O que fazer quando o cliente não implementa SEO

Quem trabalha, mesmo que por pouco tempo, com SEO já deve ter passado por esta experiência. São feitos diversos relatórios e apresentações de encher os olhos com alterações e sugestões para o site. O cliente fica super empolgado e não acredita que tinha tanta coisa para fazer. Começa então a botar a mão na massa, mas… deixa de fazer inúmeras coisas importantes. Você sabe o potencial do cliente e isto pode frustar você e, quem sabe, o cliente. Claro que isto pode acabar impactando o projeto de alguma forma. Então o que podemos fazer para minimizar este problema?

Priorize

Sabemos que dependendo do projeto, as ações serão muitas. O que fazer então? Priorizar. Quando você ordenar a execução do projeto, facilite mostrando qual a ordem de execução. Analise os “incêndios”, pequenas vitórias, maiores ganhos, pontos complicados e a necessidade do cliente. Isto ajuda o cliente a enxergar melhor o trabalho pelos próximos meses, além de organizar o projeto.

Pequenas vitórias

Não adianta tentar as grandes conquistas de uma vez só. Muitos dos objetivos são de longo prazo. O cliente pode se frustar e esfriar. Então para motivar a equipe a continuar implementando e perceber valor no projeto, conquiste resultados menores e mais fáceis antes. Além de aumentar a moral dos participantes do projeto, você ainda pode garantir umas vendas para ajudar o projeto a se pagar mais rapidamente. Não esqueça de celebrar as conquistas.

Negocie

Não adianta seguir uma receita de bolo e esperar que o cliente faça tudo conforme o que você priorizou. Ele tem demandas internas ou de negócio que não podem parar para o projeto de SEO (se bem que SEO deveria ser prioridade), mas o projeto tem que andar.  Se ele não puder fazer uma determinada alteração, questione o porquê. Percebi que algumas vezes percebi a tal alteração só não poderia ser feita, pois o time ou não sabia como fazer ou não entendia a razão real da alteração. Muita gente torce o nariz para empresas que fazem backlogs para uso dos recursos de desenvolvimento, mas eu acho excelente! Exatamente por terem um processo claro, fica mais fácil negociar com eles o que deve ser feito.

Cobre

Você está sendo pago, mas isto não impede que você cobre o cliente. Afinal aquilo pode impactar o resultado do projeto de SEO. Não cobre tudo de uma vez também. Use a priorização e a negociação para esta cobrança. Em cada cobrança, mostre o motivo daquela ação e seus ganhos. Ao cobrar você evita que o cliente caia no esquecimento daquelas alterações. Eu mesmo já fiquei receoso de cobrar o cliente, mas o resultado é muito bom. Deixar de fazer uma ação de link building pode ser um grande diferencial. Saiba também de quem cobrar. É importante que um projeto de SEO tenha um líder dentro da empresa e que representantes das áreas participem do “comitê SEO”.

Custo

Praticamente todas as empresas precisam aumentar suas receitas e para isto acontecer existem custos. Em um projeto de SEO os custos de implementação são variáveis. O cliente pode ter alocado apenas dinheiro para o projeto e não pensou em fazer uma ação de link building ou no custo de implementação das alterações. É importante avaliar na durante o projeto os custos e pensar, inclusive, no orçamento para o próximo ano.

Terceirização

Se o cliente não tem braço ou o conhecimento para fazer as coisas, talvez seja o momento dele terceirizar. Deixar com um programador, link builder ou designer experiente a execução de alguma tarefas ajuda muito o tempo de execução. Para empresa algumas vezes é melhor focar no seu core business do que aumentar mais do que precisa. Tentar fazer tudo ao mesmo tempo pode resultar algo mal feito ou em nada.
Se você tem alguma experiência ou dica em auxiliar implementações de projetos de SEO, comente também.

25 Comentários »

  1. Rafael Silva

    March 23, 2011 @ 11:05 am

    Parabéns pelo post Paulo!

    Percebi que alguns clientes contratam SEO sem saber exatamente o que é e quando recebem as alterações no site ou implementações técnicas se assustam, pois o site foi mal feito ou o sistema que ele usa não é amigável. Isso gera um custo enorme para o cliente e é difícil convencê-lo de fazer o que você pede, mas ao mesmo tempo ele cobra o profissional por resultados, então é importante deixar claro para o cliente o que pode ser ganho com um projeto de SEO e o que cada ação contribui para esse ganho. Administrar a expectativa do cliente e deixar claro suas obrigações dentro do projeto é crucial para o sucesso.

    Fora isso é o que vocês disse mesmo, priorizar o mais importante ou o mais acessível é a chave, dificilmente algum projeto será 100% implementado.

    Abraço!

