Acordo ortográfico – o que muda para nós?
Estamos em 2009 e entrou em vigor o novo acordo ortográfico da lÃngua portuguesa. Este acordo visa uma ortografia única entre os paÃses de lÃngua portuguesa. Para facilitar a vida de todos, vou colocar um resumo das mudanças e o impacto para SEO. Segundo o acordo, temos até 2012 para nos adaptarmos, mas se é para fazer direito, comecemos dando o exemplo. Vejamos as mudanças:
Alfabeto
Entram no alfabeto as letras k, w e y completando 26 letras. Isto não irá influenciar em praticamente nada.
Trema
O trema acaba e fica apenas para palavras de outras lÃnguas. Agora tem que usar equestre e linguiça.
Palavras paroxÃtonas
Palavras paroxÃtonas que possuem ditongos aberto (ei, oi) não são mais acentuados. Otimização para joia, celuloide e geleia. Jiboia perde o acento também, mas continua com jota, por mais que o povo tente mudar. 🙂
Palavras terminadas em êem e ôos
Sai o acento. As companhias áreas terão que trocar para voos e o zoológico para zoo.
Diminuição do uso do hÃfen
Esta é a regra mais complicada. Resumindo, o hÃfen sai dos prefixos, locuções e palavras compostas. Algumas exceções são quando o hÃfen separa letras de mesma consoante ou vogal (sub-bibliotecário, micro-ondas), com o hÃfen diante de h (super-homem) ou o prefÃxo terminar em r (super-homem). O super-homem é uma boa dica, pois se enquadra nas duas exceções.
Consoantes mudas
Para os brasileiros isto não vai influenciar, mas para nossos amigos portugueses elas serão retiradas. Sai objecto e entra objeto. Pelo visto eles terão que usar otimização ao invés de optimização. Certo?
Estas são as mudanças. Claro que isto é um super resumo com os pontos principais do acordo ortográfico. Nos links patrocinados a mudança não deve impactar muito, pois provavelmente você já utilizava variação de palavras (se não usava, aprenda). O que você terá que mudar é o texto do anúncio.
pandego
janeiro 14, 2009 @ 3:21 pm
Culturalmente é interessante, facilita a comunicação como nosso ‘primos’ de outros continentes.
Mas se a intenção é aumentar as relações com o mundo ocidental, ai são outros 500…
Isso não terá nenhum resultado se o Brasil não se colocar como lÃder dos paÃses lusófonos, economicamente.
Jefferson
janeiro 16, 2009 @ 1:10 pm
O melhor foi: “Jiboia perde o acento também, mas continua com jota, por mais que o povo tente mudar”
Muito bom hehehehe
Aproveito para parabenizá-lo pelo site!
Acompanho diariamente seus posts
Abs
Black Hat SEO: quando não se sabe brincar « SEO de brigadeiro
janeiro 31, 2009 @ 4:31 pm
[…] custo. E começam a usar técnicar não muito legais, antiéticas (acho que ficou assim depois da reforma ortográfica) e que enganam o usuário e os bots. Essas técnicas são chamadas Black Hat […]
Black Hat SEO: quando não se sabe brincar | seodebrigadeiro.com
março 6, 2009 @ 9:25 pm
[…] custo. E começam a usar técnicar não muito legais, antiéticas (acho que ficou assim depois da reforma ortográfica) e que enganam o usuário e os bots. Essas técnicas são chamadas Black Hat […]
fernanda
setembro 25, 2009 @ 11:44 pm
Isso é muito bom para nos cidadoes sabermos.Mais a pergunta que eu faço agora é:
“sera que todos vao seguir a nova regra?”Nao so o brasil mais também outros paises que nao foi feito o conograma como :
*Portugal
*Cabo verde
*Sao tomé
*Principe
Nao vai mudar praticamnete nada a nao ser novo ALFABETO novo geito de ESCREVER e tudo MAIS….Maisss valeuuu pela explicaçao e tambem parabens pelo SITE ²