Acordo ortográfico – o que muda para nós?

Estamos em 2009 e entrou em vigor o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Este acordo visa uma ortografia única entre os países de língua portuguesa. Para facilitar a vida de todos, vou colocar um resumo das mudanças e o impacto para SEO. Segundo o acordo, temos até 2012 para nos adaptarmos, mas se é para fazer direito, comecemos dando o exemplo. Vejamos as mudanças:

Alfabeto

Entram no alfabeto as letras k, w e y completando 26 letras. Isto não irá influenciar em praticamente nada.

Trema

O trema acaba e fica apenas para palavras de outras línguas. Agora tem que usar equestre e linguiça.

Palavras paroxítonas

Palavras paroxítonas que possuem ditongos aberto (ei, oi) não são mais acentuados. Otimização para joia, celuloide e geleia. Jiboia perde o acento também, mas continua com jota, por mais que o povo tente mudar. 🙂

Palavras terminadas em êem e ôos

Sai o acento. As companhias áreas terão que trocar para voos e o zoológico para zoo.

Diminuição do uso do hífen

Esta é a regra mais complicada. Resumindo, o hífen sai dos prefixos, locuções e palavras compostas. Algumas exceções são quando o hífen separa letras de mesma consoante ou vogal (sub-bibliotecário, micro-ondas), com o hífen diante de h (super-homem) ou o prefíxo terminar em r (super-homem). O super-homem é uma boa dica, pois se enquadra nas duas exceções.

Consoantes mudas

Para os brasileiros isto não vai influenciar, mas para nossos amigos portugueses elas serão retiradas. Sai objecto e entra objeto. Pelo visto eles terão que usar otimização ao invés de optimização. Certo?

Estas são as mudanças. Claro que isto é um super resumo com os pontos principais do acordo ortográfico. Nos links patrocinados a mudança não deve impactar muito, pois provavelmente você já utilizava variação de palavras (se não usava, aprenda). O que você terá que mudar é o texto do anúncio.

5 Comentários

  1. pandego

    janeiro 14, 2009 @ 3:21 pm

    Culturalmente é interessante, facilita a comunicação como nosso ‘primos’ de outros continentes.

    Mas se a intenção é aumentar as relações com o mundo ocidental, ai são outros 500…

    Isso não terá nenhum resultado se o Brasil não se colocar como líder dos países lusófonos, economicamente.

  2. Jefferson

    janeiro 16, 2009 @ 1:10 pm

    O melhor foi: “Jiboia perde o acento também, mas continua com jota, por mais que o povo tente mudar”

    Muito bom hehehehe

    Aproveito para parabenizá-lo pelo site!
    Acompanho diariamente seus posts

    Abs

  3. Black Hat SEO: quando não se sabe brincar « SEO de brigadeiro

    janeiro 31, 2009 @ 4:31 pm

    […] custo. E começam a usar técnicar não muito legais, antiéticas (acho que ficou assim depois da reforma ortográfica) e que enganam o usuário e os bots. Essas técnicas são chamadas Black Hat […]

  4. Black Hat SEO: quando não se sabe brincar | seodebrigadeiro.com

    março 6, 2009 @ 9:25 pm

    […] custo. E começam a usar técnicar não muito legais, antiéticas (acho que ficou assim depois da reforma ortográfica) e que enganam o usuário e os bots. Essas técnicas são chamadas Black Hat […]

  5. fernanda

    setembro 25, 2009 @ 11:44 pm

    Isso é muito bom para nos cidadoes sabermos.Mais a pergunta que eu faço agora é:
    “sera que todos vao seguir a nova regra?”Nao so o brasil mais também outros paises que nao foi feito o conograma como :
    *Portugal
    *Cabo verde
    *Sao tomé
    *Principe
    Nao vai mudar praticamnete nada a nao ser novo ALFABETO novo geito de ESCREVER e tudo MAIS….Maisss valeuuu pela explicaçao e tambem parabens pelo SITE ²