  2. Denis Andrade

    March 23, 2011 @ 11:13 am

    Muito bom artigo,

    As pessoas tem uma tendência muito forte em fazer o mais fácil, o que dá menos trabalho. Se não for criada uma lista de prioridades, como foi sugerido, o cliente irá naturalmente começar a implementar o que for mais fácil para ele, ainda mais se ele “largar” esse relatório na mão da equipe.

    É importante também documentar tudo, todos os contatos cobrando o cliente, principalmente se nosso contato for com pessoas que não são os responsáveis diretos pela empresa. Quem contratou vai querer ver os resultados em alguns dias, se as alterações não foram implementadas será importante mostrar onde está a falha.

    Abraço

  3. Erick Formaggio

    March 23, 2011 @ 11:17 am

    Oi Paulo,

    Ótimas colocações. O líder de um projeto de SEO precisa ser um pouco de: gerente de projeto, negociador, programador, analista, etc. Ou seja, precisa reunir o conhecimento necessário para que possa trabalhar perante restrições, que quase sempre existem, bem como orientar o cliente sobre aquilo que é importante num primeiro momento.

    Sobre os requisitos de SEO, algumas ferramentas de gestão conhecidas, como a Matriz GUT podem colaborar para priorização de itens, seguido de um 5w2h para uma lista de tarefas.

    Ótimo post,
    abs

  4. Pablo Almeida

    March 23, 2011 @ 11:23 am

    Excelente artigo, Paulo. Estou elaborando um rascunho sobre este assunto no meu blog… 🙂

    Bom, existem clientes e clientes… Recentemente, atendi um cliente com um potencial absurdo de desenvolvimento de negócios.

    Comecei a trabalhar pesado na parte de PPC e quando ela estava madura o suficiente, fomos para Usabilidade, Arq. de Informação, criação e codificação de interfaces, reestruturação de conteúdos, etc., e, consequentemente, SEO. Assim que os trabalhos efetivamente começaram, redesenhei todo o processo de contratação, as landing pages e reestruturei todo o tagueamento do Google Analytics para auxiliá-los na implementação. Pergunta se fizeram? Mesmo com o apoio da direção, o que aconteceu? Como diria Tadeu Schmidt: “NADA!” Resultado: contrato cancelado.

    Alguns clientes pecam numa única coisa: departamento de tecnologia, principalmente naqueles que lidam com o site e sistemas internos que devem estar integrados. Em alguns casos, a má vontade chega a assustar…e como em 90% dos casos de pequenos/médios/grandes empreendimentos que contam com integração de sistemas, nós consultores não podemos meter a mão na massa, aí a situação se complica de vez. Sem sombra de dúvidas, é a pior parte da profissão!

    Solução: “selecionar” clientes que chegam, afinal de contas o dinheiro não é tudo…principalmente, quando o stress vai ser muito maior! 🙂

  5. Paulo Rodrigo Teixeira

    March 23, 2011 @ 11:38 am

    Caros Rafael, Denis, Ercik e Pablo,

    Você sintetizaram melhor do que eu.

    Existem problemas como vocês comentaram como não poder alterar layout, o multiplos chefes que batem cabeça, empurra empurra, falta de comprometimento real…

    Mas eu tenho fé e aos poucos vamos mudar isto.

  6. Alex Pelati

    March 23, 2011 @ 12:10 pm

    E aí Paulo, faz tempo que não escrevia hein.

    Esse é o maior desafio do líder de um projeto de SEO, saber extrair resultados positivos em um trabalho com limitação de ações.

    Vejo que as empresas, quando buscam o serviço de SEO, ainda não tem a dimensão do projeto, acreditam que SEO é só meta-tags e que a equipe ou profissional contratado colocará seu site no topo das buscas sem realizar qualquer tipo de alteração.

    Particularmente, antes de fechar um projeto, já informo ao cliente sobre o que normalmente será necessário e, se ele não oferecer as mínimas condições de implementar a consultoria, rejeito o contrato, porque não adianta cobrar caro e só oferecer pilhas e pilhas de documentos que, no fim, não terão qualquer utilidade.

    Abraços!

  7. Davi Ribeiro

    March 23, 2011 @ 11:31 pm

    No site da empresa em que trabalho fizeram isso. Nada de keywords, nada de nada. sobrou pra quem fazer? eu. #fail

  8. max danger

    March 26, 2011 @ 7:27 am

    Muito bom artigo!

    Exelente, creio que muito já passaram por isso.

  9. Marcia

    April 28, 2011 @ 12:16 pm

    Parabéns pelo post Paulo!

    Muitos clientes contratam SEO sem saber exatamente o que é, é a realidade.

  10. Arthur Amaral

    April 28, 2011 @ 2:27 pm

    Sensacional artigo! Depois de tudo que foi dito nele e nos comentários, só o que tenho que fazer é assinar embaixo. 😉
    Abraços!

