Black Hat SEO pode ser de culpa externa

Cristina Dissat é uma excelente jornalista e foi minha aluna. Ela está desesperada com seu blog. O Fim de Jogo teve uma queda muito grande de acessos vindo do Google. Ela me questionou o que poderia ser e claramente notei que era o caso de uma punição. Sugeri a ela varrer o site procurando técnicas de Black Hat SEO que provavelmente eram a causa do problema. Ela procurou o site inteiro e nada. Sugeri que verificasse as mensagens dentro do Google Webmaster Tools. Nada também.

SERP do Fim de JogoComo consegui um tempo, resolvi olhar a fundo o que estava acontecendo. O primeiro passo era procurar o site no Google. Nem pelo nome do site ele estava aparecendo. Tentei então usando o comando “site:” e notei algo estranho. Veja a imagem e repare no tamanho das páginas. Algo suspeito em uma página de 250kb. Olhando o código da página reparei que o peso era muito diferente. O Google possivelmente estava vendo algo que nós não conseguíamos ver.

Como visualmente não havia nenhum indício dentro do site de Black Hat SEO, resolvi ver o site com os olhos do Google. Não sei se vocês sabem, mas é possível exibir conteúdo diferente para os visitantes do site e para o Googlebot. Já falei aqui da dica de usar o Cache do Google para ver como “os olhos do Google”. Na versão em cache do site, o rodapé da página apresentava um conteúdo bem diferente do restante do site.

Cache do Fim de Jogo com spam no rodapéAli está o problema. Quem conseguiu invadir o Fim de Jogo, colocou código oculto com vários links para venda de medicamentos dentro do site que só são apresentados quando o visitante se identifica com o user-agent como o Googlebot. A solução é olhar a programação da página e retirar o código.

A cada dia este tipo de ataque será mais comum. Mesmo sendo White Hat SEO é importante conhecer as técnicas Black Hat para se proteger. Por coincidência, escrevi no post anterior sobre o SQL Injection e SEO e você viram que o que o Matt Cutts escreveu também sobre o assunto? Só que eu fui mais rápido Matt. 🙂

21 Comentários »

  1. Super Wallace

    July 15, 2008 @ 12:46 pm

    Eu acho que esse medo faz parte de muitos webmasters… E agora, quanto tempo será que o Google irá colocar o site dela de novo na posição correspondente?

    Vou ficar vendo meu site periodicamente…

  2. Cristina Dissat

    July 15, 2008 @ 2:55 pm

    Oi Paulo. Se eu já de admirava como meu professor, agora então…. A cada fim de aula, não dava para dormir com tanta coisa fantástica que vc passava pra nós. Mas além de tudo, um amigo que sentiu todo o meu desespero e completa impossibilidade de descobrir o que estava acontecendo. Vc entende bem a minha paixão pelo Fim de Jogo. Conversei com o Eduardo Frick e ele tb está me ajudando. O problema do Fim de Jogo serviu para encontrar amigos que me ajudaram, blogueiros que nunca vi nem falei antes, que se ofereceram para colocar links, banners, etc para que o Fim de Jogo sobrevivesse, enquanto não descobríamos o que estava acontecendo. Muito obrigado pela sua dedicação, carinho e por toda a ajuda. Acho que finalmente, o problema vai acabar. Mil bjos, Cris

  3. Eduardo Frick

    July 15, 2008 @ 2:57 pm

    Obrigado, parceiro! Eu já havia retirado duas invasões no Fim de Jogo (uma nos posts e outra no cabeçalho do tema “aquafluid” que adaptamos) porém eram invasões bem fáceis de serem detectadas. Já esta última, que apareceu no rodapé, de fato não aparecia quando puxávamos o código-fonte das páginas do blog, e era praticamente invisível mesmo mandando editar o tema. Trata-se de uma linha em PHP que eu resumo abaixo.

    Fica a pergunta: porque as “ferramentas para o Webmaster” do Google não acusaram esse problema?

  4. Paulo Rodrigo Teixeira

    July 15, 2008 @ 3:13 pm

    Oi Wallace,

    O Google normalmente é bem rápido. Deve demorar uns dois dias acredito.

    Oi Crisitina!

    Fiquei muito feliz com as suas palavras! Ganhei o dia. Um pena que tenha gente que se aproveite de forma tão baixa hackeando nossos sites. Vou acompanhar o teu retorno ansioso. bjs.

    Oi Eduardo,

    Parabéns pelo trabalho. Agora quanto a sua pergunta, realmente é algo que me pergunto também. Espero que eles encontrem uma solução para isto.

    Um grande abraço a todos.

  5. Por que o Fim de Jogo saiu do Google - Parte 3 (e última, espero) • Blog Archive • blogfolio - eduardo frick

    July 15, 2008 @ 3:20 pm

    […] descobrir mais uma invasão no código do Fim de Jogo. O Paulo Rodrigo Teixeira, editor do blog Marketing de Busca, resolveu colaborar com a Cristina Dissat e usou de seus profundos conhecimentos de Googlelogia […]

  6. Fábio Ricotta

    July 15, 2008 @ 5:06 pm

    Olá Paulo,

    Qual versão de WP eles usavam antes?

