fevereiro 16, 2009 @ 5:43 pm

    […] ritmo. O especialista em marketing de busca, Paulo Rodrigo Teixeira, comenta em seu blog sobre os investimentos em marketing de busca: “Em 2007 a receita do marketing de busca, segundo o SEMPO, foi de 12,2 bilhões de dólares […]

  9. Ana Lucia

    fevereiro 17, 2009 @ 4:12 pm

    Acredito que o setor de empresas de mídia online e busca tende a crescer cada vez mais, mesmo em tempo de recessão.
    Concordo com o “Blogueiro”: as empresas devem investir em publicidade neste setor, pois além de ser uma forma barata, também é a fonte que envia os melhores visitantes.

    Abraços,
    Ana

  10. Suzzio Som

    fevereiro 25, 2009 @ 11:12 pm

    Super interessantes estes artigos , eu tento sempre melhorar meu desempenho lendo estes posts , parabéns a todos !

  11. Daniel Salerno

    março 2, 2009 @ 11:31 am

    Difícil pensar em uma crise atingindo uma empresa como o Google.

  12. Marcia

    março 3, 2009 @ 7:51 pm

    Alguem notou alguma variação no PageRank?
    Nesse link houve alteração em: PageRank and BackLinks
    http://blog.xseo.com/newsGoogleDanceupdates.htm

    Os meus sites continuam iguais …

  13. Agencia de Publicidade em Sao Paulo

    março 16, 2009 @ 2:57 pm

    Realmente não vemos crise no mundo virtual, o que, no mínimo, indica que é o melhor mercado para se investir em marketing.

  14. lana

    março 25, 2009 @ 2:51 pm

    a crise…
    tanto fala-se nela…
    a questão é que sempre há os que são beneficiados com ela! como quem perde!
    no caso da internet vale a pena mesmo investir em marketing pois ela abrange todos os tipos de consumidores os que passam pela crise ou não! e isso só mostra que uma nova era econômica está chegando a era da internet dos bens intangivéis!
    parabéns pelo blog.

  15. Thesco

    abril 17, 2009 @ 4:23 pm

    Eu acho que a crise está dentro de cada um.