Como faço para aparecer no Google?

Metade das mensagens que recebo são sobre isto. A pessoa monta o site, cria conteúdo de qualidade, estrutura tudo seguindo os padrões do W3C, escolhe títulos de página descritivos, mas não aparece nos sites de busca. Ao invés de responder cada e-mail que chega, achei melhor montar um post sobre isto. Espero que isto facilite também caso algum amigo seu faça uma pergunta como esta. Porém, antes de responder, é melhor fazer alguns comentários.

Não aparecer em sites de busca é diferente de estar mal posicionado. Para descobrir se o seu site não está realmente aparecendo no Google, você pode usar o comando site:. O Google tem uma série de comandos úteis. Este comando permite ver apenas os resultados do seu domínio. Além disto, ele exibe quantas páginas ele tem indexado do seu site. Veja abaixo um exemplo de como usar o comando site:

site:www.marketingdebusca.com.br

Basta substituir o domínio pelo site que você deseja consultar. Caso apareça pelo menos um resultado, o site foi indexado pelo Google. Se não aparecer, podem ser três hipóteses. Uma é que o Google excluiu seu site dos resultados. Isto só acontece se você cometeu alguma infração como as técnicas de Black Hat SEO. Outra é que o seu site ainda é recente e pode demorar um tempo até que ele faça parte das páginas de resultado. A última hipótese é que o Google ainda não conhece o seu site. Para solucionar isto existem duas maneiras.

Para incluir o seu site nos resultados, o robô do Google lê a lista de sites cadastrados na base dele e então vai visitar estes sites e coletar os textos para poder indexar e então exibir os resultados. O Google fornece uma URL para você cadastrar o seu site na base deles. O processo é bem simples. Basta inserir a URL principal, fazer um comentário opcional e clicar em adicionar URL. Faça apenas uma vez, pois ficar submetendo sites várias vezes pode ser considerado spam. Segundo o próprio Google, este processo não tem prazo nem garantia da entrada de todas as URLs. Por isto, eu prefiro a outra possibilidade. Ter um link apontando para o novo site.

Que ótimo! Mas como consigo o primeiro link para minha página se ela é totalmente desconhecida? Bem, não vou responder agora profundamente técnicas para conseguir links, mas vou dar algumas dicas simples. A primeira é incluir seu site em diretórios web. Outra dica e procurar amigos, clientes, fornecedores ou qualquer conhecido que tenha um site ou blog para divulgar o seu site. Existem diversas outras possibilidades como sites de notícia do seu segmento ou páginas de portfólio online. Você poder também montar um sitemap e enviar aos sites de busca.
O segredo para aparecer é a paciência. Não tenha pressa de ser indexado pelo Google. Isto deve ser a conseqüência do trabalho e não a razão. Seguindo estes passos e com o seu bom trabalho, em breve você vai aparecer. Agora se o que você quer é melhorar a sua posição nos sites de busca, ai já é outra história.

47 Comentários »

  1. Marcelo

    March 23, 2007 @ 2:17 pm

    Ótima resposta para essa pergunta tão comum. Agora só falta ela aparecer no primeiro lugar do Google daqui há alguma tempo.
    Abraços!

  2. Anny Rose

    March 25, 2007 @ 1:40 pm

    Parabens pelo post.
    Otimas dicas, ja coloquei algumas em pratica.

  3. Doug Martins

    March 25, 2007 @ 4:26 pm

    Algo que noto muito no Google, é que mesmo depois de cadastrado e indexado, leva um bom tempo para seu site ficar estabilizado no google, pois o número de páginas indexadas, varia muito, dependendo do dia.

  4. Paulo Rodrigo Teixeira

    March 26, 2007 @ 1:31 pm

    Valeu Marcelo e Anny,

    Se não aparecer em primeiro, não tem problema. Se foi útil para alguém, já valeu. 🙂

    Doug,

    Até depois de indexado os resultados “sambam” um pouco. Claro que mais no início, mas acredito que eles sempre ficam testando o SERP para analizar o comportamento naquelas palavras-chave.

    Grande abraço,

  5. Maurilio Campos

    March 30, 2007 @ 9:51 pm

    Valeu as dicas… Estou selecionando algumas para incluir num tutorial… Atualmente, fazer parte do Google está sendo uma ferramenta essencial na divulgaçao de qq negócio online.

  6. Cesar Mariano

    April 2, 2007 @ 3:40 pm

    Excelentes dicas, Paulo !!!
    Sempre q possível estou acompanhando o blog, seus posts já me ajudaram bastante, inclusive numa ocasião em q o Google me ‘exluiu’ !!!

    aBs do Cesinha

  7. Thiago França

    April 12, 2007 @ 10:24 am

    Com o sitemap do google aparece mais rápido.

    Abraços,
    Thiago França

  8. Thomaz

    April 13, 2007 @ 3:58 am

    Estava procurando justamente uma maneira melhor!
    Obrigado

  9. emersom

    April 24, 2007 @ 2:38 pm

    muito legal, mas eu ainda estou com problemas, mas deve ser mesmo porque foi publicado só essa semana, vou espera um pouco mais. valeu

  10. segredos culinarios

    May 2, 2007 @ 6:09 pm

    gostava de saber se demora muito para aparecer.

