Campanha eleitoral permite SEO

A recente guerra sobre a regulamentação do marketing político na internet independente do final sempre teve uma certeza. O SEO é uma estatégia que pode ser usada para ajudar um político em sua campanha eleitoral. Diferente dos links patrocinados que são pagos e considerados publicidade, o SEO pode ser usada normalmente como ferramenta de propaganda. Mas as vantagens sobre os outros meios não param por aí. O discurso político sempre foi muito voltado apenas para ações pontuais como distribuição de camisetas e brindes. Com a campanha do Obama para a presidência dos Estados Unidos, a história da política mudou significativamente pois agora todos buscam uma campanha online de social media parecida com ela. Isto exige mais complexidade e estratégia.

Uma das vantagens de SEO é que mesmo sem contar com grandes verbas que apenas grandes políticos podem arcar, com SEO é possível que qualquer político mesmo um deputado estadual ou até um vereador alcance resultados sem investimentos irreais. Outra vantagem é até aqueles políticos que tem poucos segundos para falar na TV podem usar a web para expandir sua voz e idéias e podendo mostrar o seu discurso. Agora imagine um político que não aparece no Google com seu slogan? E pior, imagine outro candidato aparecendo em seu lugar? Acreditem mas tem candidatos no Brasil que nem pelo nome aparecem.

SEO não é apenas para os candidatos. O marketing político online deve fazer parte também dos partidos políticos. Eles podem criar estratégias para ajudar todos os seus candidatos a terem melhores resultados no Google. Isto normalmente é ignorado e pode ser um grande diferencial com a grande representatividade que os partidos tem. Se um candidato percebe que o seu partido não faz SEO, ele pode exigir para sua campanha eleitoral e conseguir mais diferencial ainda. O impacto pode ser não só no país, mas segmentados por estado ou município.

Os eleitores usam hoje a web como nunca foi antes. Ignorar o canal só vai abrir espaço para outros e em uma campanha eleitoral não tem espaço para deixar furo. O SEO aparece como uma forma de vencer a concorrência pelas palavras que os eleitores irão procurar para chegar a uma decisão de voto. Se você o político não aparece, como os eleitores  vão votar nele? O político honesto precisa ser encontrado.

24 Comentários »

  1. Rafael Damasceno

    September 21, 2009 @ 7:09 pm

    O case histórico do Barack Obama realmente está ajudando muito os políticos brasileiros a abrirem os olhos para a internet.

    Pelo caminhar das coisas, no dia 2 de outubro (ou antes), até os links patrocinados tem chance de estarem liberados para as próximas eleições. É um amadurecimento de nossos governantes que antes do case Obama acredito ninguém esperava que viesse tão rápido.

    Quanto ao SEO, ele pode ser sim uma arma poderosa para os polítcos. Um problema é que na política, em épocas eleitorais (que é quando realmente o dinheiro rola solto), reina o imediatismo. O fato de SEO trazer resultados a médio/longo prazo afasta muitos potenciais clientes em época de eleições, já que eles precisam de exposição rapidamente, considerando que o processo eleitoral brasileiro é relativamente curto.

  2. Camisetas

    September 22, 2009 @ 7:51 pm

    Eu não sei até onde isso é positivo para a política uma vez que os candidatos com maiores recursos financeiros serão enquadrados com privilégio nas buscas, politica a parte, o google terá uma grande estatística a respeito dos politicos brasileiros. hehehehehe !

  3. Marcelo Pereira

    September 22, 2009 @ 11:27 pm

    Muito bom o artigo. Parabéns!

    Ah e gostei muito do texto âncora “político honesto”!

  4. Luiz Fernando

    September 23, 2009 @ 1:39 pm

    Gostaria de uma sugestão, nesse caso que keywords primordiais não poderiam faltar em um site ou blog de um político? O Slogan do candidato? O Nome do canditado? o partido do candidato? ou todas as anteriores acima??? 🙂

    Um grande abraço,
    Luiz Fernando

  5. Mauricio Cardoso

    September 23, 2009 @ 10:51 pm

    Achei muito legal essa liberação do uso da internet.
    Com certeza o SEO trará vantagens a quem estiver bem assessorado.
    Vou atuar na campanha de uma deputada federal e já estávamos pensando nisso. Fiquei muito feliz.
    Muito legal o Blog e seu conteúdo.
    Se der, passa lá no nosso, dá uma olhada e sua opinião.
    Abraço!

  6. Luiz Fernando

    September 24, 2009 @ 10:40 am

    Que estranho, ontem deixei um cometário aqui e sumiu.O que houve?

  7. Alan David

    September 24, 2009 @ 9:55 pm

    Boa reflexão, os politicos tem duas opções, Social Media e SEO. Mas vamos pensar quantos políticos sabem o que é SEO ou PPC, bom acho que poucos. Os políticos brasileiros vão ter que ralar muito em suas campanhas no meio online. Vai ser um momento de aprendizado.
    Com a entrada do Blog do Planalto, por mais que tenha ocorrido “alguns” problemas pode ajudar abrir a mente de nossos politicos. Tomara também que os políticos consigam olhar a campanha de Barack Obama e resgatem alguns conceitos de como unir web e política.