  11. Marcel

    May 12, 2011 @ 12:02 pm

    Certa vez fiz um orçamento para elaboração de nova interface para uma empresa a qual já é meu cliente. O primeiro site que fiz para essa empresa não tem nehuma técnica SEO implementada. Nesse segundo orçamento, já inclui os serviços de SEO para ele. Nessa época, tinha acabado de fazer o curso de seo com o Paulo. A empresa simplesmente negou o serviço de seo pois disse que não era necessário pois a propaganda era feita offline. A empresa de fato tem uma ótima comunicação visual, eles trabalham com fachadas, adesivos e vários outros tipo de comunicação visual, por isso não quiseram otimizar. Coisas que acontecem….

  12. Ramon Samudio

    May 30, 2011 @ 8:21 pm

    Estas empresas não sabem o que estão perdendo.

  13. Gustavo

    June 7, 2011 @ 4:16 pm

    Resolvi de uma vez por todas aprender SEO, saber exatamente o que significa. Então decidi criar um blog pois só escrevendo sobre o que é SEO é que vou conseguir aprender, ainda mais que descobri o marketingdebusca , vocês são demais no que fazem, têm excelentes artigos ,acho que poderei aprender muito aqui. É claro não copiarei nada, apenas aprender , e tirar as minha proprias conclusões. e se por ventura copiar algo, podem ter certeza de que citarei a fonte, e colocaremos um link ,para o artigo mencionado. mais uma vez obrigado!!!

  14. Rafael

    June 8, 2011 @ 8:48 pm

    Graças ao artigo consegui ampliar meus conhecimentos e passa para meus clientes estou conseguindo mostrar que fazendo o trabalho de SEO n site deles, é muito mais econômico e confiável, é óbvio que não é da noite para o dia, mas as estratégias de marketing que tenho usado esta com ótimos retornos a eles.

    Abraço.
    Rafa
    Original Grátis

  15. Claudio Roberto

    June 30, 2011 @ 11:22 pm

    Olá Paulo, como vai?

    Com este artigo você esclareceu o que podemos fazer para que o projeto de SEO não trave e seja excluído dos planos da empresa.

    Se me permite desejo incluir mais uma dica para empresas que possuem uma equipe para executar o projeto:

    – Se possível, antes de iniciar o projeto de SEO, faça uma apresentação com todo os membros de equipe que farão parte do projeto;
    – Apresente casos de outras empresas que implementaram SEO com sucesso;
    – Diga o quais as tarefas cada membro vai realizar e será qual o impacto no resultado final se a tarefa for concluída com sucesso.

    Desta forma a equipe estará comprometida de forma integrada e cada membro terá consciência de sua responsabilidade para o alcance do resultado.

    Em outros casos é melhor seguir o que o Pablo e o Pelati falaram:

    Evite trabalhar para um cliente que não valoriza o projeto de SEO como sendo importante para a empresa.
    É melhor ter uma reputação de bom profissional e realizar projetos de sucesso do que ganhar um dinheirinho e sair frustrado por não fazer tudo que poderia ser feito por negligência do cliente.

    Abraço e Sucesso a Todos!

  16. frases

    July 18, 2011 @ 11:39 am

    coisinha complicada SEO viu hehehe, mas ao mesmo tempo é muito bom, pois exige agente está lendo o dia intiro sobre isso pra otimizar nosso site, e eu vivo nesse site, sempre que preciso

  17. Etiquetas Brasil

    July 24, 2011 @ 10:08 am

    Hoje as técnicas de Seo é realmente importante para empresas de pequeno, médio e grande porte. Na minha pequena opiniao o ótimio tranalgo de Seo. substitui em tempo de investimento o trabalho de adwords, mas não por completo.

  18. maria Fernanda

    December 23, 2011 @ 11:40 am

    Pois é…nem sempre o mais fácil é o que tem mais qualidade…mais uma vez parabéns!

  19. Ribbon

    April 29, 2012 @ 8:35 am

    Ótimo Post!

  20. Filipe

    June 27, 2012 @ 11:31 am

    Um dos grandes problemas do SEO é precisamente esse que referiste no artigo, a falta de conhecimento por parte dos clientes. Excelente Artigo

  21. Cleber Paiva

    July 25, 2012 @ 2:21 pm

    Excelente artigo!

  22. Liliane Freitas

    July 21, 2013 @ 5:30 pm

    Muito util estas ideias, obrigado.

  23. Anúncios grátis

    July 30, 2013 @ 12:53 pm

    Belas dias, tenho passo estes problemas com clientes. Em alguns casos passando até um básico SEO ao cliente para melhor compreender.

  24. Pedro

    November 22, 2013 @ 10:54 am

    Excelente artigo, irei aplicar essa técnica em meu site

  25. Carlos

    November 22, 2013 @ 10:57 am

    Muito Bom este artigo irei pratica …

    abraços !

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