  11. Alvares

    May 23, 2007 @ 6:25 pm

    Parabéns pelas dicas, assim ajudamos a construir uma comunidade cada vez mais forte na internet, pois os buscadores e principalmente o do Google estão cada vez mais inteligentes, fazendo com que os sites sem nenhum conteúdo relevante percam suas posições simplesmente porque conseguiam burlá-los. É claro que há muitas outras dicas para seu site não ser considerado spam e não ser indexado, mas este post está de parabéns!

  12. pagerank

    June 16, 2007 @ 3:40 am

    Muito bom artigo! Agora vou lutar pelas primeiras 10 paginas!

  13. Gallery of Art

    July 16, 2007 @ 5:34 pm

    Obrigado pelas dicas! Vou melhorar meu site!

  14. Daniel

    July 18, 2007 @ 6:22 pm

    Otimo post…
    Obrigado pelas dicas

  15. Mike

    July 30, 2007 @ 2:14 pm

    O dominio do meu site mudou e o antigo estava muito bem indexado no google, existe como substituir ?

  16. Paulo Rodrigo Teixeira

    July 30, 2007 @ 6:27 pm

    Mike,

    Talvez te ajude este artigo sobre redirecionamento de páginas: http://www.marketingdebusca.com.br/redirecionar-paginas-301-redirect/

    Grande abraço,

  17. rosely

    August 18, 2007 @ 10:17 pm

    olá pessoal, gostaria que me ajudassem…meu site estava até ontem aparecendo em primeiro lugar na busca, hoje embora esteja indexado não aparece mais na pags na google, podem me ajudar não entendo muito …quase nada desta área

  18. Gilmar

    August 31, 2007 @ 8:49 pm

    isso e uma vergonha eu peço ajuda mas não da em nada acabarão com o meu orkut

  19. José Geraldo Gomes

    October 23, 2007 @ 11:29 am

    Gostaria que o meu site aparecesse no google quando alguém for procurar, muito obrigado.

  20. Jean Tamazato

    March 9, 2008 @ 8:46 pm

    Caro Paulo e amigos do Marketing de Busca,

    Em primeiro lugar meus parabens pelo site. Fantastico e de grande utilidade, apresentado de forma objetiva e simples.

    La vai a duvida:

    Eu fiz tudo como no post. Pesquisa Site: , cadastro manual no Add URL, links em varios sites, posts.. cadastrei o site e recebo relatorios no Analytics, ja tem 60 acessos nos ultimos 5 dias (dias de campanha no Orkut e email). Em fevereiro teve 220 acessos.

    Porem o site ainda nao indexa no Google, registrei no inicio de fevereiro.

    Eu desconfio que o Google tenha considerado o nome do dominio como uma preposicao. Ele da como URL inexistente ou aponta uma sugestao com acentuacao.

    o site eh http://www.fatoshistoricos.com.br

    Eu tive problemas tambem com ele no inicio da hospedagem (um servidor nos EUA), durante 5 dias fiquei testando o dominio e as vezes entrava e outras vezes nao, amigos acessavam e outros nao. Mudei de hospedagem e acabou o problema.

    Sera que eh sintaxe do dominio?

    Saudacoes,

    Jean

  21. Fernando

    April 1, 2008 @ 11:27 pm

    Ajudou bastante.

  22. Eninha

    May 18, 2008 @ 1:21 am

    Consegui descobri meu blog no Google , com a vossa ajuda. Parabéns pelo site.
    Eninha
    http://wwwoqueeisso.blogspot.com/

  23. Robson

    July 24, 2008 @ 12:17 pm

    Ótimo artigo!
    Assim como todos os outros, nos ajudam a entender de fato este ambiente obscuro de publicidade na web.
    Parabéns!
    Ainda espero poder ter o meu site listado no google!

  24. Leandro

    July 26, 2008 @ 12:02 pm

    Bom dia, eu fiz tudo que vocês orientam e com muito critério, e o resultado foi impressionante eu estou aparecendo nas 5 primeiras posições nas palavras chave (3) que desejo, no site de busca “cade”, e outros buscadores que utilizam acho que o mesmo critério de busca, como o “altavista”, mas no “google”, nem sinal dele, só que ele já esta indexado, pq se eu digito a palavra chave, específica do meu site “topcanetas” ele aparece, mas só “canetas” nem sinal, pq será que a mesma palavra cahve aparece no cade nas primeiras posições e no google nem dá sinal, mesmo ja tendo sido indexado?

  25. Andre Nunes

    August 16, 2008 @ 10:03 am

    essa dica foi muito boa !
    Meu site apareceu após uns 2 meses em primeiro da lista do google .

    SHOW DE BOLA !

  26. Adriano Cotrim

    August 16, 2008 @ 8:56 pm

    Excelente post. Parabéns!