  7. Paulo Rodrigo Teixeira

    July 16, 2008 @ 10:41 pm

    Oi Fábio,

    Era a 2.5.1, mas o problema era o tema que tinha vunerabilidade.

    Abração

  8. Ruben Zevallos Jr.

    July 18, 2008 @ 9:35 am

    Já notei que existem muitos programas free e scripts que se pegam na Internet que tem furos… por isso que a melhor forma, é você ter o controle do que se faz… mas isso não é tão simples, já que dos bilhões de páginas na Internet, certamente boa parte foram feitas por pessoas comuns, que usaram algo pronto fornecido pelo provedor ou que pegou na Internet.

  9. Lincoln

    July 19, 2008 @ 6:01 pm

    Muito obrigado!

    Pois é … eu não tinho visto caso como este de “vestir um Black Hat” em outra página hehe.. putz! Minha vantagem é que trabalho com HTML, mas mesmo assim, é algo difícil de encontrar um problema desse tipo!

    Preciso estudar mais para conhecer essas técnicas…

    abs!

  10. Cristina Dissat

    July 21, 2008 @ 10:52 pm

    Oi a todos. Continuo na espera. Fizemos tudo certinho, agora é esperar para o Google prestar atenção na gente de novo. Algo a mais que eu possa fazer? Quem sabe ligar para o Page ou Sergey e dizer que sou legal :)))))). Quando eles criaram o Google não fizeram de tudo para provar que eram pessoas do bem? Eu também sou. E teria coragem de bater lá no escritório para perturbar até conseguir ser reindexada. Não vejo a hora deste dia chegar.
    Abs,

  11. David

    July 23, 2008 @ 12:20 am

    Ótimo trabalho Paulo,

    Falar que este blog é muito bom é chover no molhado.

  12. Cristina Dissat

    July 23, 2008 @ 11:17 pm

    Acho que pode ser uma luz no fim do túnel. Olhei o link sobre o cachê e o robo do Google passou por lá hoje – 23 de julho – por volta das 5 da tarde. Vamos ver o que significa e quanto tempo leva para me incluirem de novo. Bjos,

  13. valdir

    July 26, 2008 @ 8:05 pm

    Muito bom mesmo este blog, informações importantes e conteudos relevantes, trazendo sempre ao usuários os bons metodos e tirando muitas duvidas.

  14. Leandro Feijó

    July 30, 2008 @ 1:10 pm

    Paulo,

    existe alguma forma de saber se um site foi penalizado, banido ou possui arquivos que “podem danificar seu computador”?

    Minha dúvida é a seguinte: um site que possui links externos para outros sites. De uma hora pra outra, alguns desses sites utilizam black hat seo ou passam a distribuir vírus, recebendo punições do Google. Obviamente, não quero mais indicar esses caras para os meus visitantes.

    Existe alguma consulta, webservice, lista onde eu possa obter essas informações?

    Abraço.

  15. Cristina Dissat

    December 6, 2008 @ 11:52 am

    Depois de não desistir e apostar em algumas coisas no blog, voltamos. Primeiro o google indexou as imagens (não sei porque) e nada do texto. Passei, então, a a explorar bastante as fotos e deixar links em todas. Agora voltamos forte e passamos a estar na primeira página do google de novo, ao lado da galera grande, como globoesporte, lance e terra. Na quarta-feira, mesmo sem jogo no Maracanã, mas com a final da Sulamericana, chegamos a 1.400 pageviews. Alivio, mas agora é manter a atenção redobrada e devorar o livro de SEO do Paulo. Obrigado por tudo. Abs

  16. Rodrigo

    January 13, 2009 @ 3:08 pm

    Este site é o mais completo que conheço, estou aprendo muito aqui, obrigado pelo post

  17. Alexandre Poseddon

    January 27, 2009 @ 8:51 am

    Excelente Post. Ainda não sabia que era possivel fazer isso no site, vou me precaver com os códigos dos meus sites. Obrigado, seu site é sensacional brother!

  18. valeria berriel

    September 20, 2009 @ 7:54 pm

    Para descobrir se alguém invadiu o meu local, necessito saber mais sobre linguagem html, ou um leigo pode descobrir?

  19. Rafael

    April 16, 2010 @ 5:23 pm

    A cada dia vemos que existem mais e mais pessoas e empresas que tentam crescer prejudicando os outros.
    Acho que o google devia estudar melhor esses casos ao PUNIR um usuário, pois nesse caso quem deveria ser punido é o link de destino (vendedor de medicamentos).

    Estou estudando sobre SEO para não cometer esse tipo de erro.
    Alguém me indica uma empresa BBB (Boa, barata e bem intencionada) ? hehehe

    Abraços

    Drogarias Online

  20. anjo

    June 5, 2010 @ 3:03 pm

    Pô galera do site, maravilha heim? Sempre retorno aqui, e sempre aprendo coisas novas. Parabéns a todos.

    abraço.

  21. Franco Guedes

    May 18, 2011 @ 2:39 pm

    ok, mais uma vez obrigado pelas dicas, eu realmente não vou precisar perguntar nada pois todos os artigos deste site são muito explicativos em relação ao que eu quero e estou buscando. valeu. se me permitem vou continuar no site pois tem artigos incríveis.

    Abraço a todos.

TrackBack URI

Comente