  8. Links Analisados #3 - 27/09/2009 | Análise Blogueira

    September 27, 2009 @ 9:01 am

    […] dos maiores estudiosos de marketing de busca atuais, abordou um tópico interessante esta semana: o uso do SEO pelos políticos brasileiros para fazerem sua propaganda política via internet, que a partir de agora está totalmente […]

  9. Flávio Raimundo

    September 28, 2009 @ 6:51 pm

    Se SEO conseguir encontrar político honesto, começo a trabalhar com SEO imediatamente.
    Muito bom o artigo Paulo. Por incrível que pareça, nada a discordar!
    🙂
    Flávio Raimundo

  10. Marketing e Estratégia na Internet - Rafael Lobo

    September 29, 2009 @ 1:35 pm

    Poucos políticos se preocupam realmente com o uso da internet. Já tive vários contatos com diversos políticos e por incrível que pareça eles acham que basta apenas ter um site. Não sabem como utilizar essa poderosa ferramenta.

    A realidade hoje é outra, claro que tem que mudar muita coisa nessa legislação eleitoral, mas acredito que o SEO será uma grande ferramenta nessa eleição. Hoje mesmo tive uma excelente reunião com alguns candidatos, foi difícil abrir a mente deles, mas o projeto será bacana.

    Paulo Quando voltará a Brasília?

    Abração a todos.

  11. SL

    October 5, 2009 @ 1:23 pm

    Que estranho, ontem deixei um cometário aqui e sumiu.O que houve?

  12. Vídeos e Fotos

    October 6, 2009 @ 3:31 pm

    muito bom !

  13. Marcel

    October 9, 2009 @ 9:11 am

    Muito bom o artigo!

    Valeu.

  14. Gustavo D. Castro

    October 11, 2009 @ 9:21 am

    Eu acho correto o SEO ser permitido pois é algo ao alcance de todos… Ja os links pagos eu não concordo!

  15. Imobiliaria em Osasco

    October 14, 2009 @ 7:25 pm

    O Paulo é um guru do SEO, ele é mto bom mesmo!

    Fizemos o curso dele e ele nos ensinou tudo.

    Recomendo!

  16. Claudio

    October 27, 2009 @ 12:06 pm

    Olá Pessoal, tudo bem?!

    Com este artigo esclarecedor

    espero que os candidatos percebam a importancia

    da otimização de seus sites para os buscadores

    e não deixem o trabalho para última hora.

    Abraço a todos 🙂

    Claudio Roberto

  17. Claudio

    November 7, 2009 @ 5:36 pm

    Quero ver político prometendo na internet e não cumprindo. Vai ter que fechar o site de tanta gente bombardeando

  18. Rolamentos

    November 13, 2009 @ 9:13 am

    Comprei o livro SEO otimização de sites e é realmente um guia para quem é do meio, recomendo a todos.

    parabéns Paulo e poste mais vezes!

  19. Gustavo Henrique

    November 24, 2009 @ 10:35 am

    Muito bom o comentário feito no site sobre o SEO de politicos, literalmente temos que estar presente em mais e mais campos e fazer com o que os “escritos” deles possam ser localizados, por suas palavras e contextos…sendo que a dignidade será sempre a pioneira em tudo isso.
    Abraços
    Gustavo

  20. ConhecendoMT

    February 12, 2010 @ 1:08 am

    É uma boa. Tomara que usem pro BEM!

  21. Edbs

    March 6, 2010 @ 12:16 am

    Muito bom o artigo sobre SEO – é muito interessante ter sites como este. Isso enriquece as pessoas que buscam conhecimentos nessa área.

    Parabens aos editores deste site

  22. Eldio Suzano

    March 15, 2010 @ 3:09 pm

    As eleições 2010 funcionarão como um teste para identificarmos o poder da internet na eleição de um candidato. O exemplo da eleição de Obama pode não se repetir por aqui.

    Podemos também observar que os custos de campanha podem diminuir evitando, assim, as grandes doações de camapanha que escravizam os políticos quando feitas por empresários mal intencionados.

    http://twitter.com/eldiosuzano

  23. SEO e Campanha Eleitoral | dsxbrasil magazine

    March 19, 2010 @ 10:24 am

    […] indicando: http://www.marketingdebusca.com.br/campanha-eleitoral-permite-seo/ AKPC_IDS += "109,";Popularidade: […]

  24. Helder Zebral

    March 20, 2010 @ 9:14 pm

    Muito bom este artigo Paulo, mais uma vez vc mostra que realmente entende do assunto e está ligado nas novidades. Parabens!!!
    Um grande Abraço

    Helder Zebral

TrackBack URI

Comente