    Abraço

  27. josue

    October 16, 2008 @ 3:48 pm

    Boa tarde

    gostaria de saber de vc se vc pode me ajudar…no blogger que eu criei nao tem como as pessoas deixarem recados . como q eu faço para que deixem recados no blogger se eu nem sei se exatamente eles veem o blog ?

    e gostaria de por uma caixa d pesquisa do google no blogger mas nao sei com por …

    desde ja obrigado.

  28. france

    October 17, 2008 @ 12:23 pm

    ola, eu faço um curso tecnico em radiologia e gostaria de lançar meus trabalhos no google para q possa servir de ajuda a outros estudantes, visto q tenho mtas dificuldades para encontrar alguns itens na area, porem eu nao tenho um site, qro saber como faço para montar o site e assim estar lançando no google??? desde ja agradeço e aguardo a resposta

  29. jose

    November 1, 2008 @ 11:20 am

    Gostaria de saber porque meu site tem vez que apare na 10ª pagina tem vez que não apareceem pagina nenhuma, gostaria de saber o por que ddisso. Apoveitado opotunidade com passo fazer para que meu site apareça o mais rapido possivel na primeira pagina valeu. um abraço a todos que puder mim ajundar

  30. alca

    December 24, 2008 @ 4:52 pm

    Parabens…
    Muito bom mesmo…

  31. Felix

    January 14, 2009 @ 12:33 am

    Alguém por aqui já contratou algum serviço de sites de busca como cadastrando.com.br, divulganet.com.br, etc. para se destacar no google e em outros sites de busca e pode me orientar quanto a eficiência desses serviços? Estou um tanto desconfiado.
    Obrigado!

  32. Rodrigo

    March 13, 2009 @ 9:15 pm

    Muito bom….

    Ótimas dicas. Vou ver se funciona no meu.

    Abraço

  33. Marcos

    July 24, 2009 @ 9:53 pm

    Ótimo post, obrigado pelas dicas!

    Um abraço!

  34. Suelem

    August 27, 2009 @ 9:31 pm

    Nossa… Muitíssimo obrigada pelo post.
    Auxilia (e muito!) a todos nós!
    Deus os abençoe sempre!

  35. Eduardo

    December 4, 2009 @ 3:45 pm

    Boa sorte pois o trabalho é pesado para se chegar lá dependendo do domínio e concorrência.

  36. Suélin

    February 11, 2010 @ 8:41 pm

    Muito Boa explicação, obrigada.

  37. Charles

    March 1, 2010 @ 11:25 am

    Boa Gostei, já estou no google…

  38. Flavia Fraga

    March 26, 2010 @ 3:28 pm

    Oi!
    Não tenho certeza se consegui fazer tudo corretamente.
    Eu adicionei meu site no Google, tá lá “confirmado”, isso é suficiente? Tenho q colocar algum código em algum lugar do meu blog?
    Tb cadastrei no Sitemaps, apareceu um código no final. O q eu faço com ele?
    Desculpa, sou completamente leiga nesse assunto e não tô sabendo nem como procurar na net!
    Obrigada.

  39. Flavia Fraga

    March 26, 2010 @ 6:19 pm

    Então, pode tirar minha dúvida?? Grata

  40. Jean

    April 20, 2010 @ 12:24 pm

    Excelente post.

    Parabéns.

  41. Liliane

    May 4, 2010 @ 1:03 pm

    Estas informações são de grande utilidade para pessoas que estão aprendendo a construir seus blogs pois são muitas as dúvidas.
    Muito claras e objetivas as informações. Grata.

  42. Sinesteweb

    May 26, 2010 @ 11:26 pm

    Muito obrigado pelas dicas. Estão sendo muito úteis. É difícil encontrar boas orientações na web.

    Abraço

  43. Anderson

    July 3, 2010 @ 11:03 pm

    Moçada,

    montei um sex shop virtual mas ele não aparece nas pesquisas do google. Ja indexei em alguns endereços e estamos no ar tem dois meses, mas mesmo assim não aparecemos nas buscas!!! Por favor, nos ajudem!!! Obrigado

  44. Marcio

    July 24, 2010 @ 12:38 pm

    Olá amigo, ja segui suas dicas, mas atá agora nada do meu blog aparecer no google. Pode me ajudar por favor?
    http://www.nossasviagenspelobrasil.blogspot.com
    Obrigado desde já

  45. Marcos Rodrigo Ladeia

    October 10, 2010 @ 6:04 pm

    Muito boa a dica. Obrigado!

  46. Le

    March 9, 2011 @ 7:40 pm

    Olá amigo, ótima dica a sua!! Vou fazer no meu blog, porque também não esta aparecendo o meu.
    Obrigada,
    Le

  47. PAULO FERNANDES COSTA

    October 6, 2013 @ 4:04 pm

    Não é tão fácil assim, os internautas devem compreender que não se publica qualquer coisa, tem que ter conteúdo, tem que ter valor, afinal as páginas da internet cumprem uma função, que é informar, portando enriqueça a sua matéria que logo aparecerá com riqueza de detalhes.

TrackBack URI

Comente