Article Spinning – rescreevendo artigos para SEO

O article spinning não é algo novo, porém graças ao SEO ele tem sido bastante utilizado. Ele consiste em reescrever um artigo original com palavras ou frases diferentes, porém mantendo o sentido do texto. Na teoria, como o artigo é “diferente”, as ferramentas de busca não “punirão” a página por não ser conteúdo duplicado. Algumas vezes o criador deste novo artigo prefere quebrar o original em partes para poder rankear com palavras-chave de long tail também.

Resolvi escrever sobre isto depois que vi um tweet do Predro Dias, porém quando terminei de escrever não achei mais para citar, mas achei a discussão gerada no fórum do Google.

As vantagens do article spinning são que você poder usar variações do termo para rankear em buscas diferentes, gerando dezenas ou até centenas de páginas. Este novos conteúdos são usados em outros sites além do original e também e diretórios de artigos. Como são sites diferentes com conteúdos diferentes, pode ser que vários resultados de um mesmo autor apareçam para uma mesma busca. A maior desvantagem é que muitas vezes os artigos gerados são de material que outra pessoa tem o copyright. Em resumo, isto e roubo de conteúdo. Outra desvantagem é que o conteúdo gerado nem sempre tem a qualidade do original contendo muitas vezes com “encheção de lingüiça”.

Fazer um article spinning pode ser por software ou por pessoas. Na teoria, a vantagem dos softwares é que eles poderiam reescrever centenas de artigos em pouco tempo, mas nem sempre o conteúdo gerado será de qualidade. O article spinning feito manualmente por pessoas é o mais comum. Já existem profissionais que trabalham apenas com isto. Inclusive em sites de freelancers existem ofertas de article spinning. Um ponto importante é que a tradução de um texto entre idiomas não é considerada article spinning.

A dica é que na dúvida, produza conteúdo original. Experiências e sua visão sobre o assunto serão muito mais enriquecedoras para o leitor do que copiar artigos. Só que isto não invalida o article spinning, pois ele ainda mostra resultados. Minha sugestão é que você poderia, por exemplo, usar sua experiência em testes sobre article spinnig, entrevistar um article spinner, testar um software que faz isto ou pense uma abordagem inovadora sobre o assunto. A internet agradece.

13 Comentários »

  1. Paulo Rodrigo Teixeira

    February 4, 2011 @ 7:40 am

    It’s a trap!

    “Um ponto importante é que a tradução de um texto entre idiomas não é considerada article spinning.”

    🙂

  2. Marcos Alonso

    February 4, 2011 @ 7:57 am

    Muito bom o artigo!. Eu só acho que seria eticamente correto citar a fonte original, para dar os devidos créditos.. e um linkzinho tb =)

    Fora isso, tudo bem, já que muito do conteúdo que é produzido (também aqui no br) é baseado numa discussão ou texto que foi ou lido em algum blog ou em um site especializado, não é?

    Abs

  3. Amanda

    February 4, 2011 @ 2:15 pm

    Muito bem explicado! É comum ver isto! Conheço donos de site que reescreve em vários sites diferentes a mesma coisa, até então não sabia que era black hat, bom saber! Vou ficar mais atenta a isto!

  4. Igor Ramos

    February 4, 2011 @ 3:49 pm

    Eu li mais ficou duvidas, espero que possa me ajudar nelas, eu tenho 2 sites, eles são do mesmo genero, sempre que publico algum artigo interessante no site 1, faço a publicação no outro, com titulo parecido, mais conteudo totalmente distinto sem reescrever ou basear. Isto que descrevi é article spinning? Obrigado.

  5. Paulo Rodrigo Teixeira

    February 7, 2011 @ 3:14 pm

    Oi Marcos,

    Concordo com você que tem que linkar a fonte. Mas e quando nós somos a fonte? Garanto que você já fez reescrita de texto alguma vez mesmo antes de ter um termo para isto (ou ter ouvido sobre isto), nem que seja de teste? Não precisa ser gênio para inventar o article spinner né… lembrando, SEO “novo” é prática.

    Também não concordo que o “tudo” produzido aqui é lido lá fora. Agências grandes que trabalham com testes e até incluo alguns blogueiros, acabam descobrindo coisas que não aparecem lá fora ou só vão aparecer depois no mercado. Eu pessoalmente já passei por isto algumas vezes e conheço outras pessoas também.

    Já vi artigos originais escritos pelo @marciookabe, @erickformaggio, @cassy82 e outros, mas concordo que tem produção nacional que copia os gringos descaradamente. Mas, faz parte e não chega a ser de todo ruim.

    Abração

  6. Criação de Site

    February 16, 2011 @ 9:44 am

    Há sim uma perversa falta de originalidade no mundo e isso não é exclusividade da internet, veja as publicações que temos sobre Seo no Brasil: são de uma mesmice que chega a dar nos nervos, concordo com o Marcos Alonso não custa nada colocar uma listinha de fontes no final dos artigos

  7. Ramon samudio

    February 18, 2011 @ 10:54 am

    Seu trabalho é Excelente.

  8. Cristian

    March 30, 2011 @ 9:10 am

    Excelente o artigo, realmente quando se pesquisa um determinado tema se encontra dezenas de artigos publicados com o mesmo conteúdo, mas nunca tinha analisado que poderia ser “article spinning”, fica como lição, temos que ter cuidado com o que lemos e muito importante a “fonte” desta informação. Produzir conteúdo de qualidade é uma tarefa para poucos. Parabéns!!!

  9. Osmar Bispo

    April 15, 2011 @ 12:10 pm

    Achei o artigo interessante elucida bem a questão, escrevo contos e crônicas e poesias, artigos muito pouco que escreve, agora gostaria muito de saber que diabo é isto de um soft que escreve por você alguem me explica?
    Faz uns 40 anos que escrevo meus textos claro utilizando desda da velha boa (até hoje tenho uma) maquina de escrever e claro veio o Word para nos salvar dos corretores quando escrevia errado, bem é unico soft que conheço que me a juda a escrever.

  10. Estudio de Ensaio | Gravação | Burn Studio

    June 19, 2011 @ 9:37 am

    Estou aprendendo muito sobre otimização. Seu site é o melhor que já encontrei. Parabens.

    Adriana

  11. maria Fernanda

    December 23, 2011 @ 11:42 am

    Eu já li esse texto em algum lugar, mas com certeza muito bom o tema!

  12. Diego

    March 18, 2013 @ 2:43 pm

    é bem por aí msm…mais que ajudam as vezes ajudam rsrsrs

  13. Ganhar dinheiro na internet

    May 28, 2013 @ 4:06 pm

    Essa tática black hat seo está cada vez mais difícil de ser impementada devido aos constantes atualizações no algotitmo do google.

    Portanto , pode num funciona também quanto antes não.

    Abraços!

TrackBack URI

Comente